Slash: para ele, ninguém chegou perto do estilo de Eddie Van Halen na guitarra
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de novembro de 2021
O guitarrista Slash participou da edição mais recente do podcast "Southern Accents Radio With Dave Cobb", apresentado pelo produtor Dave Cobb. Durante a conversa, o músico falou sobre a sua admiração por Eddie Van Halen, um dos maiores nomes da história da guitarra.
"De modo geral, eu realmente não venho dessa escola de guitarristas dos anos 80. Mas quando eu ouvi pela primeira vez o disco de estreia do Van Halen [autointitulado, lançado em 1978], realmente me f*deu. Era um disco pesado pra caralho. Quer dizer, aquele foi o momento em que os anos setenta mudaram, aquele disco em particular", afirmou o músico, em trecho transcrito e publicado pelo Blabbermouth.
Na sequência, Slash continuou elogiando Eddie, que influenciou inúmeros guitarristas desde que o Van Halen surgiu para o mundo. "Eu nem tinha começado [a tocar guitarra] naquele momento. Comecei no ano seguinte, mas quando comecei a tocar guitarra, todo mundo estava tentando imitar o Eddie e todos meio que estavam se concentrando nas técnicas óbvias, no tapping, nos harmônicos, nas coisas da barra de tremolo e todas essas técnicas realmente ótimas que Eddie tinha. Mas o jeito que ele fazia era parte de sua personalidade e era tão parte de sua sensibilidade melódica que tinha esse tipo de fluidez musical que ninguém depois disso jamais chegou perto daquele estilo de tocar guitarra. E então eu sempre amei Eddie. E entre qualquer uma de suas técnicas muito específicas, ele também tinha ótimas letras de rock and roll, apenas muito legais, blues, letras de rock and roll do caralho. Então, sim, [eu] amei Eddie".
Eddie Van Halen é um dos maiores guitarristas de todos os tempos. Nascido em 1955, fundou ao lado de seu irmão Alex a banda que leva o seu sobrenome. Durante a sua longa carreira, Eddie encantou o mundo com músicas como "Eruption", "Ain't Talkin' 'Bout Love", "Jump", "Panama", "Dreams", "Right Now" e "Can't Stop Lovin' You".
O virtuoso guitarrista morreu em 6 de outubro de 2020, após uma longa batalha contra o câncer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps