Apesar de achar que o rock morreu, Gene Simmons gosta de uma banda da nova geração
Por Mateus Ribeiro
Postado em 31 de maio de 2022
O lendário Gene Simmons atacou de coveiro mais uma vez e decretou que o rock está morto, desta vez, durante entrevista concedida à Spin Magazine. Como vocês sabem, esta não foi a primeira (e dificilmente, será a última) vez que o baixista/vocalista do Kiss enterrou o estilo musical que possui milhões de fãs espalhados pelo mundo.
Embora ache que o rock bateu as botas, o icônico frontman do Kiss acredita que existem bons artistas e bandas no universo do rock and roll. Uma dessas bandas surgiu há menos de 15 anos e possui uma legião de haters na Internet. "O rock está morto. As crianças estão ouvindo música eletrônica e coisas do tipo Tame Impala, que eu gosto bastante. O Ghost é interessante", disse Gene, se referindo ao grupo fundado e liderado pelo músico sueco Tobias Forge.
No entanto, Gene acha que as novas bandas não terão as mesmas chances que os nomes do passado, entre outros fatores, pelo apoio (financeiro) que as gravadoras forneciam. "Há algumas coisas boas por aí, mas eles não vão ter a chance que tivemos. Eles não tinham uma gravadora que colocava cartazes por aí, te dava adiantamentos que você nunca teria que devolver, para que você pudesse se dedicar em tempo integral a essa coisa. Como você faz isso se está distribuindo sua música por 1/100 de um centavo para download? Como você paga o aluguel? Como você compra o gás? Então, há aquele ciclo vicioso de que somos uma banda nova, não ganhamos dinheiro, ninguém sabe quem somos. Vamos distribuir nossa música de graça e esperar que tenhamos fãs suficientes para que possamos sair e tocar em clubes para ganhar dinheiro suficiente para dirigir até a próxima cidade".
"O modelo está quebrado"
Na sequência, Gene falou sobre a importância do dinheiro na arte. "O modelo está quebrado. Quantos supermercados e lojas, varejo e companhias aéreas existiriam se você pudesse simplesmente entrar, colocar um centavo e sair com coisas? Quanto tempo você acha que essas empresas ficariam no negócio? E o que te faz pensar que estar em uma banda ou fazer música é outra coisa além de um negócio? Não quero dizer isso para simplificar ou negar. Tudo precisa de combustível. Precisamos de ar e água, enquanto músicos, escritores e pintores precisam de dinheiro", finalizou.
A banda Kiss, que está em sua última turnê, passou pelo Brasil há algumas semanas. O quarteto tocou em São Paulo, Ribeirão Preto, Curitiba e Porto Alegre. Apesar da "End Of The Road" ser o fim da linha para o grupo, Gene Simmons pretende continuar se apresentando ao vivo, porém, sem as maquiagens e fantasias que ostentou por décadas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps