Iron Maiden: o grande segredo para não fazer músicas longas serem chatas, segundo Janick
Por Igor Miranda
Postado em 25 de outubro de 2021
O Iron Maiden tem investido há um bom tempo em músicas mais longas. No álbum mais recente, "Senjutsu", há três faixas que ultrapassam a marca de 10 minutos de duração, enquanto outra fica na casa dos 9 minutos.
Porém, há um segredo para que essas faixas não fiquem tão entediantes: a construção de um bom refrão. O guitarrista Janick Gers falou sobre o assunto em entrevista à Total Guitar.
"Sempre adoramos músicas mais longas e prolongadas. Embora sejamos considerados heavy metal, também podemos ser folk, progressivos, ousados, até mesmo suaves em alguns momentos. Em alguns aspectos, nossa maneira de olhar para um álbum é: tudo é possível. Tudo o que você precisa, de verdade, é de um grande refrão", afirmou.
Na visão de Gers, há outro detalhe importante para que essas músicas mais longas soem coesas. "Você coloca as guitarras em camadas. É nosso trabalho fazer uma tapeçaria por baixo que aprimore os vocais de Bruce (Dickinson), em vez de atrapalhar. Temos uma forma natural de tocar. Não mexemos muito, já está ali", disse.
O tema foi abordado enquanto o músico falava sobre a faixa "The Time Machine", oriunda de "Senjutsu" e composta por Janick em parceria com o baixista Steve Harris. "Essa é uma daquelas músicas com afinações extras para oferecer todas aquelas colorações extras no início. Na verdade, fiz tudo em uma guitarra Stratocaster. Eu pretendia refazer com um violão, mas a Strato tem um som tão estranho que o violão não teria", comentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Kurt Cobain não queria seguir o mesmo caminho de Eric Clapton
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
Por que o Dimmu Borgir, às vezes, gostaria de ser como o Motörhead
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock


Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
A música do Black Sabbath que poderia ter sido do Iron Maiden segundo a Kerrang!
As músicas menos conhecidas do Iron Maiden que você precisa ouvir, segundo a Kerrang!
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
A banda de heavy metal que mais ganhou dinheiro no mundo, segundo Regis Tadeu
O megahit do Iron Maiden que não representa o som da banda, segundo Steve Harris


