Accept: Udo se despede da banda com o álbum "Predator" (vídeo).
Por Tchelo Emerson
Postado em 30 de março de 2022
O canal Metal Musikast está publicando uma série especial com resenhas em vídeo de todos os álbuns da banda Accept. Semelhante ao que é feito com músicas e letras do Iron Maiden no especial "Explicando Iron Maiden - Senjutsu", a série traz comentários, curiosidades e análises de cada álbum da grande banda alemã.
O vídeo inédito fala sobre o álbum "Predator", lançado em 15 de janeiro de 1996.
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.
A banda alemã já havia retornado com o vocalista original Udo Dirkschneider no álbum "Objection Overruled" e feito uma turnê como quarteto, já que o guitarrista Wolf Hoffmann não conseguiu trazer para as fileiras da banda um segundo guitarrista. Os alemães continuaram com essa formação no álbum "Death Row"
Para o álbum seguinte, o Accept não pode contar com o baterista Stefan Kaufmann, pois ele ainda não tinha se recuperado dos seus problemas na coluna vertebral.
O vocalista Udo Dirkschneider estava em fase de pré-produção de algumas músicas com Stefan Kaufmann na Alemanha e queria trazer o parceiro para integrar o Accept como guitarrista.
Wolf Hoffmann (guitarra) e Peter Baltes (baixo), juntamente com a empresária Gaby Hauke, não concordaram com isso, o que desagradou muito o vocalista.
Aliás, os desentendimentos entre Udo e os demais músicos e empresariamento não se limitaram a essa questão. O vocalista também não concordou com o direcionamento musical que foi escolhido pelos compositores principais, Wolf e Baltes. Udo achava que eles buscavam adequar a banda ao mercado musical e às tendências da época.
Por outro lado, Wolf disse em entrevistas da época que Udo não estava se dedicando o suficiente nos vocais, motivo pelo qual, segundo o guitarrista, eles acabaram utilizando as gravações de voz do baixista Peter Baltes em quatro músicas, o que também desagradou muito o vocalista original da banda.
Para a bateria, o Accept contou com Michael Cartellone, que fez um bom trabalho na gravação do disco.
O álbum foi gravado no 16th Avenue Sound Studios, localizado na cidade de Nashville, Tenesse, onde Wolf residia com a esposa-empresária.
Lembrando que Gaby Hauke, além de empresária, escrevia letras para o Accept sob o pseudônimo Deaffy.
"Predator" começa muito bem com um hard rock calcado no blues, "Hard Attack", com ótimo trabalho de guitarras de Wolf Hoffmann.
Segue com "Crossroads" em que Peter Baltes faz um dueto de vozes com Udo Dirkschneider. Na minha opinião, o resultado é muito bom, mas já vimos que a inserção de vocais do baixista decepcionou o vocalista.
"Making me Scream" soa moderna para a época, com guitarras influenciadas pela sonoridade de bandas como Pantera, para depois seguir num heavy metal pesado estilo Metallica, com riffs que lembram a forma de tocar de James Hetfield.
"Diggin i tje Dirt", Lay it Down", "It ain´t over Yet" e a faixa-título continuam demonstrando influências do metal alternativo praticado na segunda metade dos anos 90.
"Crucified" traz o Accept em sua melhor forma, com um "speed metal" que é característico dos primórdios da banda.
"Take out the Crime", Don't give a DAmn" e "Run through the Night" formam uma ótima sequência de hard/heavy que, se não supera os clássicos, pelo menos mantém uma certa qualidade ao material da banda.
Detalhe: "Take out the Crime" e "Run through the Night" têm Stefan Kaufmann como co-compositor.
Seria bom que o álbum tivesse terminado neste momento, mas a banda incluiu uma das piores músicas já feitas pelo Accept: "Primitive".
Trata-se de uma pavorosa tentativa de soar moderno na época em que a música eletrônica estava em voga. O som de bateria eletrônica e a falta de inspiração em geral tornam esta música completamente descartável.
No geral, trata-se de um bom álbum, desvalorizado pela própria banda, cujos integrantes tinham os olhos voltados para outros horizontes profissionais.
Além disso, o momento do mercado da música não era amigável com bandas de heavy metal tradicional como o Accept.
A banda encerrou suas atividades durante a turnê norte-americana e só voltaria com Udo no início dos anos 2000 para shows comemorativos em grandes festivais, sem continuidade.
O Accept só retornaria às suas atividades regulares com a entrada do vocalista Mike Tornillo (ex-TT Quick) e com o lançamento do excelente álbum "Blood of the Nations", em 20 de agosto de 2010, o que será tema para o próximo vídeo da série especial ACCEPT - DISCOGRAFIA COMENTADA, publicado no canal Metal Musikast no Youtube.
O vídeo é o décimo primeiro da série chamada "ACCEPT - DISCOGRAFIA COMENTADA", que vai abordar curiosidades sobre todos os álbuns da banda que desbravou a cena musical dos anos 70 e 80 para inaugurar um circuito para o heavy metal na Alemanha.
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps