A música do Epica que critica diretamente o fundamentalismo islâmico e o 11 de setembro
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de janeiro de 2022
A banda holandesa Epica costuma propor debates relacionados à religião em diversas letras, como "Cry For The Moon", "Seif Al Din" e "Fools of Damnation". Segundo o vocalista e guitarrista Mark Jansen, entretanto, uma música específica da discografia da banda critica diretamente o extremismo de religiões como o islamismo e cita o famoso atentado terrorista de 11 de setembro nos EUA.
Trata-se da música "Façade of Reality", lançada no álbum "The Phantom Agony" (2003), que marcou a estreia da banda. Segundo Mark, a ideia é criticar as pessoas que usam Deus como "desculpa" para se tornarem mártires.
"Essa música fala sobre o 11 de setembro em Nova York, fundamentalismo e religiões. Poder é a palavra-chave, ganhar poder e usar, portanto, religiões. Especialmente no Oriente Médio (países árabes) a religião ainda é muito importante na vida das pessoas. Quando as pessoas pensam que é bom morrer como mártir, então o passo é muito menor para oferecer sua vida a Deus. Outros abusam disso para ganhar mais poder", refletiu em entrevista ao Metal Storm.
Em um trecho de "Façade of Reality", podemos ouvir um discurso de Tony Blair, então Primeiro-Ministro da Inglaterra, no dia do atentado.
"Este terrorismo em massa é o novo mal em nosso mundo atualmente. Para estas pessoas que perderam suas vidas no 11 de setembro e aqueles que sofrem por elas. Agora é a hora de ter força para construir esta comunidade. Que esse seja o memorial deles", diz o trecho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
O músico que zoou Bruce Dickinson por releitura de música dele feita pelo Iron Maiden
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
Dave Grohl fala pela primeira vez sobre traição e filha fora do casamento
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
O estilo de filme que Frejat se recusa a assistir: "Nem me põe pra ver, não gosto"
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
O cara que fez audição pro Metallica com moicano loiro e errou "For Whom": "Niguém riu"
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990


Vocalista do Amaranthe e ex-cantoras do Arch Enemy e Delain sobem ao palco com o Epica
O álbum que mudou a vida de Simone Simons (Epica)
Lista: 20 bandas de heavy metal que nunca trocaram de vocalista


