Excluídos: banda paulista de punk rock lança clipe "Elas São Feministas"
Por Fernando Hound
Postado em 12 de março de 2022
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Os Excluídos, banda paulista de punk rock com mais de 20 anos de estrada, lança nesta terça-feira (8) o vídeo clipe da música "Elas São Feministas". A canção é uma homenagem à luta feminina por igualdade, respeito e direitos iguais.
O som traz os elementos já tradicionais das músicas dos Excluídos, com uma forte preocupação na construção da letra e na harmonia e melodia. Assim, o lançamento apresenta frases e levadas instrumentais muito bem trabalhadas em conjunto com arranjos de vocais e backing vocals melodiosos. Outro detalhe na construção da música é sua pegada dançante, com uma pegada que remete ao powerpop, uma aposta muito interessante e que casou muito bem com o punk rock do quarteto.
Preocupada em falar sobre assuntos relevantes no atual momento sócio político do mundo e, principalmente, do país, a banda não se eximiu em levantar o assunto feminismo, contudo com o devido cuidado que a pauta merece. Na parte da poesia, o grupo canta como observadores e apoiadores das ideias feministas, destacando que o protagonismo da luta é das mulheres.
Responsável pela música e letra, Ronaldo Lopes, vocalista e guitarrista dos Excluídos, conta que a inspiração para a canção veio de sua vivência pessoal. "Eu namoro uma mulher, que vem de uma família de feministas, a mãe dela faz parte da ‘União de Mulheres de São Paulo’ desde o começo, e as filhas dela também já se identificam com o feminismo. Então, convivendo com elas deu para ter um pouco mais de noção de como elas, sendo mulheres e sendo feministas, enxergam e vivem isso, além do que a gente lia ou ouvia falar de feminismo. Então, além do momento atual, essa experiência doméstica foi a inspiração para a música."
Para Ronaldo, a maior dificuldade em abordar o assunto foi encontrar a melhor forma de escrever esse posicionamento. "É difícil você ser uma banda de quatro caras falando de um assunto que você pode falar como espectador, mas deixar o protagonismo para quem vive e é protagonista dessa luta. Mesmo que estejamos juntos com elas nessa luta, o protagonismo é delas. E encontrar o tom certo para passar isso foi a parte mais difícil, mas no final, eu acho que chegou num ponto muito bom, que era exatamente o que nós gostaríamos de expressar", completou Ronaldo.
O videoclipe é 100% de autoria de Dani Monteiro, que já tinha trabalhado com a banda no clipe de "Não Passarão Jamais", e foi responsável pela direção, produção e montagem, além de também atuar.
Com total liberdade para criar e produzir, ela convidou Natália Matos, Mari Ramone e Monique Sossai para colaborar na produção e atuação do vídeo. Completam o time de produção Felipe Faia e Gabriel Sossai.
Filmado em vários pontos da cidade de São Paulo, a obra mostra a relação das mulheres com a cidade e formas de representar suas reivindicações, intercalado com registros de manifestações feministas.
"Elas São Feministas" estará presente no próximo disco de estúdio dos Excluídos, "Filhos da Desilusão", que tem lançamento marcado para 17 de março.
O show de lançamento do disco acontece no dia 19 de março no Hangar 110, ao lado das bandas Corazones Muertos e Os Roucos. Além de discotecagem de Bruno Gringo e Lari Bonilha. Os ingressos antecipados e com desconto para o show já estão à venda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
5 coisas que todo fã do Iron Maiden precisa ficar explicando toda hora
Floor Jansen salvou a carreira do Nightwish, segundo Tuomas Holopainen
O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
O álbum do Megadeth que Dave Mustaine considera um desastre
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
Beatles marca grande anúncio para amanhã com contagem regressiva e mensagem misteriosa
A banda que o Metallica praticamente destruiu em uma turnê pelos EUA
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
Ouça Serj Tankian (System of a Down) cantando "I'm Afraid of Americans", de David Bowie
Canal gringo esmiúça "Carolina IV" do Angra: "Tem todos os instrumentos aqui!"
Cocô no moshpit gera crise de vômito coletivo durante show na Nova Zelândia
O álbum do Angra inspirado na maior fake news de todos os tempos
Noisecreep: os 10 clipes mais assustadores do heavy metal
Edu Falaschi: o fax com convite de seleção para o Iron Maiden



Jimmy Page diz quem é o melhor guitarrista solo da história: "Não chego aos pés dele"
Teoria da conspiração: teria The Rev do A7X cometido suicídio?
G.G. Allin: o extremo dos extremos
Antes de morrer, John Lennon contou para Pelé que não sabia quanto tempo de vida tinha
O dia que hospital dos EUA julgou que RPM não tinha grana e Paulo Ricardo mostrou fortuna
Dave Mustaine, do Megadeth, explica por que não toca "The Conjuring"



