Resenha - Only Passing Through - Pattern-Seeking Animals
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 13 de abril de 2022
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Foi por pouco, mas o supergrupo estadunidense de rock progressivo Pattern-Seeking Animals, derivado do Spock's Beard, não conseguiu manter a promessa de lançar um disco por ano: 2021 passou em branco. Mas tudo bem, sabemos que não tá fácil pra ninguém, muito menos para músicos.
Neste terceiro lançamento, de nome Only Passing Through, o quarteto continua de onde o trabalho anterior, Prehensile Tales, parou.
Há uma divisão, talvez não premeditada, entre faixas mais técnicas e pesadas ("I Can't Stay Here Anymore", "Much Ado", "Said the Stranger") e outras mais leves e orgânicas ("Rock Paper Sissors", a "Only Passing Through"). Para quem se sacia com ambas as facetas, a pedida é "Here with You with Me", o melhor casamento dessas metades.
Isso não nos priva de pontos fora da curva; a própria abertura "Everdark Mountain" vem com elementos folk que estabelecem uma ponte com "Why Don't We Run", do segundo lançamento. "Time Has a Way", a épica da vez, justifica sua duração com 13 minutos dinâmicos, empolgantes e densos, jogando folk e ska para bater com o progressivo no liquidificador.
As faixas bônus parecem ter sido selecionadas a dedo, pois exploram terrenos francamente pop, numa pegada teoricamente parecida com a do supergrupo Flying Colors, mas que na prática acabou percorrendo um caminho levemente diferente, próximo de um Genesis. "I'm Not Alright" é mais calcada na crueza, corrompida apenas pelo violão, mas "Just Another Day at the Beach" é tão comercialesca (mas ainda assim ótima!) que deveria ser lançada como single, embora promova uma faceta não muito característica do quarteto.
Dentro da média desta nova porém já prolífica banda, Only Passing Through não é nada estupendo, e talvez nem supere o lançamento anterior, mas um grupo que se propõe a fazer discos anualmente está aberta a este risco. No caso do Pattern-Seeking Animals, um nome ótimo que lança trabalhos ótimos, o "risco" é demorar a lançar algo espetacular.
Abaixo, o clipe de "I Can't Stay Here Anymore".
FONTE: Sinfonia de Ideias
https://sinfoniadeideias.wordpress.com/2022/04/12/resenha-only-passing-through-pattern-seeking-animals/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"

Iron Maiden e os gigantes que abriram seus shows: "Era difícil entrar depois deles"
Fotos de Infância: Evanescence
Corey Taylor: Não podíamos trabalhar junto com Jordison
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1985
James Hetfield, do Metallica, admite que não aguenta o pretensioso Jon Bon Jovi
O único compositor brasileiro na história que foi gravado por Elvis Presley


