Estudo conclui que 62% dos fãs de metal não separam músico de sua arte
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de março de 2022
Não são raros os casos em que algum rockstar apresenta algum comportamento controverso e muitos fãs deixam de acompanhar seu trabalho por não conseguirem separar o músico de sua arte. Uma pesquisa recente conduzida pela TickPick mostrou que no caso dos que gostam de heavy metal, essa porcentagem de indivíduos que não fazem essa separação chega a 62%.
Entre os 19 estilos musicais avaliados, o heavy metal ficou na 15ª posição no ranking de "não conseguir separar músico de sua arte". As três primeiras posições foram ocupadas pelos apreciadores de folk, gospel e jazz respectivamente.
Ainda de acordo com o levantamento, os homens são mais propensos do que as mulheres na hora de assumir posicionamento mais radical em relação ao artista. Dessa forma, 47% dos entrevistados do sexo masculino disseram que parariam de apoiar músicos envolvidos em controversias, contra 37% das mulheres. Os millennials por sua vez são mais propensos do que a geração X ou os baby boomers a serem radicais também, por margens semelhantes.
Quando se trata de reagir à má conduta do artista, há uma variedade de coisas que os fãs fizeram. Os mais comuns foram os seguintes:
- Pararam de ouvir suas músicas (62%)
- Pararam de usar seus merchandisings (48%)
- Deixou sua comunidade de fãs online (39%)
- Se livrou de ingressos para shows já comprados (38%)
- Descartou ou excluiu álbuns ou músicas (36%)
- Deixei de segui-los nas redes sociais (30%)
A pesquisa também fala sobre a cultura do cancelamento e como isso é uma realidade hoje em dia. "O discurso em torno dessa prática tem sido um tema quente há vários anos. Alguns argumentam que as massas online foram longe demais ao atacar celebridades por transgressões passadas ou atuais, ao mesmo tempo em que questionam se o cancelamento tem algum efeito duradouro. Outros sustentam que o que alguns chamam de cultura do cancelamento é realmente apenas a responsabilidade há muito atrasada dos privilegiados", conclui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps