Os motivos que levaram a MTV Brasil a acabar, segundo Bruno Sutter
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de fevereiro de 2022
Notícias de Rock e Heavy Metal no WhatsApp
A MTV Brasil surgiu em 1990 como fruto de uma parceria entre a Viacom e a Editora Abril e permaneceu no ar com essa configuração até 2013. Nesse ano, a emissora encerrou as atividades no Brasil até ser substituída por uma "Nova MTV", que acabou não dando continuidade ao tipo de programação do canal original.
Em entrevista ao Flow, o músico e humorista Bruno Sutter, que fez carreira na MTV Brasil, explicou os motivos pelos quais, em sua visão, a emissora começou a entrar em uma rota de problemas que levou ao seu fim.
"O problema foi de gerência. Quem tinha poder sobre a MTV era a Editora Abril. Por causa da crise, algo assim, as coisas ficaram feias. Assim que o YouTube chegou, a MTV disse que os clipes acabariam na programação. Agora seria clipe só na internet. E a ideia era fazer programas comportamentais apenas. Isso deu um baque. A diretoria da MTV se preocupava muito com a audiência feminina. A audiência da MTV sempre foi muito mais masculina. Aí fizeram um movimento para equilibrar isso. Então, vieram mais programas comportamentais, como o ‘Fica Comigo’ e outros. O pessoal mais radical veio com um papo de que a MTV acabou, porque não tinha clipe. Mas isso foi uma ideia da própria MTV. De deixar os clipes para o YouTube. Eles adiantaram demais essa tendência de os clipes irem para o YouTube apenas", explicou.
Para Bruno Sutter, a MTV sempre trouxe uma proposta de se comunicar com o público jovem. Por esse motivo, o compositor famoso pelo seu trabalho com o Massacration e pelo personagem Detonator disse que não consegue mais curtir o trabalho da emissora. Segundo Sutter, outro problema foi que a "Nova MTV" renega totalmente tudo que foi feito em sua época pela "Antiga MTV".
"No caso da editora Abril, era uma franquia. Eles pagavam uma grana para ter a MTV. Com a crise da editora, eles acabaram abrindo mão do canal e ele voltou para a Viacom. Hoje em dia, a MTV que existe é bem aos moldes da gringa. O que é a MTV? É tipo um Menudo. Um conjunto de moleques sempre jovens. Quando um integrante fazia 18 anos, tinha que sair da banda para entrar outro mais jovem. A essência da MTV é essa. O que a molecada gosta de consumir hoje? Programas como o ‘De Férias com o Ex’. Eu admito que sou um recalcado da MTV. Essa MTV nova é uma merda! Eu sou boomer, porra! (risos). Eu estou envelhecendo e a MTV não envelhece. Ela está sempre jovem. Para mim, foi muito duro a MTV ter acabado. Passei uns 13 anos lá. Quando vi o canal acabar e voltar renegando tudo que a MTV Brasil fez no passado, isso me machucou muito. Eles pegaram todo o acervo e simplesmente ignoraram", reclamou.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
Edu Falaschi desabafa sobre impacto do meme "Falasquito" em sua saúde mental
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
O show que fez os membros do Motörhead, Whitesnake e Twisted Sister chorarem
Nasce Ozzy Osbourne, neta de Ozzy Osbourne
Filho de Dee Snider comenta entrada de Sebastian Bach no Twisted Sister
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
All Metal Stars anuncia gravação de DVD em tributo a Andre Matos no show em São Paulo
O melhor disco de heavy metal lançado em 1990, de acordo com o Loudwire
O hit do Sepultura que elogiado trecho final foi sugerido por e-mail por cantora brasileira
A lição de Bruce Dickinson e Dave Murray do Iron Maiden que marcou Edu Falaschi
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire

A experiência que fez Bruno Sutter perceber que rock e funk não são tão diferentes assim
A opinião de Bruno Sutter sobre a crueldade do Casseta e Planeta contra Rubens Barrichello


