Veja quanto custava uma cópia de "Use Your Illusion", do Guns, no dia do lançamento
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de setembro de 2021
O Guns N' Roses era a maior banda do mundo no início dos anos 1990. O grupo liderado por Axl Rose fazia um sucesso estrondoso, por conta de seu álbum de estreia, o magnífico "Appetite For Destruction", lançado em 1987. O disco emplacou hits do calibre de "Welcome To The Jungle", "Nightrain", "Paradise City" e obviamente, "Sweet Child O' Mine".
Guns N' Roses - Mais Novidades
É claro que os fãs esperavam por um novo trabalho e Axl e sua turma decidiram lançar não apenas um, mas dois álbuns de estúdio, por sinal, no mesmo dia. Os trabalhos em questão são as duas partes de "Use Your Illusion", lançadas em 17 de setembro de 1991.
"Use Your Illusion" (I e II) apresentam em seu tracklist grandes sucessos, como "November Rain", "Don't Cry", "You Could Be Mine", "Civil War", "Estranged", além das versões para "Live And Let Die" e "Knockin' On Heaven's Door".
Os dois volumes venderam muito bem, inclusive no dia que foram lançados, como é possível ver no vídeo que aparece no final desta nota. Na filmagem, disponibilizada pelo usuário do Youtube Concert Chronicles, é possível ver fãs esperando uma loja de discos abrir, exatamente meia-noite do dia 17 de setembro de 1991, para comprarem suas cópias dos discos. A loja em questão é a DJ’s Records Shop, localizada em Superior (Wisconsin, EUA).
É curioso notar que no dia que o disco foi lançado, as cópias em fita cassete custavam quase o mesmo valor das cópias em CDs. Enquanto as fitas custavam 8 dólares e 88 centavos, os CDs custavam 12 dólares e 88 centavos, diferença de 4 dólares.
Outro detalhe que chama a atenção é o dia escolhido para o lançamento do álbum: uma terça-feira, o que fez com que um rapaz (possivelmente, dono da loja) reclamasse. "É uma pena que eles não possam liberar essas coisas em um fim de semana, de sexta para sábado, o que provavelmente poderia atrair muito mais pessoas, mas está bom para uma cidade pequena".
O rapaz, que ostenta um belíssimo bigode, ainda mencionou que os CDs acabaram antes das fitas. "Nós esgotamos os CDs antes das fitas porque eles [alguém ligado à gravadora ou distribuidora, possivelmente] disseram para comprar mais cassetes, pois iria vender mais cassetes do que CDs, mas os CDs foram primeiro".
O vídeo completo pode ser assistido no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps