São Paulo: passaporte de vacina será exigido em eventos com mais de 500 pessoas
Por Igor Miranda
Postado em 31 de agosto de 2021
Para entrar em eventos realizados em São Paulo com público superior a 500 pessoas - o que inclui shows nacionais e internacionais -, será necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19. Um decreto com a decisão da prefeitura municipal foi publicado no Diário Oficial da cidade, passando a valer a partir desta quarta-feira (1º).
De acordo com a Agência Brasil, será exigido, no mínimo, a comprovação da primeira dose da vacina para entrar nesses eventos. A confirmação pode ser feita:
- pelo registro físico, mediante apresentação da carteirinha de vacinação contra covid-19;
- de forma digital, pelas plataformas oficiais onde haja o comprovante de vacinação, como nos aplicativos Conecte SUS, do governo federal, o Poupatempo Digital, do governo do estado, ou o e-saudeSP, do governo municipal.
Os estabelecimentos deverão conferir a veracidade do comprovante apresentado por meio do Passaporte da Vacina, que faz parte da plataforma e-saudeSP, e utiliza o sistema de leitura de QRCode. As empresas que não respeitarem as regras podem ser punidas conforme previsto no Decreto nº 59.298, de 23 de março de 2020.
Além de shows, eventos como feiras, congressos e jogos, entre outros que possam receber mais de 500 pessoas, devem solicitar o Passaporte de Vacina. "A gestão municipal avalia que essa é mais uma iniciativa para garantir mais segurança às pessoas contra a disseminação da Covid-19 na cidade de São Paulo", diz a prefeitura de São Paulo, por meio de nota.
Aplicativo e-saude SP
Segundo o site da prefeitura de São Paulo, para ter acesso ao aplicativo e-saudeSP, basta entrar na loja de apps do celular, baixar o e-saúdeSP de forma gratuita, aceitar os termos de uso e fazer um cadastro com CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail e telefone com DDD.
Com as opções já existentes no aplicativo, haverá um ícone chamado "Passaporte da Vacina". Neste local, o munícipe terá acesso à vacinação realizada contra a Covid-19 e a um QR Code. Com este código, os locais de eventos terão acesso ao registro de vacinas do munícipe, que deverá ter ao menos uma dose para acesso aos locais. O mesmo cadastro poderá ser feito através por meio dos seguintes endereços: esaúdesp ou e-saudeSP Plataforma da Saúde Paulistana.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps