Por que o Queen não foi uma banda tão influente, segundo o jornalista José Teles
Por Igor Miranda
Postado em 02 de janeiro de 2022
Em um artigo publicado em seu site, o jornalista José Teles compartilhou algumas reflexões a respeito do Queen. Na visão do crítico musical e autor literário, a banda liderada por Freddie Mercury foi imensamente popular na década de 1980, mas não foi exatamente influente.
Inicialmente, Teles apontou que desde 2018 o Queen tem figurado em várias listas de "Melhor banda" ou "Banda mais influente". A primeira definição é subjetiva, depende do gosto de quem elaborou o ranking; a segunda, não.
"O Queen foi imensamente popular nos anos 80, desacelerando no final da década. 'Innuendo', lançado há 30 anos,o último disco com Freddie Mercury vivo (morreria nove meses depois do lançamento) teve desempenho modesto em relação a lançamentos anteriores. Chegou a um 30º lugar no paradão da Billboard", lembrou o jornalista.
A análise aponta que o filme "Bohemian Rhapsody", de 2018, fez o Queen ser descoberto "por um público que o conhecia, mas que não fazia parte da sua praia sonora". A partir daí, segundo Teles, a música que dá nome ao longa-metragem bateu vários recordes nas plataformas digitais - em fenômeno comparável ao trabalho da pintora mexicana Frida Kahlo, redescoberta pela cinebiografia "Frida", de 2002.
O jornalista, então, refletiu sobre o Queen não ser uma banda tão influente. "O Queen tem discos muito bons, bons, mais ou menos, e fracos. Só passou a tocar bem no Brasil depois do Rock in Rio (1985). Porém não foi tão influente, até porque mudava de estilo a cada disco. Fez surgir uma quantidade absurda de bandas covers, o que não é influência. Estas emulam o original. O cover é um artifício para faturar em cima do sucesso alheio (embora nessas bandas além de fãs ardorosos, há também ótimos músicos)".
O artigo completo pode ser lido no site de José Teles ou no post de Instagram abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Regis Tadeu esculhamba "Atlas" e "Nothin", as duas músicas "novas" do Guns N' Roses
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire

Como Queen dividia a grana das músicas, segundo o "prejudicado" Roger Taylor
Site americano aponta 3 bandas gigantes dos anos 1970 que quase fracassaram antes da fama
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A razão que fez Freddie Mercury se recusar a tocar clássico do Queen: "Som horrível"
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A música do Queen que Freddie Mercury só tocava no "piano errado"
Queen: Bowie, Mercury e a história de Under Pressure
Mega-hits Manjados: 10 clássicos que se tornaram clichês


