A música do Epica que critica diretamente o fundamentalismo islâmico e o 11 de setembro
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de janeiro de 2022
A banda holandesa Epica costuma propor debates relacionados à religião em diversas letras, como "Cry For The Moon", "Seif Al Din" e "Fools of Damnation". Segundo o vocalista e guitarrista Mark Jansen, entretanto, uma música específica da discografia da banda critica diretamente o extremismo de religiões como o islamismo e cita o famoso atentado terrorista de 11 de setembro nos EUA.
Trata-se da música "Façade of Reality", lançada no álbum "The Phantom Agony" (2003), que marcou a estreia da banda. Segundo Mark, a ideia é criticar as pessoas que usam Deus como "desculpa" para se tornarem mártires.
"Essa música fala sobre o 11 de setembro em Nova York, fundamentalismo e religiões. Poder é a palavra-chave, ganhar poder e usar, portanto, religiões. Especialmente no Oriente Médio (países árabes) a religião ainda é muito importante na vida das pessoas. Quando as pessoas pensam que é bom morrer como mártir, então o passo é muito menor para oferecer sua vida a Deus. Outros abusam disso para ganhar mais poder", refletiu em entrevista ao Metal Storm.
Em um trecho de "Façade of Reality", podemos ouvir um discurso de Tony Blair, então Primeiro-Ministro da Inglaterra, no dia do atentado.
"Este terrorismo em massa é o novo mal em nosso mundo atualmente. Para estas pessoas que perderam suas vidas no 11 de setembro e aqueles que sofrem por elas. Agora é a hora de ter força para construir esta comunidade. Que esse seja o memorial deles", diz o trecho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
Suzi Quatro descobre que há mais de 50 anos vinha agindo "fora da lei"!
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
O hit de Frejat que homens demoraram a sacar o sentido: "As mulheres foram mais rápidas"
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
A opinião de John Petrucci sobre "Live After Death", clássico do Iron Maiden


Vocalista do Amaranthe e ex-cantoras do Arch Enemy e Delain sobem ao palco com o Epica
O álbum que mudou a vida de Simone Simons (Epica)
Lista: 20 bandas de heavy metal que nunca trocaram de vocalista


