Joakim Brodén explica a razão simples do Sabaton desistir dos empresários
Por Emanuel Seagal
Postado em 31 de maio de 2022
Joakim Brodén, vocalista da banda sueca Sabaton, participou do The Back Lounge, podcast do canal Tank The Tech, onde explicou a decisão do grupo de não ter empresários, algo incomum para um grupo do seu porte, um dos mais bem sucedidos nomes da música pesada no país.
"Tentamos duas vezes envolver pessoas por períodos muito curtos, mas nunca funcionou de verdade. No começo, não é por escolha, mas por necessidade. Queríamos um empresário que tivesse algumas conexões que poderiam nos ajudar a atingir nossos objetivos mais rapidamente, na época, mas agora, não, estamos felizes onde estamos. Ninguém vai se importar tanto com o Sabaton quanto nós, mas seria injusto dizer que somos apenas nós da banda fazendo isso. Nós meio que construímos uma organização que parcialmente faz o gerenciamento da banda. Então, temos pessoas, é claro, nos ajudando e nos aconselhando", contou.
O aspecto "faça você mesmo" dos suecos engloba também a parte de merchandising, uma decisão impensável para outras bandas se considerar a quantidade de itens na lojinha da banda como camisetas, moletons, roupas infantis, jogos de tabuleiro, bandeiras, toalhas, coolers, canecas, patches, adesivos, e claro, o óculos, marca registrada" do vocalista Joakin Brodén.
"Entendo porque outras bandas não fazem isso (gerenciar o merchandise), porque é trabalho pra caralh* (risos), mas é a mesma situação, tentamos ter outras pessoas em um certo momento, mas não estávamos felizes com os resultados, então foi mais ou menos o mesmo problema que tivemos com o management. Não estávamos felizes com o que estávamos recebendo, então tivemos que construir nossa própria infraestrutura e fazer as coisas nessa parte também. O que agora, olhando em retrospecto, é muito bom…", afirmou.
Joakim aproveitou para dar o devido crédito ao baixista Pär Sundström, dizendo: "É a sorte de ter alguém como ele na banda (risos). Eu me lembro de alguns anos atrás, ele me ligou e disse, 'Cara, nós temos que fazer algo. Posso marcar um show em algum lugar?' Estávamos em período de composição, e eu estava ocupado, já que geralmente lido com a maior parte do lado musical e ele com a maior parte dos negócios. Ele me ligou e disse: 'Estou pouco estimulado, preciso fazer alguma coisa. Podemos marcar um show? Podemos fazer algo?' E eu, tipo, 'Sim. Podemos fazer algo. Estou indo muito bem com as composições', e perguntei: 'Então, o que você está fazendo hoje?' 'Ah! Acordei às sete. Tomei café da manhã, assisti o noticiário, trabalhei, depois almocei na cidade, depois voltei ao trabalho, e agora são cinco horas e não tenho nada pra fazer.' Então, eu, tipo, 'Você basicamente descreveu um dia de trabalho de nove horas e não se sente estimulado? O que raios há de errado contigo?' (risos)"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
A música do Montrose que serviu de referência para clássico do Saxon
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
John Petrucci destaca influência de Maiden e Metallica na relação do Dream Theater com os fãs
Sabaton lança versão sinfônica do álbum "The War To End All Wars"
As 50 melhores músicas de 2025 segundo a Metal Hammer
O festival em que Steve Harris implorou para tocar; "fico em qualquer hotel", disse
Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
As duas bandas que Fabio Lione não gosta: "Power metal já deu o que tinha que dar"


