A música do Epica que critica diretamente o fundamentalismo islâmico e o 11 de setembro
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de janeiro de 2022
A banda holandesa Epica costuma propor debates relacionados à religião em diversas letras, como "Cry For The Moon", "Seif Al Din" e "Fools of Damnation". Segundo o vocalista e guitarrista Mark Jansen, entretanto, uma música específica da discografia da banda critica diretamente o extremismo de religiões como o islamismo e cita o famoso atentado terrorista de 11 de setembro nos EUA.
Trata-se da música "Façade of Reality", lançada no álbum "The Phantom Agony" (2003), que marcou a estreia da banda. Segundo Mark, a ideia é criticar as pessoas que usam Deus como "desculpa" para se tornarem mártires.
"Essa música fala sobre o 11 de setembro em Nova York, fundamentalismo e religiões. Poder é a palavra-chave, ganhar poder e usar, portanto, religiões. Especialmente no Oriente Médio (países árabes) a religião ainda é muito importante na vida das pessoas. Quando as pessoas pensam que é bom morrer como mártir, então o passo é muito menor para oferecer sua vida a Deus. Outros abusam disso para ganhar mais poder", refletiu em entrevista ao Metal Storm.
Em um trecho de "Façade of Reality", podemos ouvir um discurso de Tony Blair, então Primeiro-Ministro da Inglaterra, no dia do atentado.
"Este terrorismo em massa é o novo mal em nosso mundo atualmente. Para estas pessoas que perderam suas vidas no 11 de setembro e aqueles que sofrem por elas. Agora é a hora de ter força para construir esta comunidade. Que esse seja o memorial deles", diz o trecho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor introdução de bateria de todos os tempos, segundo Gastão Moreira
O metal do Angra respira: Alírio Netto e banda em noite iluminada.
Tony Iommi (Black Sabbath) fala sobre seu melhor amigo, Brian May (Queen)
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
Baterista do Linkin Park tenta tocar Paralamas e é detonado: "João Barone dá de mil nele"
Site indica que Pantera fará turnê latino-americana em 2027
O dia em que Paul McCartney ensinou seu herói a tocar baixo
A opinião de Bruce Dickinson sobre o Cannibal Corpse em 1994
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
O disco dos anos 70 que David Ellefson considera perfeito
Por que Lobão foi expulso da Blitz às vésperas do estouro, segundo o próprio
As famosas bandas dos anos oitenta que Joey Ramone colocou no mesmo saco e chamou de "merda"
Bill Ward não quis participar da turnê de despedida do Black Sabbath
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
São Paulo recebe imersão na história do Angra com celebração a "Holy Land" e "Rebirth"

Ingressos para show do Epica em São Paulo estão quase esgotados
Simone Simons já foi chamada de "Barbie do metal" (e não deu importância)
Epica se apresentará em São Paulo em novembro de 2027
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder


