Resenha - Only Passing Through - Pattern-Seeking Animals
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 13 de abril de 2022
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Foi por pouco, mas o supergrupo estadunidense de rock progressivo Pattern-Seeking Animals, derivado do Spock's Beard, não conseguiu manter a promessa de lançar um disco por ano: 2021 passou em branco. Mas tudo bem, sabemos que não tá fácil pra ninguém, muito menos para músicos.
Neste terceiro lançamento, de nome Only Passing Through, o quarteto continua de onde o trabalho anterior, Prehensile Tales, parou.
Há uma divisão, talvez não premeditada, entre faixas mais técnicas e pesadas ("I Can't Stay Here Anymore", "Much Ado", "Said the Stranger") e outras mais leves e orgânicas ("Rock Paper Sissors", a "Only Passing Through"). Para quem se sacia com ambas as facetas, a pedida é "Here with You with Me", o melhor casamento dessas metades.
Isso não nos priva de pontos fora da curva; a própria abertura "Everdark Mountain" vem com elementos folk que estabelecem uma ponte com "Why Don't We Run", do segundo lançamento. "Time Has a Way", a épica da vez, justifica sua duração com 13 minutos dinâmicos, empolgantes e densos, jogando folk e ska para bater com o progressivo no liquidificador.
As faixas bônus parecem ter sido selecionadas a dedo, pois exploram terrenos francamente pop, numa pegada teoricamente parecida com a do supergrupo Flying Colors, mas que na prática acabou percorrendo um caminho levemente diferente, próximo de um Genesis. "I'm Not Alright" é mais calcada na crueza, corrompida apenas pelo violão, mas "Just Another Day at the Beach" é tão comercialesca (mas ainda assim ótima!) que deveria ser lançada como single, embora promova uma faceta não muito característica do quarteto.
Dentro da média desta nova porém já prolífica banda, Only Passing Through não é nada estupendo, e talvez nem supere o lançamento anterior, mas um grupo que se propõe a fazer discos anualmente está aberta a este risco. No caso do Pattern-Seeking Animals, um nome ótimo que lança trabalhos ótimos, o "risco" é demorar a lançar algo espetacular.
Abaixo, o clipe de "I Can't Stay Here Anymore".
FONTE: Sinfonia de Ideias
https://sinfoniadeideias.wordpress.com/2022/04/12/resenha-only-passing-through-pattern-seeking-animals/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Limp Bizkit retorna aos palcos com tributo a Sam Rivers e novo baixista
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
O álbum do AC/DC que é o favorito de Angus Young, guitarrista da banda
Nazareth: um elogio à pertinácia
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound

Para Lobão, a maior banda de rock do mundo dos dias de hoje é brasileira
O Whiplash.Net protege quem anuncia no site?
O hino do Rock que Max Cavalera odiava e só foi compreender quando ficou velho
Roqueiros conservadores: a direita do rock na revista Veja
Pink Floyd - Perguntas e respostas e curiosidades
A lendária cantora que Eric Clapton detesta: "Reconheço, mas não me faz sentir nada"


