A melhor forma de combater o racismo estrutural, segundo Marcelo Barbosa
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de janeiro de 2022
O racismo estrutural é um conjunto de práticas dentro da sociedade que são estruturadas com base na discriminação por causa da cor da pele. Em entrevista recente para o canal Ibagenscast, o guitarrista Marcelo Barbosa (Angra) deu sua opinião sobre o racismo na sociedade brasileira e explicou qual seria, em sua visão, a melhor maneira de combater esse mal social. Confira os principais trechos abaixo.
Marcelo Barbosa - Mais Novidades
"Eu acredito que o racismo existe até onde achamos que não existe. Por exemplo, quando alguém fala: ‘não sou racista, tenho até um amigo preto’. Isso já é uma fala racista. A pessoa nem sabe! Outro dia, recebi um vídeo do Ministro do STF elogiando um cara e dizendo que ele era um ‘negro de primeira linha’, porque tinha se formado na França. Como se o negro já não fosse de primeira linha. No caso desse, aí sim. Essas falas são permeadas pelo racismo estrutural. Particularmente, eu não vivi situações claras de racismo, mas no Brasil isso é um problema, porque é um racismo velado. As pessoas não falam que são racistas. Muitas pessoas compactuam com isso sem perceber, mas algumas sabem que são racistas, mas não falam. Só falam para uma pessoa específica, em um ambiente que ela se sinta segura para falar. Em outros países como nos EUA – não que isso seja bom –, mas pelo menos você consegue combater algo que você está vendo. As pessoas não são dissimuladas. Elas falam: ‘sai daqui seu negro imundo’, e aí você pode ir lá e dar uma porrada na pessoa, ou chamar a polícia.
Mas quando falam: ‘infelizmente a vaga de emprego já está ocupada’ e na verdade é por causa da cor da pele, como você vai lidar com isso? Não tem como fazer uma acusação. Eu não sofri muito com o racismo. Em alguns momentos eu já me perguntei se algo era racismo, mas fico com medo de virar aquele cara que fala que tudo é racismo. Se não conseguir o que quer, diz que é racismo.
O que eu faço? A maior parte das pessoas que trabalham para mim são negras. Se a qualidade e o nível técnico forem os mesmos, acabo optando pelo negro porque acho que ele terá menos oportunidade. O outro já está na frente em um país como o Brasil. Se o branco for muito melhor, vou optar por ele. Não é a cor que estou avaliando.
Eu penso que manifestações são importantes, mas o mais eficiente de tudo mesmo é o negro ser foda e se tornar destaque em algo. O sucesso do outro autoriza o seu sucesso. Você vê que é possível. Olha o Joaquim Barbosa, Ministro do STF, ou o Anderson Silva. Na luta e futebol, vemos muitos negros. Penso que falta a gente divulgar mais casos de negros de sucesso, porque isso tem a ver com inspiração. Você vê alguém que parece com você, se identifica com aquilo e você vê que é possível, dá para tentar, senão vira algo muito distante. Por um lado, fico triste, já que moro em um prédio onde basicamente só eu sou negro. Eu frequento restaurantes em que quem é da minha cor está servindo ou limpando o chão. Sei que não é só racismo, existe uma história por trás. São apenas cento e poucos anos que o negro não é escravo no Brasil".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Yes anuncia detalhes do seu novo álbum de estúdio, "Aurora"
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
O produtor que Rick Rubin chamou de maior de todos; "Nem gostava de rock'n'roll"
As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
Rodox: quando baterista estragou show da banda após João Gordo vê-lo rezando
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock

O que vai acontecer com o Angra? Quando seria bom voltar do hiato? Marcelo Barbosa opina
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
O motivo que levou Fabio Lione a quase sair do Angra em 2023, segundo Marcelo Barbosa


