Brian May fala sobre sua guitarra feita em casa e uso de moeda como palheta
Por André Garcia
Postado em 23 de abril de 2022
Quando se fala em Queen, a primeira coisa que vem à cabeça é Freddie Mercury, a segunda é Brian May — o icônico guitarrista do eterno cabelo de moita e seu inconfundível instrumento, tão único que tem até nome: Red Special.
Em entrevista para a Radio X, May respondeu às perguntas mais buscadas sobre ele no Google. As primeiras foram a respeito de sua primeira guitarra, construída por ele em casa com o pai, e sobre seu peculiar uso de uma moeda como palheta.
Do que é feita a guitarra do Brian May?
Brian May: Minha guitarra foi feita com partes que algumas pessoas considerariam lixo. Parte é de uma antiga lareira, que é o braço, [o corpo] é um pedaço de carvalho que veio de uma muito antiga mesa que estava no quarto vago do meu pai. A alavanca foi feita com um pedaço de aço de baixo carbono que eu cortei, o suporte veio do cargueiro de uma bicicleta, e tem um pedaço de uma agulha de costura da minha mãe na ponta. As molas eu tirei da válvula de uma motocicleta, uma Norton 500cc, se não me engano. Ela foi feita assim porque eu não tinha dinheiro para comprar uma guitarra. Ela é assim, e ainda funciona, e ainda existe.
Por que Brian May usa uma moeda para tocar?
Brian May: Eu uso uma moeda para tocar guitarra porque tem uma pegada e uma sonoridade característica. Quando eu estava aprendendo a tocar, eu usava palhetas macias. Com o passar do tempo, fui usando palhetas cada vez mais duras porque eu gosto de sentir a resposta das cordas nos dedos. Um dia eu decidi usar algo que não fosse flexível, que fosse completamente rígido, então simplesmente peguei uma moeda e funcionou para mim. Encaixou bem na minha mão e, de quebra, se você virar ela de lado num certo ângulo, você tem um som serrado que é como uma consoante para a fala. Eu sempre encarei a guitarra como uma voz.
Brian May possui inúmeras réplicas da Red Special, que leva consigo pela estrada. A original é mantida muito bem guardada, usada apenas em ocasiões especiais para evitar que seja danificada ou pior, roubada (como aconteceu com o "baixo-violino" original de Paul McCartney). Em 1998, ela foi restaurada usando o máximo possível de materiais da época de sua construção. Novas reformas foram feitas em 2005 e 2016.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps