Brian May fala sobre sua guitarra feita em casa e uso de moeda como palheta
Por André Garcia
Postado em 23 de abril de 2022
Quando se fala em Queen, a primeira coisa que vem à cabeça é Freddie Mercury, a segunda é Brian May — o icônico guitarrista do eterno cabelo de moita e seu inconfundível instrumento, tão único que tem até nome: Red Special.
Em entrevista para a Radio X, May respondeu às perguntas mais buscadas sobre ele no Google. As primeiras foram a respeito de sua primeira guitarra, construída por ele em casa com o pai, e sobre seu peculiar uso de uma moeda como palheta.
Do que é feita a guitarra do Brian May?
Brian May: Minha guitarra foi feita com partes que algumas pessoas considerariam lixo. Parte é de uma antiga lareira, que é o braço, [o corpo] é um pedaço de carvalho que veio de uma muito antiga mesa que estava no quarto vago do meu pai. A alavanca foi feita com um pedaço de aço de baixo carbono que eu cortei, o suporte veio do cargueiro de uma bicicleta, e tem um pedaço de uma agulha de costura da minha mãe na ponta. As molas eu tirei da válvula de uma motocicleta, uma Norton 500cc, se não me engano. Ela foi feita assim porque eu não tinha dinheiro para comprar uma guitarra. Ela é assim, e ainda funciona, e ainda existe.
Por que Brian May usa uma moeda para tocar?
Brian May: Eu uso uma moeda para tocar guitarra porque tem uma pegada e uma sonoridade característica. Quando eu estava aprendendo a tocar, eu usava palhetas macias. Com o passar do tempo, fui usando palhetas cada vez mais duras porque eu gosto de sentir a resposta das cordas nos dedos. Um dia eu decidi usar algo que não fosse flexível, que fosse completamente rígido, então simplesmente peguei uma moeda e funcionou para mim. Encaixou bem na minha mão e, de quebra, se você virar ela de lado num certo ângulo, você tem um som serrado que é como uma consoante para a fala. Eu sempre encarei a guitarra como uma voz.
Brian May possui inúmeras réplicas da Red Special, mas é a original que ele sempre que pode leva consigo pela estrada. Com isso ele precisa tocar cuidados redobrados para evitar que ela seja danificada ou pior, roubada (como aconteceu com o "baixo-violino" original de Paul McCartney).
A Red Special original em 1998 foi reformada usando o máximo possível de materiais da época de sua construção. Novas reformas foram feitas em 2005 e 2016.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Tommy Clufetos não ficou magoado com exclusão de álbum do Black Sabbath
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
As únicas três canções dos Beatles que Frank Zappa curtia; "apenas um bom grupo comercial"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum


A canção do Queen que fez Freddie Mercury se tornar uma pessoa querida de Elton John
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
O que aconteceu nas últimas 48 horas de vida de Freddie Mercury
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
O álbum gravado sob intensa tristeza que se tornou um dos maiores do Queen, conforme Brian May
O músico que Freddie Mercury considerava o maior de todos os tempos
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Europe: toco de Lemmy, pito de Freddie, mijada com Axl Rose


