Joakim Brodén explica a razão simples do Sabaton desistir dos empresários
Por Emanuel Seagal
Postado em 31 de maio de 2022
Joakim Brodén, vocalista da banda sueca Sabaton, participou do The Back Lounge, podcast do canal Tank The Tech, onde explicou a decisão do grupo de não ter empresários, algo incomum para um grupo do seu porte, um dos mais bem sucedidos nomes da música pesada no país.
"Tentamos duas vezes envolver pessoas por períodos muito curtos, mas nunca funcionou de verdade. No começo, não é por escolha, mas por necessidade. Queríamos um empresário que tivesse algumas conexões que poderiam nos ajudar a atingir nossos objetivos mais rapidamente, na época, mas agora, não, estamos felizes onde estamos. Ninguém vai se importar tanto com o Sabaton quanto nós, mas seria injusto dizer que somos apenas nós da banda fazendo isso. Nós meio que construímos uma organização que parcialmente faz o gerenciamento da banda. Então, temos pessoas, é claro, nos ajudando e nos aconselhando", contou.
O aspecto "faça você mesmo" dos suecos engloba também a parte de merchandising, uma decisão impensável para outras bandas se considerar a quantidade de itens na lojinha da banda como camisetas, moletons, roupas infantis, jogos de tabuleiro, bandeiras, toalhas, coolers, canecas, patches, adesivos, e claro, o óculos, marca registrada" do vocalista Joakin Brodén.
"Entendo porque outras bandas não fazem isso (gerenciar o merchandise), porque é trabalho pra caralh* (risos), mas é a mesma situação, tentamos ter outras pessoas em um certo momento, mas não estávamos felizes com os resultados, então foi mais ou menos o mesmo problema que tivemos com o management. Não estávamos felizes com o que estávamos recebendo, então tivemos que construir nossa própria infraestrutura e fazer as coisas nessa parte também. O que agora, olhando em retrospecto, é muito bom…", afirmou.
Joakim aproveitou para dar o devido crédito ao baixista Pär Sundström, dizendo: "É a sorte de ter alguém como ele na banda (risos). Eu me lembro de alguns anos atrás, ele me ligou e disse, 'Cara, nós temos que fazer algo. Posso marcar um show em algum lugar?' Estávamos em período de composição, e eu estava ocupado, já que geralmente lido com a maior parte do lado musical e ele com a maior parte dos negócios. Ele me ligou e disse: 'Estou pouco estimulado, preciso fazer alguma coisa. Podemos marcar um show? Podemos fazer algo?' E eu, tipo, 'Sim. Podemos fazer algo. Estou indo muito bem com as composições', e perguntei: 'Então, o que você está fazendo hoje?' 'Ah! Acordei às sete. Tomei café da manhã, assisti o noticiário, trabalhei, depois almocei na cidade, depois voltei ao trabalho, e agora são cinco horas e não tenho nada pra fazer.' Então, eu, tipo, 'Você basicamente descreveu um dia de trabalho de nove horas e não se sente estimulado? O que raios há de errado contigo?' (risos)"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Ex-vocalista se recusa a autografar último álbum que gravou com o Fear Factory
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
Iron Maiden saberá a hora de encerrar suas atividades, segundo Dave Murray
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
A música quase descartada que se tornou a tablatura de guitarra mais pesquisada no mundo
Os músicos que entrariam na pior banda do mundo da história, segundo Regis Tadeu
Exodus lança a surpreendente "Goliath", faixa-título de seu novo disco
Vocalista Brian Ross (Satan, Blitzkrieg) passará por "cirurgia para salvar sua vida"
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco

Sabaton lança versão sinfônica do álbum "The War To End All Wars"
As 50 melhores músicas de 2025 segundo a Metal Hammer
O festival em que Steve Harris implorou para tocar; "fico em qualquer hotel", disse
Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer


