Andre Matos: João Gordo virou amigo do vocalista no banheiro de uma festa
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de março de 2022
O músico brasileiro João Gordo participou do episódio 35 da "Doc B-Sides", série produzida pelo canal Andre Matos - Maestro do Rock – Documentary, que traz depoimentos de pessoas que conviveram com Andre Matos. Durante a sua participação, o vocalista do Ratos de Porão contou como conheceu o saudoso Andre.
Antes de contar a história, João Gordo relembrou que brincava com Andre, por causa de sua semelhança física com Steve Perry, ex-vocalista do Journey. "Quando passava clipe do Journey [na MTV, onde João trabalhou], eu falava que era o Andre e quando passava clipe do Andre eu falava que era o Journey. Isso por um tempão, sem conhecer ele".
Na sequência, João contou como ficou amigo de Andre Matos. "Aí um dia eu fui mijar numa festa e dei de cara com ele no banheiro. A gente deu um puta abraço e a gente ficou amigo, cara."
Em outro trecho do vídeo, João Gordo narrou uma situação inusitada, que aconteceu em um festival na Europa. "Uma vez a gente estava tocando em um festival gigantesco lá na Espanha e [o Andre] estava tocando... não sei se era o Angra, ou se era outra banda dele, ou se era ele solo e ia tocar o Ratos De Porão (...). Eu fui lá no palco assistir ele. Aí, eu ficava no palco lá assim, cara, tá ligado, e o pessoal lá embaixo, aqueles metaleiros, um mar de gente, o pessoal tudo [gritando] ‘Ratos, Ratos’. Eu [pensei]: ‘Caralho, né cara. Os caras me reconheceram aqui, deixa eu até sair’. Depois que eu me liguei que não era 'Ratos' [que o público estava gritando], era 'Matos' (...). O cara assim, é realmente um ícone do estilo".
João também relembrou outra história, porém, muito mais triste: o seu último encontro com Andre, que aconteceu dia 1 de junho de 2019, no Armageddon Metal Fest, realizado em Joinville (Santa Catarina). "Eu não sabia que o Shaman ia tocar, porque eu sou ‘mó’ desinformado dos bagulho, mas quando eu soube que ele estava lá, tocando com o Shaman, falei ‘Bom, preciso ver o Andre, né?’ (...). Eu já abracei ele e falei ‘puta cara, que saudade’ (...) Aí batemos umas fotos, demos risadas, só que ele tinha que voltar pro show e foi isso aí".
Uma semana após o mencionado encontro, Andre faleceu. E João diz que não se conforma até hoje. "A hora que eu cheguei de manhã em Vitória (Espírito Santo), o roadie do Ratos falou ‘Meu, tenho uma notícia aqui que acho que você não vai gostar’. Eu falei ‘O que foi?’. [Ele disse] ‘Cara, eu acho que o Andre morreu’. [Eu falei] ‘Como assim, o Andre morreu cara?’. Até hoje eu não me conformo, velho, saca? Eu chorei pra caralho, a minha esposa, que era muito amiga dele, também ficou muito mal, sabe? E até hoje a gente não se conforma, a gente acha que o cara tá aí, por aí tocando, saca? Não é possível que o Andre tenha partido".
O vídeo completo pode ser assistido no player a seguir.
Andre Matos nasceu em 14 de setembro de 1971. Conhecido como "Maestro", começou na música muito cedo, com a banda Viper. Alguns anos depois, partiu para o Angra e no início dos anos 2000, fundou o Shaman. O vocalista, dono da maior voz do metal brasileiro, gravou grandes clássicos da música pesada nacional, com destaque para "Soldiers Of Sunrise", "Theatre Of Fate" (Viper), "Angels Cry", "Holy Land" (Angra) e "Ritual" (Shaman). O músico faleceu repentinamente dia 8 de junho de 2019, aos 47 anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante

Sander Gommans (After Forever, HDK, Trillium) presta homenagem a Andre Matos
Produtor gringo opina sobre Andre Matos: "Se você não gosta, é porque é true demais"
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
All Metal Stars BR: Priester, Ardanuy e Bianchi anunciam turnê em homenagem a Andre Matos
Herman Li: "sem Angra, não existiria Dragonforce", diz guitarrista


