A curiosa história por trás da música "Tropa de Elite", segundo Tihuana
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de janeiro de 2022
Ao contrário do que muitos podem imaginar, a música "Tropa de Elite", da banda Tihuana, não foi composta nem encomendada para o filme de mesmo nome, que foi lançado em 2007 e estrelou Wagner Moura no papel do icônico Capitão Nascimento.
Na verdade, a composição é fruto do disco "Ilegal", que saiu ainda no ano de 2000. De acordo com os então integrantes Roman Laurito e Fernando Baía, a história e a mensagem da música é bem diferente do que a maioria das pessoas pode esperar e tem a ver com balada e curtição. Confira abaixo a história, contada pela dupla no podcast Venus.
"As novas gerações acham até que a gente fez essa música para o filme. Ela teve um revival na época do filme, mas não tem nada a ver! Imagina se a gente ia fazer música para polícia! A música na verdade fala sobre nós, que somos cariocas, na época em que chegamos em São Paulo e estávamos deslumbrados com a noite paulista. A música fala sobre pegação. Tinha uma balada chamada Venice, que ficava perto da Vila Madalena. A gente batia ponto lá e o melhor dia era segunda-feira. A letra fala disso. A gente era a tropa de elite. A gente queria pegar geral na balada, não era a polícia. Depois, descobrimos que essa música era cantada pelos soldados no Bope durante os treinamentos. O pessoal do Bope falou para o diretor Fernando Padilha sobre a música. Então, o Padilha ouviu e se empolgou tanto que o nome do filme era ‘Bope – A Missão’, e ele trocou para ‘Tropa de Elite’ por causa da gente", explicaram.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Sepultura anuncia último show na Europa
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
O trecho de música dos Beatles "escondido" em clássico do Helloween
5 curiosidades que você não sabia sobre o saudoso Ace Frehley do Kiss
O dia que os Beatles cantaram para 12% da população mundial
A icônica banda de heavy metal que recusou baterista por conta da cor da bateria
Vocalista do Korn relembra por que começou a usar seu tradicional agasalho da Adidas
SOAD: quando Shavo quase matou Brent Hinds em briga na MTV
Compridas: As músicas mais longas de grandes bandas


