A música do Epica que critica diretamente o fundamentalismo islâmico e o 11 de setembro
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de janeiro de 2022
A banda holandesa Epica costuma propor debates relacionados à religião em diversas letras, como "Cry For The Moon", "Seif Al Din" e "Fools of Damnation". Segundo o vocalista e guitarrista Mark Jansen, entretanto, uma música específica da discografia da banda critica diretamente o extremismo de religiões como o islamismo e cita o famoso atentado terrorista de 11 de setembro nos EUA.
Trata-se da música "Façade of Reality", lançada no álbum "The Phantom Agony" (2003), que marcou a estreia da banda. Segundo Mark, a ideia é criticar as pessoas que usam Deus como "desculpa" para se tornarem mártires.
"Essa música fala sobre o 11 de setembro em Nova York, fundamentalismo e religiões. Poder é a palavra-chave, ganhar poder e usar, portanto, religiões. Especialmente no Oriente Médio (países árabes) a religião ainda é muito importante na vida das pessoas. Quando as pessoas pensam que é bom morrer como mártir, então o passo é muito menor para oferecer sua vida a Deus. Outros abusam disso para ganhar mais poder", refletiu em entrevista ao Metal Storm.
Em um trecho de "Façade of Reality", podemos ouvir um discurso de Tony Blair, então Primeiro-Ministro da Inglaterra, no dia do atentado.
"Este terrorismo em massa é o novo mal em nosso mundo atualmente. Para estas pessoas que perderam suas vidas no 11 de setembro e aqueles que sofrem por elas. Agora é a hora de ter força para construir esta comunidade. Que esse seja o memorial deles", diz o trecho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"


Problemas de saúde de Simone Simons adiam turnê asiática do Epica para 2026
Epica cancela show no Uruguai e fãs se revoltam online
A música do "Oceanborn" do Nightwish que Simone Simons acha "brilhante e linda"


