Os motivos que levaram a MTV Brasil a acabar, segundo Bruno Sutter
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de fevereiro de 2022
A MTV Brasil surgiu em 1990 como fruto de uma parceria entre a Viacom e a Editora Abril e permaneceu no ar com essa configuração até 2013. Nesse ano, a emissora encerrou as atividades no Brasil até ser substituída por uma "Nova MTV", que acabou não dando continuidade ao tipo de programação do canal original.
Em entrevista ao Flow, o músico e humorista Bruno Sutter, que fez carreira na MTV Brasil, explicou os motivos pelos quais, em sua visão, a emissora começou a entrar em uma rota de problemas que levou ao seu fim.
"O problema foi de gerência. Quem tinha poder sobre a MTV era a Editora Abril. Por causa da crise, algo assim, as coisas ficaram feias. Assim que o YouTube chegou, a MTV disse que os clipes acabariam na programação. Agora seria clipe só na internet. E a ideia era fazer programas comportamentais apenas. Isso deu um baque. A diretoria da MTV se preocupava muito com a audiência feminina. A audiência da MTV sempre foi muito mais masculina. Aí fizeram um movimento para equilibrar isso. Então, vieram mais programas comportamentais, como o ‘Fica Comigo’ e outros. O pessoal mais radical veio com um papo de que a MTV acabou, porque não tinha clipe. Mas isso foi uma ideia da própria MTV. De deixar os clipes para o YouTube. Eles adiantaram demais essa tendência de os clipes irem para o YouTube apenas", explicou.
Para Bruno Sutter, a MTV sempre trouxe uma proposta de se comunicar com o público jovem. Por esse motivo, o compositor famoso pelo seu trabalho com o Massacration e pelo personagem Detonator disse que não consegue mais curtir o trabalho da emissora. Segundo Sutter, outro problema foi que a "Nova MTV" renega totalmente tudo que foi feito em sua época pela "Antiga MTV".
"No caso da editora Abril, era uma franquia. Eles pagavam uma grana para ter a MTV. Com a crise da editora, eles acabaram abrindo mão do canal e ele voltou para a Viacom. Hoje em dia, a MTV que existe é bem aos moldes da gringa. O que é a MTV? É tipo um Menudo. Um conjunto de moleques sempre jovens. Quando um integrante fazia 18 anos, tinha que sair da banda para entrar outro mais jovem. A essência da MTV é essa. O que a molecada gosta de consumir hoje? Programas como o ‘De Férias com o Ex’. Eu admito que sou um recalcado da MTV. Essa MTV nova é uma merda! Eu sou boomer, porra! (risos). Eu estou envelhecendo e a MTV não envelhece. Ela está sempre jovem. Para mim, foi muito duro a MTV ter acabado. Passei uns 13 anos lá. Quando vi o canal acabar e voltar renegando tudo que a MTV Brasil fez no passado, isso me machucou muito. Eles pegaram todo o acervo e simplesmente ignoraram", reclamou.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
O cantor sobre o qual Roger Daltrey e Pete Townshend discordavam; "me deu vontade de vomitar"
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
A música do Black Sabbath que merecia maior reconhecimento, segundo Vernon Reid
O hino do Black Sabbath - e do Metal - que Tony Iommi acha supervalorizado

Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
O que é a paresia das pregas vocais, condição que Bruno Sutter vem tratando
Por que Sepultura é maior que o Angra lá fora, segundo Bruno Sutter


