A curiosa história por trás da música "Tropa de Elite", segundo Tihuana
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de janeiro de 2022
Ao contrário do que muitos podem imaginar, a música "Tropa de Elite", da banda Tihuana, não foi composta nem encomendada para o filme de mesmo nome, que foi lançado em 2007 e estrelou Wagner Moura no papel do icônico Capitão Nascimento.
Na verdade, a composição é fruto do disco "Ilegal", que saiu ainda no ano de 2000. De acordo com os então integrantes Roman Laurito e Fernando Baía, a história e a mensagem da música é bem diferente do que a maioria das pessoas pode esperar e tem a ver com balada e curtição. Confira abaixo a história, contada pela dupla no podcast Venus.
"As novas gerações acham até que a gente fez essa música para o filme. Ela teve um revival na época do filme, mas não tem nada a ver! Imagina se a gente ia fazer música para polícia! A música na verdade fala sobre nós, que somos cariocas, na época em que chegamos em São Paulo e estávamos deslumbrados com a noite paulista. A música fala sobre pegação. Tinha uma balada chamada Venice, que ficava perto da Vila Madalena. A gente batia ponto lá e o melhor dia era segunda-feira. A letra fala disso. A gente era a tropa de elite. A gente queria pegar geral na balada, não era a polícia. Depois, descobrimos que essa música era cantada pelos soldados no Bope durante os treinamentos. O pessoal do Bope falou para o diretor Fernando Padilha sobre a música. Então, o Padilha ouviu e se empolgou tanto que o nome do filme era ‘Bope – A Missão’, e ele trocou para ‘Tropa de Elite’ por causa da gente", explicaram.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
Bruce Dickinson diz que prefere gravar novo álbum do Iron Maiden a fazer outra turnê
As 10 melhores músicas que Adrian Smith escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Baixista se manifesta pela primeira vez sobre retorno do Faith No More
Para Bruce Dickinson, um vocalista que não consegue mais cantar deixa de ser lendário
A opinião de Mark "Barney" Greenway, do Napalm Death, sobre Lemmy e o Motörhead
A banda dos anos 2000 que mais orgulhava Geddy Lee por seguir os passos do Rush
Edguy anuncia primeiro show em uma década e despedida
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
A condição que fez Edu Ardanuy não aceitar voltar ao Dr. Sin
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
Amy Lee justifica turnê do Evanescence só com vozes femininas
A banda que explodiu nos anos 90 e fez Robert Plant pensar em desistir
Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027


A música dos Ramones que reuniu integrantes de uma futura banda country
O clássico do hard rock que usou nome de canção de Frank Sinatra por ter tudo a ver
A banda de metal cujo show foi interrompido e deixou casa de shows fedendo por um ano
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Campeã da WWE, Stephanie Vaquer é fã de heavy metal e curte "Rust in Peace", do Megadeth
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


