Andre Matos: João Gordo virou amigo do vocalista no banheiro de uma festa
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de março de 2022
O músico brasileiro João Gordo participou do episódio 35 da "Doc B-Sides", série produzida pelo canal Andre Matos - Maestro do Rock – Documentary, que traz depoimentos de pessoas que conviveram com Andre Matos. Durante a sua participação, o vocalista do Ratos de Porão contou como conheceu o saudoso Andre.
Antes de contar a história, João Gordo relembrou que brincava com Andre, por causa de sua semelhança física com Steve Perry, ex-vocalista do Journey. "Quando passava clipe do Journey [na MTV, onde João trabalhou], eu falava que era o Andre e quando passava clipe do Andre eu falava que era o Journey. Isso por um tempão, sem conhecer ele".
Na sequência, João contou como ficou amigo de Andre Matos. "Aí um dia eu fui mijar numa festa e dei de cara com ele no banheiro. A gente deu um puta abraço e a gente ficou amigo, cara."
Em outro trecho do vídeo, João Gordo narrou uma situação inusitada, que aconteceu em um festival na Europa. "Uma vez a gente estava tocando em um festival gigantesco lá na Espanha e [o Andre] estava tocando... não sei se era o Angra, ou se era outra banda dele, ou se era ele solo e ia tocar o Ratos De Porão (...). Eu fui lá no palco assistir ele. Aí, eu ficava no palco lá assim, cara, tá ligado, e o pessoal lá embaixo, aqueles metaleiros, um mar de gente, o pessoal tudo [gritando] ‘Ratos, Ratos’. Eu [pensei]: ‘Caralho, né cara. Os caras me reconheceram aqui, deixa eu até sair’. Depois que eu me liguei que não era 'Ratos' [que o público estava gritando], era 'Matos' (...). O cara assim, é realmente um ícone do estilo".
João também relembrou outra história, porém, muito mais triste: o seu último encontro com Andre, que aconteceu dia 1 de junho de 2019, no Armageddon Metal Fest, realizado em Joinville (Santa Catarina). "Eu não sabia que o Shaman ia tocar, porque eu sou ‘mó’ desinformado dos bagulho, mas quando eu soube que ele estava lá, tocando com o Shaman, falei ‘Bom, preciso ver o Andre, né?’ (...). Eu já abracei ele e falei ‘puta cara, que saudade’ (...) Aí batemos umas fotos, demos risadas, só que ele tinha que voltar pro show e foi isso aí".
Uma semana após o mencionado encontro, Andre faleceu. E João diz que não se conforma até hoje. "A hora que eu cheguei de manhã em Vitória (Espírito Santo), o roadie do Ratos falou ‘Meu, tenho uma notícia aqui que acho que você não vai gostar’. Eu falei ‘O que foi?’. [Ele disse] ‘Cara, eu acho que o Andre morreu’. [Eu falei] ‘Como assim, o Andre morreu cara?’. Até hoje eu não me conformo, velho, saca? Eu chorei pra caralho, a minha esposa, que era muito amiga dele, também ficou muito mal, sabe? E até hoje a gente não se conforma, a gente acha que o cara tá aí, por aí tocando, saca? Não é possível que o Andre tenha partido".
O vídeo completo pode ser assistido no player a seguir.
Andre Matos nasceu em 14 de setembro de 1971. Conhecido como "Maestro", começou na música muito cedo, com a banda Viper. Alguns anos depois, partiu para o Angra e no início dos anos 2000, fundou o Shaman. O vocalista, dono da maior voz do metal brasileiro, gravou grandes clássicos da música pesada nacional, com destaque para "Soldiers Of Sunrise", "Theatre Of Fate" (Viper), "Angels Cry", "Holy Land" (Angra) e "Ritual" (Shaman). O músico faleceu repentinamente dia 8 de junho de 2019, aos 47 anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps