Iron Maiden: coragem e drama em "Darkest Hour" (vídeo)
Por Tchelo Emerson
Postado em 30 de outubro de 2021
O canal Metal Musikast está publicando uma série especial com resenhas em vídeo de todas as músicas do novo álbum do Iron Maiden. Semelhante ao que é feito com músicas e letras do Metallica no especial "Explicando Metallica", a série traz comentários, curiosidades e análises de cada música e letra do álbum Senjutsu. Daí o título da série "Explicando Iron Maiden - Especial Senjutsu".
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.
Neste vídeo, temos comentários sobre letra e música de "Darkest Hour", composta por Bruce Dickinson e Adrian Smith.
Geralmente, quando a ficha técnica do álbum indica que alguma parceria de Bruce e outro compositor, significa que a música foi composta em colaboração, mas a letra acaba sendo feita pelo vocalista, embora ele possa debater o tema tratado na letra e até mesmo receber sugestões de título para a música.
Em "Darkest Hour", Bruce Dickinson escreveu sobre um dos momentos mais dramáticos da história da Inglaterra, conhecido como Retirada de Dunquerque, quando centenas de milhares de militares ingleses, franceses, belgas e canadenses tiveram que bater em retirada, acuados pelas tropas alemãs nas praias do litoral noroeste da França, durante a Segunda Guerra Mundial.
Centenas de embarcações, militares e civis, foram mobilizadas para resgatar as tropas dos Aliados, num momento em que a Alemanha tinha franca vantagem nas batalhas, além de lançar pesado bombardeio aéreo sobre os militares que esperaram por aproximadamente duas semanas para concluir todos os embarques, naquilo que foi chamado de Operação Dínamo.
Depois da chegada das tropas no litoral da Inglaterra, na cidade de Dover, o Exército Inglês pode ser recriado, para defender o país que estava sob pesado bombardeio aéreo das forças alemãs, começando uma recuperação que duraria anos e levaria os países que formavam as forças aliadas à vitória final.
O homem que estava à frente do governo britânico, Winston Spencer Churchill, sofreu intensa pressão até mesmo de alguns dos políticos ingleses para aceitar um acordo com a Alemanha, o que ele recusou com veemência em todos os momentos, fazendo alguns discursos apaixonados e dramáticos que ficaram registrados na história. Parte de um deles foi utilizado pelo Iron Maiden na introdução do álbum "Live After Death".
A letra de "Darkest Hour" ressalta a coragem, o heroísmo e o drama que marcaram esse momento da história da Inglaterra, com uma homenagem à obstinação de Winston Churchill de lutar contra os alemães.
Em entrevista para para a "Apple Music", transcrita pelo Whiplash.net, e traduzida por Igor Miranda, Bruce Dickinson comentou: "'Darkest Hour' não se refere apenas ao filme sobre Winston Churchill - é também sobre ele como pessoa. Muitas pessoas criticam Churchill porque ele cometeu muitos erros e fez coisas que as pessoas não aprovavam. Era quase certo que ele era um alcoólatra de verdade, mas um alcoólatra funcional. Ele disse coisas horríveis sobre as mulheres. Ele fez todas essas coisas pelas quais seria apropriadamente condenado. Mas a parte pela qual as pessoas perdoam tudo isso - certamente eu perdoo - é que ele enfrentou os nazistas e disse: 'não, eles são bárbaros; mesmo que as probabilidades estejam contra nós, nós, como nação, vamos resistir'. Metade de seu gabinete e governo teria ficado do lado dos nazistas e feito um acordo. Mas ele inspirou a nação a fazer a coisa certa".
Leia mais em:
Em termos musicais, "Darkest Hour" é quase uma "power ballad", com andamento lento, representando a dramaticidade descrita na letra, com interpretação magistral de Bruce Dickinson e solos de guitarra inspirados e melódicos Certamente uma das músicas mais belas e radiofônicas de Senjutsu.
O vídeo é o sétimo de uma série chamada "EXPLICANDO IRON MAIDEN - ESPECIAL SENJUTSU", que vai abordar curiosidades sobre todas as músicas e letras deste mais novo álbum da banda.
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O clássico do Anthrax que influenciou "Schizophrenia", do Sepultura
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026

O que Bruce Dickinson diz sobre as músicas de "Senjutsu", do Iron Maiden
Capa do clássico "The Number of the Beast" assustou o jovem Andreas Kisser; "Medo de Satanás"
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Álbum ao vivo da última turnê de Paul Di'Anno será lançado em 2026
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Bruce Dickinson não sabe se o Iron Maiden seria tão grande se ele não tivesse voltado à banda
Como Steve Harris e Bruce Dickinson, do Iron Maiden, tão diferentes, dão certo juntos
Lars Ulrich: "Eu era o maior fã do Iron Maiden"


