Lado Errado: banda lança seu primeiro single, "Ritual"
Por Rodrigo Schwarz
Postado em 18 de novembro de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A equação incidental é essa: um vocalista com um histórico em bandas de death metal, um baterista com a mão pesada e ideias leves, um baixista com espaço confortável na mix e dois guitarristas que não gostam de tocar a mesma coisa ao mesmo tempo. A soma é o Lado Errado.
Os integrantes começaram a tocar juntos no final de 2020. Ensaiaram e compuseram durante quase um ano, sem ter um nome – depois de mais de 70 anos de rock, alguém já parou para pensar em como é difícil achar algo legal que ainda não tenha sido usado? Mas o batismo veio praticamente junto com a finalização da gravação do primeiro single, Ritual.
As gravações ocorreram no Estúdio Toca 88, em Joinville, e a mixagem e masterização foi no Family Mob, estúdio paulistano responsável por produções de bandas como Ratos de Porões, Ego Kill Talent, Pitt, Scalene e Desalmados. "A ideia era conseguirmos algo bem orgânico, parecido com o som natural da banda, sem ser tudo digitalmente editado para parecer roboticamente perfeito, caraterística de muitas produções da atualidade", diz o guitarrista Alan Calahani.
Outra marca da produção de Ritual é não deixar o baixo com um volume que apenas ouvidos não humanos consigam apreciar. A mão direita steveharriana do baixista Tiago Pospissil é bem presente na mix. "Se você ouvir aqueles velhos discos do Led Zeppelin ou Black Sabbath, as guitarras não tem muita distorção. O que ajuda a dar o peso é o baixo, que é bem audível", ensina Tiago.
Ritual é a primeira das composições da banda que foi gravada, mas o grupo já tem montado um repertório de quase dez músicas, todas autorais. "Uma característica muito legal da Lado Errado é que se você ouvir o material, é muito difícil nos rotular, dizer que lembramos muito isso ou aquilo. Se juntar o que os cinco integrantes gostam de ouvir, são milhares e milhares de discos já consumidos, muitas influências em comum mas também algumas coisas excêntricas que só um ou outro ouve. Isso enriquece nosso som. E tudo sai naturalmente, jamais sacamos uma influência de forma premeditada", explica o baterista Dani Fernandes.
Um dos grandes desafios da Lado Errado foi achar um vocalista que harmonizasse perfeitamente com o instrumental do grupo. Alguém que tivesse potência vocal, capaz também de belas melodias e que fugisse dos clichês do rock/metal nacional. A inusitada peça que faltava foi Lucas Scaravelli, veterano da cena de death metal catarinense, integrando bandas como Zombie Cookbook e Hoerverde.
Na banda Lado Errado, Lucas abre mão dos vocais guturais para mostrar uma outra faceta. "Sou muito fã de caras como o Mike Patton e Greg Puciato, que são capazes de fazer coisas legais em diversos estilos. Confesso que no começo foi estranho. Não ruim, mas estranho. Não tinha o costume de cantar em português. Meu cérebro era habituado em pensar em inglês, quando eu estava cantando ou compondo com uma banda", brinca o vocalista.
Lucas não demorou para trazer uma abordagem única às letras da banda. Em Ritual, ele dá vida ao imaginário lúgubre descrito pela composição. A ideia da temática de Ritual, diferentemente de outras músicas da banda, foi criar uma espécie de conto, uma narrativa surreal na linha de escritores como Poe, Lovecraft ou Baudelaire.
"É claro que não é pra ser levada a sério, é uma peça literária. Ninguém da banda se liga em ocultismo ou sobrenatural. Mas são temas que fazem parte da tradição do rock e metal. Já vem lá do blues, com o Robert Johnson falando de vender a alma pro diabo na encruzilhada. O Geezer Butler refinou isso nos anos 70 e até hoje rende boas músicas. Mas nossa abordagem em Ritual é mais inspirada na literatura fantástica do que no universo musical", opina o guitarrista e letrista Rodrigo Schwarz.
O resultado é Ritual, o primeiro single da banda. Um single sem Lado A nem Lado B, só Lado Errado.
Siga a banda no Instagram:
https://www.instagram.com/ladoerradobanda/
Lado Errado:
Alan Calahani: guitarras
Dani Fernandes: bateria
Lucas Scaravelli: vocal
Rodrigo Schwarz: guitarras
Tiago Pospissil: baixo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps