Como Tihuana foi surpreendido e até atrapalhado por música "Tropa de Elite" em filme
Por Igor Miranda
Postado em 12 de fevereiro de 2022
O sucesso conquistado pelo Tihuana com a música "Tropa de Elite", que batiza o filme homônimo lançado em 2007, foi enorme. O single chegou a conquistar disco de platina no Brasil devido aos mais de 100 mil downloads pagos na época.
Mas poucos sabem que a faixa não foi composta para o filme e foi disponibilizada ao público sete anos antes, no álbum "Ilegal" (2000). Em entrevista ao podcast Inteligência Ltda, transcrita pelo Whiplash.Net, os músicos e radialistas Román Lautino (baixo) e Fernando Baía (percussão e voz) revelaram uma série de detalhes sobre o hit.
Inicialmente, eles disseram que foram "atropelados" pelo sucesso do filme, especialmente porque não sabiam que a música teria tanto destaque. Román relembrou como foi feito o contato para a utilização da canção.
"Ligaram para o escritório dizendo que estavam interessados na música. Então ligaram para nós, falaram que era um filme sobre o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro), o diretor será o (José) Padilha e o ator, Wagner Moura. A única referência que eu tinha do Padilha era do sequestro do ônibus ("Ônibus 174", de 2002), que é do c***lho, e na época o Wagner Moura era o Olavo da novela ('Paraíso Tropical', de 2007). Liberamos", afirmou.
Tempos depois, o irmão de Román relatou ter assistido a um DVD pirata "de um filme chamado 'Tropa de Elite'" e que a música entrava em uma cena de destaque. Antes disso, os músicos sequer sabiam que o longa teria o mesmo nome da faixa.
"Autorizamos e beleza, tipo: 'um filme sobre o Bope, beleza, usa aí'. Não sabíamos nem que iria dar nome ao filme. Na Ancine (Agência Nacional do Cinema), está registrado como 'Bope - A Vingança', 'Bope - A Missão'... era outro nome", disse.
Realidade fez música entrar
Fernando Baía contou que "Tropa de Elite", a música, foi incorporada ao filme porque profissionais do Bope consultados pela produção fizeram a indicação. "O Padilha fez um filme com o máximo da realidade e o pessoal do Bope falou que a música que usavam nos treinamentos e nas operações dentro do caveirão é 'Tropa de Elite'. Nem sabíamos disso", comentou.
Embora não soubesse do uso da faixa pelo batalhão, o Tihuana tinha conhecimento de que a canção era admirada no meio militar. "A gente fazia shows e o segurança chegava dizendo: 'ó, a música de vocês lá no quartel é sucesso'. Percebemos que os caras gostavam da música no meio militar - o que é louco, porque a música fala de balada, pegar mulher, uma letra bem adolescente. [...] Mas se pedissem para fazer uma música para o filme, não ficaria tão perfeito", contou Román Lautino.
Lado ruim
Por incrível que pareça, nem tudo foram flores na história do Tihuana a partir daí. O sucesso estrondoso de "Tropa de Elite" - que, lembrando, já era uma faixa antiga quando o filme foi divulgado - ofuscou o álbum "Um Dia de Cada Vez", lançado pela banda em 2006.
"Teve um lado ruim. Estávamos lançando nosso quinto disco nesse momento. É um p*ta disco, mas foi atropelado. Queríamos ir às rádios e TVs divulgar músicas novas e os caras falavam de 'Tropa de Elite'", relembrou Lautino.
Baía relembrou ainda de algo que poderia gerar controvérsia nos dias de hoje, mas que na época não foi amplificado. "Houve um show na Fundição Progresso para divulgar o filme. Na época, criticavam que o Padilha era fascista por ter feito o filme. Então, chegamos e o Padilha falou: 'vocês são uma banda fascista'. Falou zoando. [...] "Na época não tinha rede social. Agora é que qualquer coisa tem essa repercussão".
De acordo com Lautino, o longa reforçava a ideia de "bandido bom é bandido morto", hoje vista como controversa por alguns setores da sociedade. Apesar disso, foi reforçado que a música foi composta sobre "balada" e "pegar mulher".
O trecho em que os artistas falam sobre "Tropa de Elite" pode ser assistido no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth

A curiosa história por trás da música "Tropa de Elite", segundo Tihuana


