Rafael Bittencourt frustrado com hate dos fãs; "preciso entender pra quem faço música"
Por Emanuel Seagal
Postado em 17 de janeiro de 2022
Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra, participou do Ibagenscast, com Manoel Santos e Caio Maranho Maia, onde falou sobre o período de pandemia e com o "hate" que já recebeu por parte dos fãs, já que em diversas ocasiões sentiu ser responsabilizado por "tudo que é ruim ou qualquer deslize".
"Eu achava que o mundo sairia daquela primeira fase de quarentena severa dando valor às pessoas, aos encontros, mais éticos, mais tranquilos, mais zen, e não. Ao meu ver as pessoas ficaram mais raivosas. Existe uma síndrome do cachorro preso. Você pega um Labrador, todo fofo, deixa ele preso no canil por dois anos, ele vai sair antissocial e briguento. A segregação, essa reclusão também gera uma frustração, uma revolta e eu vejo que as pessoas estão muito revoltadas. Eu estava achando que seria completamente diferente", desabafou.
Rafael citou sua música "Dar as Mãos" que tem uma mensagem positiva e reuniu diversos convidados. "É uma música 'nossa, vamos dar as mãos, que legal', e as pessoas querem mais é xingar mesmo as outras, querem mais é ficar brabas umas com as outras, e isso foi uma surpresa pra mim. Então estou tentando entender o mundo, as pessoas, porque senão eu nem sei pra quem estou fazendo música. A grande verdade é que eu me senti muito ferido, mesmo, com tudo que passei em nome do Angra. Eu tomei muita pancada que eram coisas do Angra, mas que focaram no meu nome, e isso me machucou pra cacete, inclusive com o próprio público, passei a não reconhecer mais o público, passei a não reconhecer mais os próprios fãs."
O guitarrista também deixou claro que não quer se repetir, tocar sempre as mesmas coisas só para agradar o público. "Eu não tô a fim de copiar o que eu já fiz, tô a fim de criar um laboratório, novas coisas, e novos caminhos. Claro que tem um processo, o Angra tem um jeito de fazer as coisas, e isso eu não pretendo mudar, mas eu acho que a gente tem que estar sempre se renovando, e às vezes suspeito que as pessoas não querem renovação. Tô num momento de estudar essa relação do artista com o público, que também foi afetada. Essa empatia, ou antipatia, ela gera cicatrizes, então estou tentando reconhecer de novo o que é esse cenário, o que eles querem de verdade, o que somos hoje, o que o Angra representa, o que posso trazer de legal para o mundo, para as pessoas, senão prefiro ficar quieto. Se é pra fazer um negócio só pra galera jogar pedra, eu prefiro ficar quieto, fazer meu sonzinho toda semana. No meu podcast eu faço reggae, faço samba, o que for, mas eu menos faço algo novo, conhecendo novos caminhos", concluiu.
Confira o bate-papo completo no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Angra comenta show histórico no Bangers; "É a prova de que o metal feito aqui tem força"
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
O hit de Cazuza que Lulu Santos achou tão bom que ficou com ciúmes
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
A opinião de Rafael Bittencourt sobre o Whiplash.Net: "Estive lá de várias maneiras"
Regis Tadeu diz que Sepultura não tinha obrigação nenhuma de dar força ao metal brasileiro
Nicko McBrain: pedal duplo é pra caras como Aquiles Priester


