A música do Epica que critica diretamente o fundamentalismo islâmico e o 11 de setembro
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de janeiro de 2022
A banda holandesa Epica costuma propor debates relacionados à religião em diversas letras, como "Cry For The Moon", "Seif Al Din" e "Fools of Damnation". Segundo o vocalista e guitarrista Mark Jansen, entretanto, uma música específica da discografia da banda critica diretamente o extremismo de religiões como o islamismo e cita o famoso atentado terrorista de 11 de setembro nos EUA.
Trata-se da música "Façade of Reality", lançada no álbum "The Phantom Agony" (2003), que marcou a estreia da banda. Segundo Mark, a ideia é criticar as pessoas que usam Deus como "desculpa" para se tornarem mártires.
"Essa música fala sobre o 11 de setembro em Nova York, fundamentalismo e religiões. Poder é a palavra-chave, ganhar poder e usar, portanto, religiões. Especialmente no Oriente Médio (países árabes) a religião ainda é muito importante na vida das pessoas. Quando as pessoas pensam que é bom morrer como mártir, então o passo é muito menor para oferecer sua vida a Deus. Outros abusam disso para ganhar mais poder", refletiu em entrevista ao Metal Storm.
Em um trecho de "Façade of Reality", podemos ouvir um discurso de Tony Blair, então Primeiro-Ministro da Inglaterra, no dia do atentado.
"Este terrorismo em massa é o novo mal em nosso mundo atualmente. Para estas pessoas que perderam suas vidas no 11 de setembro e aqueles que sofrem por elas. Agora é a hora de ter força para construir esta comunidade. Que esse seja o memorial deles", diz o trecho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
Vocalista do Queensryche diz que não aquece a voz antes de fazer shows
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
5 coisas que todo tiozão do rock brasileiro já fez pelo menos uma vez na vida
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
Membros do Mastodon abrem os corações ao falar sobre perda de Brent Hinds

Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Epica: foto original de Simone Simons nua em capa foi revelada?


