Dorsal Atlântica: A curiosa inspiração para a capa do álbum "2012"
Por Tchelo Emerson
Postado em 30 de junho de 2022
O canal Metal Musikast está publicando uma série especial de vídeos que trazem informações e curiosidades sobre o álbum "2012", da banda Dorsal Atlântica, com a participação especial do próprio Carlos Lopes, fundador, principal compositor, vocalista e guitarrista da banda que foi uma das pioneiras do metal no Brasil.
O terceiro episódio traz comentários sobre os detalhes da capa do álbum, que acabou de ser relançado numa versão em vinil amarelo 180g pelos selos La Ursa Discos e CKD Discos, sediados em Olinda/PE. A versão comemorativa de 10 anos do seu lançamento original traz 1 pôster, 1 fanzine, 2 cartões postais, 1 patch e 1 adesivo.
Dorsal Atlântica - Mais Novidades
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.
A capa do álbum "2012" traz a foto de um rosto masculino, com cabelos compridos e pele envelhecida, coroado com um cinto de projéteis de arma de fogo.
Em "2012 - Resenha Completa - Carlos Lopes - Ep. 3", o líder de uma das bandas pioneiras da música pesada brasileira começa esclarecendo que a inspiração para a capa do disco partiu da ideia do Sudário de Turim: "O Sudário está ligado ao [conceito] do que é verdade, o que é mentira, 'fake news' e da fé".
Carlos Lopes explica que pouco antes de começar a compor as músicas que fariam parte do álbum "2012" ele assistiu um documentário sobre o Sudário de Turim, que é um tecido que muitos acreditaram ter sido o pano que serviu de mortalha para Jesus Cristo após a sua crucificação, cuja autenticidade sempre foi questionada e foi objeto de investigação, mas se tornou um objeto de fé para alguns cristãos.
Ao mesmo tempo, ainda segundo o líder da Dorsal Atlântica, ele começou a divulgar a campanha de financiamento coletivo para obter os recursos necessários à produção e lançamento do disco, o que gerou indignação em algumas pessoas. Carlos Lopes diz que: "Algumas pessoas começaram a me escrever dizendo que eu iria destruir o metal, que eu estava rastejando com uma xícara, dizendo o quanto que eu era miserável pedindo dinheiro, esse tipo de argumento. Foi a primeira vez, sinceramente, que eu me toquei de como era uma cabeça que existia nesse meio [...], esse tipo de cabeça que pensa mais no exterior, porque você vê que o tipo de crítica que me escreviam era sobre o externo, nunca se preocupa com o interno [...]: 'como você vai vai aparecer, como você parece, o que parece e qual a intenção do que você faz'. E esse documentário do Sudário [de Turim] me ajudou a elucidar a capa. Eu falei: 'a capa tem que ser um Sudário de Turim', porque você diz que é verdade e as pessoas não acreditam, aí quem quer acreditar, vai acreditar, mesmo que você prove que aquilo é uma mentira. Então isso começou a ficar mais evidente hoje, dez anos depois, é uma coisa que a gente tá debatendo todo dia".
Em outro momento da entrevista, Carlos Lopes ressaltou que: "A minoria que reclamou, uma meia dúzia que teve coragem de escrever...o tipo de discurso era me crucificando por coisas que a pessoa acreditava, verdades que ela não queria abrir mão. Então, por isso que há essa comparação com o Cristo da capa do 2012, porque era uma crucificação".
Lembrando que a banda Dorsal Atlântica havia encerrado as atividades após o show do festival Monsters of Rock '98, em São Paulo, retornando exatamente com o disco "2012", que foi financiado pelos próprios fãs via "crowdfunding".
Carlos Lopes deu mais alguns detalhes sobre a capa: "Eu pensei: 'é uma ilustração que eu tenho que fazer e tem que estar desconectada daquele padrão de capa de metal, que geralmente são escuras, tem demônios, tem sangue, caveira, essas coisas".
Comentando sobre as mudanças que o cenário do entretenimento passou durante últimos anos e como a banda Dorsal Atlântica conseguiu alcançar alguns feitos que podem ser considerados vitoriosos, o entrevistador mostra um CD do "Tributo Cearense à Dorsal Atlântica", ressaltando que poucas bandas podem provocar uma iniciativa como essa. Carlos Lopes afirma que: "Isso são coisas que só o inconsciente pode explicar (risos). O idealizador do projeto, o Vinícius [Oliveira], do [selo] Vertigem Discos e vocalista do Lixorgânico...tem uma coisa que ele me falou uma vez que eu achei muito legal, porque o Ceará foi o primeiro estado brasileiro que aboliu a escravidão. Então, numa camada do inconsciente coletivo, o Ceará se liga muito profundamente com a banda e comigo.
O tributo se chama "Resistiremos", e traz que 16 bandas desse estado brasileiro prestam suas homenagens a uma das bandas pioneiras da música pesada brasileira e foi lançado pelo selo independente Vertigem Discos, com apoio da Associação Cultural Cearense do Rock, Burn Artworks, Burn Records, Off the Rails, Two Beers or not Two Beers e Larissa Gaspar.
Carlos Lopes contou alguns outros detalhes e curiosidades sobre a capa do álbum "2012".
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
"Suas calças fediam"; Linda Ronstadt diz que The Doors foi destruída por Jim Morrison
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden

Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
O dia em que um show de metal concorreu com um jogo do Corinthians no mesmo local
West Ham: o time do coração de Steve Harris
O megahit do rock nacional dos anos 1980 cuja letra não quer dizer nada


