A curiosa história por trás da música "Tropa de Elite", segundo Tihuana
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de janeiro de 2022
Ao contrário do que muitos podem imaginar, a música "Tropa de Elite", da banda Tihuana, não foi composta nem encomendada para o filme de mesmo nome, que foi lançado em 2007 e estrelou Wagner Moura no papel do icônico Capitão Nascimento.
Na verdade, a composição é fruto do disco "Ilegal", que saiu ainda no ano de 2000. De acordo com os então integrantes Roman Laurito e Fernando Baía, a história e a mensagem da música é bem diferente do que a maioria das pessoas pode esperar e tem a ver com balada e curtição. Confira abaixo a história, contada pela dupla no podcast Venus.
"As novas gerações acham até que a gente fez essa música para o filme. Ela teve um revival na época do filme, mas não tem nada a ver! Imagina se a gente ia fazer música para polícia! A música na verdade fala sobre nós, que somos cariocas, na época em que chegamos em São Paulo e estávamos deslumbrados com a noite paulista. A música fala sobre pegação. Tinha uma balada chamada Venice, que ficava perto da Vila Madalena. A gente batia ponto lá e o melhor dia era segunda-feira. A letra fala disso. A gente era a tropa de elite. A gente queria pegar geral na balada, não era a polícia. Depois, descobrimos que essa música era cantada pelos soldados no Bope durante os treinamentos. O pessoal do Bope falou para o diretor Fernando Padilha sobre a música. Então, o Padilha ouviu e se empolgou tanto que o nome do filme era ‘Bope – A Missão’, e ele trocou para ‘Tropa de Elite’ por causa da gente", explicaram.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
Nicko McBrain critica voz atual de Axl Rose e revela tentativa frustrada de reconciliação
A música do Led que parece fantasia, mas nasceu de uma bronca de Robert Plant com a polícia
A música do Slayer que produtor Ross Robinson considera tão boa quanto "Angel of Death"
Metallica divulga performance ao vivo de "Fade to Black"
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
O que Ronnie James Dio disse a Scott Ian cinco anos depois de um envelope por baixo da porta
Angela Gossow conta em detalhes como Lauren Hart se tornou vocalista do Arch Enemy
O megahit do Judas Priest inspirado em George Orwell que critica tecnologias de segurança
Led Zeppelin: "a" balada Stairway to Heaven
O dia que moto de Blaze Bayley foi incendiada enquanto ele fazia show com o Wolfsbane
A delicada música do Black Sabbath que Tony Iommi escolheu para seu casamento
O disco mais odiado do Metallica que Jimmy Page e Jack White adoraram
O clássico de sua carreira que Eric Clapton não curte: "Ainda não gosto, mas respeito"
Akira Takasaki (Loudness) sobe ao palco com o Angra para tocar clássico do Deep Purple

30 anos da morte de Renato Russo: confira 30 curiosidades que você não conhecia
30 anos de "Antichrist Superstar", de Marilyn Manson - 5 curiosidades
A provocação ao Arsenal que Derek Riggs incluiu na capa de "Somewhere in Time"
Cinco curiosidades sobre o Soilwork, uma das atrações do Bangers Open Air 2027
A música "lado b" do Iron Maiden que foi parar em trilha sonora de filme de terror
O curioso motivo que impedia a Ditadura de prender Rita Lee e os Mutantes


