Matérias Mais Lidas

Kirk Hammett: ele descreve com detalhes briga de Axl Rose e Kurt Cobain no VMA 1992Kirk Hammett: ele descreve com detalhes briga de Axl Rose e Kurt Cobain no VMA 1992

Guns N' Roses: veja quanto custava uma cópia de Use Your Illusion no dia do lançamentoGuns N' Roses: veja quanto custava uma cópia de "Use Your Illusion" no dia do lançamento

Iron Maiden: Bruce Dickinson revela as músicas da banda que mais curte cantarIron Maiden: Bruce Dickinson revela as músicas da banda que mais curte cantar

Metallica: Hetfield reage a torcida que cantou Enter Sandman e distorceu sismógrafoMetallica: Hetfield reage a torcida que cantou Enter Sandman e distorceu sismógrafo

Guns N' Roses: Matt Sorum surpreende ao revelar quem era o integrante sóbrio da bandaGuns N' Roses: Matt Sorum surpreende ao revelar quem era o integrante sóbrio da banda

Slayer: rapaz sai fantasiado de Michael Myers e dá de cara com Tom Araya (e com tiras)Slayer: rapaz sai fantasiado de Michael Myers e dá de cara com Tom Araya (e com tiras)

Kiss: Ace Frehley numa boa com Gene Simmons e fala sobre reunião da formação originalKiss: Ace Frehley numa boa com Gene Simmons e fala sobre reunião da formação original

Mr. Bungle: Dave Lombardo e Scott Ian demonstram apoio ao vocalista Mike PattonMr. Bungle: Dave Lombardo e Scott Ian demonstram apoio ao vocalista Mike Patton

Kiko Loureiro: comparando a forma de compor do Andre Matos, Edu Falaschi e Dave MustaineKiko Loureiro: comparando a forma de compor do Andre Matos, Edu Falaschi e Dave Mustaine

Dream Theater: divulgado show que a banda tocou Master Of Puppets na íntegra; confiraDream Theater: divulgado show que a banda tocou "Master Of Puppets" na íntegra; confira

Guns N' Roses: Duff criticou Frank Ferrer, mas não quis ajudar Matt Sorum a voltarGuns N' Roses: Duff criticou Frank Ferrer, mas não quis ajudar Matt Sorum a voltar

Metallica: nos EUA, torcida canta Enter Sandman tão alto que até sismógrafo registraMetallica: nos EUA, torcida canta Enter Sandman tão alto que até sismógrafo registra

Bruce Dickinson: O que ele pensou quando assistiu o Iron Maiden pela primeira vez?Bruce Dickinson: O que ele pensou quando assistiu o Iron Maiden pela primeira vez?

Rock e Heavy Metal: 20 personalidades que faleceram antes dos 50 anos - Parte 2Rock e Heavy Metal: 20 personalidades que faleceram antes dos 50 anos - Parte 2

Guilherme Arantes: como o amigo Edu Falaschi o influenciou em retorno ao prog rockGuilherme Arantes: como o amigo Edu Falaschi o influenciou em retorno ao prog rock


Stamp

Guttroll: Fazendo seu próprio caminho no Metal nacional

Por Vicente Reckziegel
Em 04/09/21

Se o seu chão é o Metal Extremo, você não pode deixar de prestigiar o trabalho do Power trio Guttroll, fortemente calcado no Metal old school dos anos 80, mas sem soar datado ou como uma simples cópia. O Guttroll tem personalidade própria, como pode ser comprovada nessa entrevista realizada com os membros da banda, Rafael Ojeriza, Alex Melo e Túlio Lobo. Confiram...

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Vicente – Antes de tudo, nos fale um pouco sobre o início da banda. Como se deu a formação e chegaram ao nome Guttroll?

Rafael Ojeriza = Primeiramente prazer podermos trocar essa ideia com você Vicente. Muito obrigado pelo espaço destinado

Cara, nossa banda teve início de uma forma totalmente casual, em um festival de música na cidade de Petrópolis chamado Solstício do Som.

A última noite do evento é aberta aos músicos e público para fazerem jam e assim aconteceu nosso encontro, eu e Alex já havíamos tocado juntos em outras bandas e nos encontramos no evento, então chamamos um guitarrista e um baixista e assim tivemos a primeira apresentação da banda.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Devido a vibe que rolou naquela noite a gente pegou contato dos outros músicos e acabamos assim dando continuidade ao trabalho.

Depois a gente precisava de um nome pra banda e após várias e várias ideias, entendemos que precisávamos de um nome único, que não tivesse nada parecido. e assim chegamos ao nome Guttroll.

Gutt vísceras e roll de rolo e essa é a ideia de que nossa banda seja realmente um rolo visceral, tanto na sonoridade e apresentações.

Vicente – Vocês acabam de lançar o Single "Rules". Nos conte mais sobre ele, a gravação foi totalmente analógica, certo?

Alex Melo = Sim, gravação totalmente analógica.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Conhecemos o trabalho de Lisciel Franco em seu estúdio Forestlab por meio da internet e então aconteceu que quando estávamos compondo as músicas já discutíamos a forma que seriam gravadas e não tivemos dúvida nenhuma em gravar tudo de uma forma totalmente analógica.

Afinal os grandes discos de metal, aqueles que a galera bate cabeça de verdade todos foram feitos dessa forma, com um som tirado na unha, tirado no feeling na pressão de verdade, tocado a vera sem nenhuma firula ou modificação digital.

E a resposta que temos tido de fãs e pessoas que acompanham novidades do meio metal é exatamente a que queríamos, dizem que quando escutam nosso som, percebem que estamos ali sabe.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Isso ai não tem preço.

Vicente – A letra de "Rules" é forte, um grito de revolta contra o sistema vigente. O quanto são importantes as letras para o Guttroll?

Rafael Ojeriza = Ao menos atualmente não temos intuito de escrever letras abstratas, achamos realmente importante passar uma mensagem em nossas letras e também em nossos clipes.

Não queremos que todos concordem e achem que é aquilo ali que deve ser, mas que ao menos sirva como um despertar para alguns, sirva ao menos para que possamos discutir o motivo de nossas desigualdades atuais.

Vicente – E existe a expectativa de um disco completo a ser lançado ainda este ano. O que é possível adiantar sobre o mesmo aos fãs?

Alex Melo = Sim, nosso disco está finalizado, já estamos com a capa pronta e fizemos todos os ajustes legais necessários para lançamento.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Agora estamos em negociações com gravadoras.

O que é possível adiantar é que o disco terá 9 músicas inéditas e que estamos preparando também um clipe para que o pacote venha completo.

A ansiedade é grande tanto da gente quanto de todos que tem nos acompanhado, mas falta pouco, o certo é que até o final desse ano tudo vai acontecer.

Vicente – Como "Rules" se encaixa nesse trabalho?

Tulio Lobo = Rules foi a primeira composição da banda e por isso temos por ela um apresso enorme.

Vejo Rules como um cartão de visitas da banda.

Aquela música que vem pra abrir o caminho para as demais, vem com a pressão necessária para preparar o ouvinte para a próxima.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Vicente – Como vocês analisam o cenário do Metal nacional atualmente?

Rafael Ojeriza = O metal nacional está cada vez mais mostrando sua força, mostrando que a arte de verdade sempre sobreviverá.

Sempre olho pra trás e agradeço a nosso precursores, gente que abriu caminho em uma época bem mais difícil que a nossa, bandas como Sarcófago, Sepultura, Overdose, Volkana, Dorsal Atlântica, Morbid Death, Pus, Ratos de Porão, Krisiun, Torture Squad entre tantas outras que nos trouxeram até aqui.

Os festivais online de qualidade altíssima que temos assistido é de bater no peito com orgulho. Ver todo o movimento que está acontecendo é foda demais!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Vicente – Com a pandemia, todos os setores econômicos ficaram prejudicados, mas a música foi um dos maiores prejudicados. Como vocês analisam tudo que aconteceu e o quanto foi prejudicial à banda todo esse tempo sem poder tocar?

Tulio Lobo = O pior em toda essa pandemia foi ver tantas pessoas morrerem e tantas outras passando por necessidades.

Isso é triste e lamentável para nós como humanidade.

Em relação a banda acredito que tenhamos utilizado esse tempo sem apresentações de forma positiva, pois a gente continuou compondo, estudando e se dedicando. A Guttroll não parou na pandemia.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mesmo que em dado momento tenhamos ficado cada um em sua casa, até que pudemos voltar a ensaiar.

O ponto pior de verdade para a banda foi a gente ficar fora dos palcos, pois lá que está a verdadeira adrenalina e isso ai faz falta sempre.

A proximidade com as pessoas, as respostas que temos ao vivo, isso é insubstituível.

Vicente – Qual foi a banda ou artista que os fizeram ter interesse na música, em trilhar o caminho sempre muito difícil de fazer música pesada no Brasil?

Rafael Ojeriza = Difícil falar de um ou outro artista, a gente quando é moleque começa geralmente ouvindo os clássicos, Metallica, Megadeth, Sepultura, Cannibal Corpse, Dorsal Atlântica, Nevermore, Exodus, Kreator, Morbid Angel, Iron Maiden, Anthrax, Black Sabbath, AC/DC, Led Zeppelin, Deep Purple, sinceramente nunca tinha pensado o quanto é difícil responder a essa pergunta pois se for enumerar a gente não para mais.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em relação a fazer música pesada nunca achei difícil, difícil é viver dessa arte como é difícil com tantas outras.

Mas acredito sim que você fazendo um trabalho sério, com dedicação, com verdade naquilo que você se propõe, pode até demorar a acontecer, mas se a base for sólida e bem construída tem espaço para todos.

Vicente – Por fim, deixe um recado para todos que curtem ou querem conhecer mais sobre a banda.

Alex Melo = Primeiramente gostaríamos de agradecer a todos que de alguma forma nos ajudaram a chegar até aqui.

A Guttroll tem como DNA a honestidade, não estamos aqui brincando de bandinha, estamos trabalhando de verdade para entregar a nossos fãs a verdade tanto em nossas composições, letras e principalmente nosso som.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nossa procura é poder olhar pra trás e nos orgulhar do que fizemos, sem ter dúvidas de que fizemos o melhor que podíamos fazer, sem nos envergonhar de nada!

Vicente muito obrigado meu irmão!

Esperamos você e todos os seus seguidores no mosh pit.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Tunecore 2
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Guns N' Roses: Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia a banda?Guns N' Roses
Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia a banda?

Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUATúmulos
Alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA


Sobre Vicente Reckziegel

Servidor público, escritor, mas principalmente um apaixonado pelo Rock e Metal há pelo menos duas décadas. Mantêm o Blog Witheverytearadream desde Dezembro de 2007. Natural e ainda morador de uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, chamada Estrela. Há muitos anos atrás tentou ser músico, mas notou que faltava algo simples: habilidade para tocar qualquer instrumento. Acredita na música feita no Brasil, e gosta de todos os gêneros, desde Rock clássico até Black Metal.

Mais matérias de Vicente Reckziegel.