Sem falsa modéstia, Jimmy Page fala sobre o Led Zeppelin
Por André Garcia
Postado em 17 de junho de 2022
Formado em 1968 por Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham, o Led Zeppelin foi colossal nos anos 70. Até hoje, décadas depois, a banda conquista novos fãs que nem sequer eram nascidos em 1980, quando ela chegou ao fim com a morte de seu baterista.
Seu idealizador, líder e produtor, o guitarrista Jimmy Page em 2019 deu uma entrevista para a Uncut onde falou sobre o seu legado. Com sinceridade e sem falsa modéstia, ele cravou: "Nós fomos os melhores."
"É complicado dizer algo assim sem soar convencido" contou ele, "mas ao longo dos anos, muitos outros músicos me disseram que nos consideram os melhores. Não digo em termos de vendas ou público — embora eu acredite que [nisso] a gente poderia bater de frente com qualquer um."
"O que eu quero dizer é que quando você fala de uma banda como uma unidade musical colaborativa", prosseguiu, "nós fomos os melhores. Eu não estou falando de um ou dois compositores geniais carregando os outros nas costas. Eu digo um grupo de músicos, cada um em seu auge criativo, pelo próprio esforço."
"No Led Zeppelin, éramos exatamente isso. John [Paul Jones] e eu, Robert [Plant] e eu, John Paul Jones e John Bonham... Cada combinação do quarteto era capaz de produzir algo especial."
Robert Plant havia dito numa entrevista que o Led Zeppelin foi apenas uma entre tantas bandas pioneiras que havia na época. Sobre isso Page comentou:
"Robert provavelmente disse 'Ah, havia um monte de grandes bandas' naquela entrevista porque era a resposta diplomática. E eu concordo com ele: havia muita música absolutamente fantástica feita por um monte de artistas diferentes. Mas, quando o assunto é a alquimia do rock 'n' roll, eu tenho que dizer o que penso: Nós fomos os melhores", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps