Bruce Dickinson: o último álbum antes da fama no Iron Maiden
Por Tchelo Emerson
Postado em 31 de janeiro de 2022
O canal Metal Musikast está publicando uma série especial com resenhas em vídeo de todos os álbuns da banda Samson da fase em que Bruce Dickinson era o vocalista. Semelhante ao que é feito com músicas e letras do Iron Maiden no especial "Explicando Iron Maiden - Senjutsu", a série traz comentários, curiosidades e análises de cada música e letra do álbum Senjutsu.
O vídeo inédito fala sobre o álbum "Shock Tactics", segundo a contar com o atual vocalista do Iron Maiden como vocalista, em 1981.
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.
A banda Samson foi formada em 1977 e era liderada pelo guitarrista/vocalista Paul Samson, que havia recrutado o baixista John McCoy e o baterista Clive Burr para completar a formação.
Depois de uma primeira fase com muitos shows no sul da Inglaterra, McCoy deixa a banda para se dedicar à produção (ele seria o produtor do álbum de estreia do Samson) e, em 30 de dezembro de 1978, Clive Burr é substituído por Barry Graham Purkis, que adota o apelido Thunderstick.
Paul Samson queria se dedicar apenas a guitarra, pois entendia que o acúmulo de funções (guitarrista e vocalista) estava prejudicando suas performances ao vivo, sobretudo os solos de guitarra, que ele queria deixar mais técnicos.
Sai em busca de um vocalista e numa noite em que vai a um bar chamado Prince of Wales, conhece um vocalista engraçado, que fazia piadas com todos os frequentadores que passavam pela banda para ir ao banheiro. Era Bruce Dickinson.
Depois de algumas conversas, e de um tempo para Bruce terminar os exames finais que lhe garantiram a Licenciatura em História, o vocalista se junta ao Samson e sai em turnê para promover o álbum "Survivors".
A gravadora na época creditou Bruce Dickinson como vocalista do "debut" e colocou o desenho dele na capa do álbum, mas ele não teve qualquer participação na gravação, pois só cantaria no próximo álbum "Head On".
Samson sai em turnê na Heavy Metal Crusade, ao lado do Iron Maiden e do Angel Witch. Esta turnê gerou uma rixa do Samson com a banda de Steve Harris.
Com poucos ensaios, Bruce e seus companheiros do Samson já haviam composto quase todo o próximo álbum, que viria a ser o "Head on".
A banda enfrentava uma certa competição velada com o Iron Maiden, que dava passos cada vez maiores rumo ao topo do cenário do metal. Essa concorrência conferiu uma dose extra de urgência na banda de Paul Samson, que pretendia mostrar o quanto antes uma gravação com Bruce Dickinson nos vocais.
Entram em estúdio para gravar um "single" contendo 3 músicas, mas, devido ao entrosamento dos músicos, saem com o suficiente para um álbum completo.
Com produção dos próprios membros da banda (o baterista Thunderstick gostaria de ter sido creditado como produtor, o que gerou ressentimento com o passar do tempo), o álbum recebeu uma remixagem do produtor Tony Platt, assistente de produção do renomado John Mutt Lange (Back in Black).
Com o lançamento do álbum, a banda saiu em turnê abrindo para o lendário guitarrista Robin Trower (ex-Procol Harum) e depois para o Rainbow de Ritchie Blackmore.
Divergências nos negócios levaram a banda para os Tribunais, acionados judicialmente por seus empresários, que não concordaram com a rescisão de contrato realizada pelo Samson.
A banda aceita fazer um acordo para evitar a falência, retomando o contrato com os empresários.
Samson foi uma banda com enorme potencial para se tornar uma das grandes da New Wave of British Heavy Metal, mas a briga com os empresários e o amadorismo destes levou a banda à estagnação ao mesmo tempo em que outras avançavam.
Apesar disso, a banda aproveitou o tempo em que aguardavam o desfecho das questões empresariais nos Tribunais para compor o repertório que veio a ser o aclamado "Shock Tatics", terceiro álbum da banda.
Contando com a produção de Tony Platt, engenheiro de som do produtor John Mutt Lange (AC/DC, Def Leppard), e que já havia trabalhado com o Iron Maiden na produção do single "Women in Uniform" (Steve Harris detestou a "produção comercial" de Tony Platt), a banda entra em estúdio para uma rigorosa pré-produção, em que as músicas são lapidadas, já que havia uma grande possibilidade de levar a banda para níveis mais altos no cenário hard rock/heavy metal da época.
O empresário do produtor sugere a gravação de uma versão da música "Riding with the Angels", de Russ Ballard, para servir de single destinada às rádios. A banda mostra alguma dúvida quanto ao acerto da escolha, mas concorda com a ideia e acaba por fazer uma excelente versão hard rock, diferente do pop rock original.
A voz de Bruce Dickinson é o destaque, transitando por tons altos e vocalizações variadas.
Tony Platt diz que a época da gravação do álbum "Shock Tactics" foi o momento em que Bruce Dickinson "parou de gritar e se tornou um excelente vocalista".
O vocalista admitiu em sua autobiografia que a gravação deste álbum do Samson foi um grande desafio para ele, pois foi obrigado a levar sua voz para outros patamares.
O álbum tem uma sequência de excelentes músicas que transitam pelo blues rock, hard rock e heavy metal, com destaque para "Earth Mother", "Bright Lights" e "Communion".
Seria um momento crucial para o Samson, pois tinham um excelente trabalho nas mãos, o que poderia ter levado a banda para outros mercados, sobretudo o norte-americano, mas a gravadora Gem Records estava à beira da falência e não financiou uma turnê. Paul Samson e Bruce Dickinson ligavam diretamente para os locais de shows para agendar apresentações.
Além disso, a banda havia feito um acordo com os empresários para se livrar do contrato com o escritório de empresariamento Ramkup, mas o Samson teve que ceder todos os direitos sobre os três álbuns da banda, que finalmente se via livre das amarras contratuais, mas não tinha mais qualquer poder sobre sua própria obra.
Para completar, o Iron Maiden já se aproximava de Bruce Dickinson para convidá-lo a fazer parte da banda, o que seria um duro golpe para o Samson.
Saiba mais detalhes e curiosidades no vídeo inédito do canal Metal Musikast.
O vídeo é o terceiro da série chamada "BRUCE DICKINSON antes do IRON MAIDEN", que vai abordar curiosidades sobre todos os álbuns da banda Samson da fase em que o atual vocalista do Iron Maiden passou a integrar aquela banda da New Wave of British Heavy Metal.
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
A banda cuja formação mudou quase tantas vezes quanto a do Megadeth
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta

As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Álbum ao vivo da última turnê de Paul Di'Anno será lançado em 2026
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Bruce Dickinson não sabe se o Iron Maiden seria tão grande se ele não tivesse voltado à banda
Qual é a "vice-campeã" de plays em cada álbum do Iron Maiden? Veja a lista
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Graham Bonnet confirma que Bruce Dickinson já gravou sua parte em música colaborativa
O surpreendente Top 5 de álbuns do Iron Maiden para Tobias Sammet, do Avantasia
Por que Iron Maiden nunca conseguiu fazer um "Black Album", segundo Bruce Dickinson


