Iron Maiden: coragem e drama em "Darkest Hour" (vídeo)
Por Tchelo Emerson
Postado em 30 de outubro de 2021
O canal Metal Musikast está publicando uma série especial com resenhas em vídeo de todas as músicas do novo álbum do Iron Maiden. Semelhante ao que é feito com músicas e letras do Metallica no especial "Explicando Metallica", a série traz comentários, curiosidades e análises de cada música e letra do álbum Senjutsu. Daí o título da série "Explicando Iron Maiden - Especial Senjutsu".
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.
Neste vídeo, temos comentários sobre letra e música de "Darkest Hour", composta por Bruce Dickinson e Adrian Smith.
Geralmente, quando a ficha técnica do álbum indica que alguma parceria de Bruce e outro compositor, significa que a música foi composta em colaboração, mas a letra acaba sendo feita pelo vocalista, embora ele possa debater o tema tratado na letra e até mesmo receber sugestões de título para a música.
Em "Darkest Hour", Bruce Dickinson escreveu sobre um dos momentos mais dramáticos da história da Inglaterra, conhecido como Retirada de Dunquerque, quando centenas de milhares de militares ingleses, franceses, belgas e canadenses tiveram que bater em retirada, acuados pelas tropas alemãs nas praias do litoral noroeste da França, durante a Segunda Guerra Mundial.
Centenas de embarcações, militares e civis, foram mobilizadas para resgatar as tropas dos Aliados, num momento em que a Alemanha tinha franca vantagem nas batalhas, além de lançar pesado bombardeio aéreo sobre os militares que esperaram por aproximadamente duas semanas para concluir todos os embarques, naquilo que foi chamado de Operação Dínamo.
Depois da chegada das tropas no litoral da Inglaterra, na cidade de Dover, o Exército Inglês pode ser recriado, para defender o país que estava sob pesado bombardeio aéreo das forças alemãs, começando uma recuperação que duraria anos e levaria os países que formavam as forças aliadas à vitória final.
O homem que estava à frente do governo britânico, Winston Spencer Churchill, sofreu intensa pressão até mesmo de alguns dos políticos ingleses para aceitar um acordo com a Alemanha, o que ele recusou com veemência em todos os momentos, fazendo alguns discursos apaixonados e dramáticos que ficaram registrados na história. Parte de um deles foi utilizado pelo Iron Maiden na introdução do álbum "Live After Death".
A letra de "Darkest Hour" ressalta a coragem, o heroísmo e o drama que marcaram esse momento da história da Inglaterra, com uma homenagem à obstinação de Winston Churchill de lutar contra os alemães.
Em entrevista para para a "Apple Music", transcrita pelo Whiplash.net, e traduzida por Igor Miranda, Bruce Dickinson comentou: "'Darkest Hour' não se refere apenas ao filme sobre Winston Churchill - é também sobre ele como pessoa. Muitas pessoas criticam Churchill porque ele cometeu muitos erros e fez coisas que as pessoas não aprovavam. Era quase certo que ele era um alcoólatra de verdade, mas um alcoólatra funcional. Ele disse coisas horríveis sobre as mulheres. Ele fez todas essas coisas pelas quais seria apropriadamente condenado. Mas a parte pela qual as pessoas perdoam tudo isso - certamente eu perdoo - é que ele enfrentou os nazistas e disse: 'não, eles são bárbaros; mesmo que as probabilidades estejam contra nós, nós, como nação, vamos resistir'. Metade de seu gabinete e governo teria ficado do lado dos nazistas e feito um acordo. Mas ele inspirou a nação a fazer a coisa certa".
Leia mais em:
Em termos musicais, "Darkest Hour" é quase uma "power ballad", com andamento lento, representando a dramaticidade descrita na letra, com interpretação magistral de Bruce Dickinson e solos de guitarra inspirados e melódicos Certamente uma das músicas mais belas e radiofônicas de Senjutsu.
O vídeo é o sétimo de uma série chamada "EXPLICANDO IRON MAIDEN - ESPECIAL SENJUTSU", que vai abordar curiosidades sobre todas as músicas e letras deste mais novo álbum da banda.
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A conversa franca de Bruce Dickinson com Rod Smallwood antes do teste para o Iron Maiden
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
Os melhores álbuns lançados por artistas brasileiros em 2025, segundo Regis Tadeu
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford; "o som deles me abalou até o fundo"
O que Bruce Dickinson diz sobre as músicas de "Senjutsu", do Iron Maiden
Iron Maiden começou a lucrar de verdade a partir do terceiro disco, diz Steve Harris
Steve Harris esclarece que o Iron Maiden não foi fundado no Natal de 1975
Bruce Dickinson relembra "Killers" e diz que gostaria de ter participado do álbum
Bruce Dickinson relembra o teste "estranho" que fez para entrar no Iron Maiden
A melhor música de heavy metal lançada em 1980, segundo o Loudwire
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
"Se viraram bem sem mim" - Adrian Smith relembra audição frustrada para grande banda em 1991
VH1: 100 melhores músicas de hard rock de todos os tempos
O clássico que é imbatível, segundo Slash e Bruce Dickinson; "não existe nada mais pesado"


