Andre Matos: Por que ele saiu do Viper - e como ele quis voltar antes de "Evolution"
Por Igor Miranda
Postado em 26 de agosto de 2021
O Viper despontou na segunda metade da década de 1980 com uma formação que trazia o vocalista Andre Matos, ainda muito jovem, em seus primeiros passos no heavy metal. O cantor decidiu sair da banda em 1990, após o lançamento do álbum "Theatre of Fate" (1989), justamente no período em que o grupo estava conquistando maior repercussão.
Por que Andre optou por deixar o Viper em um momento de ascensão? Em entrevista ao Ibagenscast, com transcrição do Whiplash.Net, o guitarrista da banda, Felipe Machado, revelou que o vocalista tomou essa decisão porque gostaria de se dedicar mais à música clássica, tendo em vista que havia iniciado seus estudos na Faculdade de Artes Santa Marcelina.
"Ele decidiu sair, logo após o 'Theatre of Fate'. Ele estava fazendo faculdade de música e meio que cansou de heavy metal. Queria se dedicar à música clássica, como maestro, no piano, ser um concertista", afirmou Machado, inicialmente, conforme transcrito pelo Whiplash.Net.
O guitarrista destacou que, na época, os integrantes do Viper eram muito jovens - incluindo o próprio Andre, que ainda estava descobrindo o que gostaria de fazer da vida. "Tem que levar em conta que a gente tinha entre 17 e 18 anos. Ele havia acabado de entrar na faculdade, entrou no pique de estudar música clássica. E a banda exigindo bastante, porque a gente fazia shows, viajava, então, ele decidiu sair", disse.
Os músicos, evidentemente, tentaram convencer o cantor a permanecer. "Durante a turnê do 'Theatre of Fate', a gente já sabia, pois ele tinha falado: 'vou fazer os shows, mas quero sair'. Ele realmente tinha optado por sair. A gente: 'não, Andre, pô, agora que vai rolar. E ele: 'não'", contou Felipe.
A inquietude artística de Andre Matos também serve como uma explicação para toda essa situação, de acordo com o guitarrista. "Ele era assim: tinha umas coisas meio de TOC, até alguns exageros. Você vê que ele saiu do Viper, montou o Angra; daí saiu do Angra, montou o Shaman; saiu do Shaman, etc. Ele era muito inquieto como artista. Acho que ele fazia o projeto, daí se cansava um pouco rapidamente do projeto, ou das pessoas, não sei. Mas foi isso", pontuou.
Andre Matos quis voltar ao Viper
Ainda durante o bate-papo, Felipe Machado fez uma revelação curiosa: Andre Matos quis voltar ao Viper pouco tempo após ter deixado a banda. Os integrantes remanescentes haviam decidido seguir em frente com o baixista Pit Passarell também assumindo os vocais - e a nova configuração já tinha sido anunciada.
"Ele queria voltar para a banda, quando a gente foi gravar o álbum 'Evolution' (1992). Não voltou por uma besteira: a gente já tinha anunciado o Pit como vocalista, então falamos: 'não dá, já estamos com o Pit no vocal'. Como ele queria voltar a cantar, acabou formando o Angra", disse.
O guitarrista ainda comentou que, naquele período, os músicos remanescentes do Viper ficaram brigados com Andre Matos. "Foi uma coisa meio esquisita, porque ele pegou o mesmo empresário que a gente, sem a gente saber. Criou-se um certo ruído. Mas depois o Angra também foi super bem, pegou aquele mercado melódico, e o Viper foi para outro lado, mais metal. Teve espaço para todos. A amizade voltou depois, demos risada de tudo, era uma grande bobagem", comentou.
Por fim, Felipe admitiu que há certo arrependimento por não ter aceitado o retorno de Andre naquela ocasião. "Hoje, me arrependo super de não ter falado: 'pô, volta, claro'. Éramos jovens e orgulhosos, né? 'Pô, você saiu, agora quer voltar... você já foi, tchau, pô'. Não tinha um pensamento do tipo: 'será que o mercado vai achar melhor se o Andre voltar?'. Era mais: 'tá achando que é casa da mãe Joana... agora que a gente anuncia o Pit, você quer voltar, que saco' (risos). Era mais pessoal do que uma decisão profissional", concluiu.
O trecho da entrevista em que Felipe Machado fala sobre o assunto pode ser conferido no player de vídeo a seguir.
A entrevista completa está disponível abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Nevermore só deve anunciar os novos integrantes em março do ano que vem
Bruce Dickinson não sabe se o Iron Maiden seria tão grande se ele não tivesse voltado à banda
All Metal Stars BR: "É preciso manter os nossos ídolos vivos", diz Thiago Bianchi

5 discos lançados em 1989 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
10 discos para entender o metal melódico, de acordo com matéria da Bizz
Cinco bandas de metal que mudaram a sonoridade ao longo dos anos
Brothers Of Metal: irmãos que tocam (ou já tocaram) na mesma banda


