Scott Gorham explica como era feita a divisão de créditos no Thin Lizzy
Por André Garcia
Postado em 29 de julho de 2022
Thin Lizzy foi formado pelo baixista e vocalista Phil Lynott em Dublin, Irlanda, em 1969. Embora originalmente tivesse uma sonoridade mais voltada para o folk, em meados da década seguinte se estabeleceu fazendo hard rock com a dupla de guitarristas Scott Gorham e Brian Robertson.
Em entrevista para a Classic Rock, Scott ao falar sobre a composição do hit "The Boys Are Back in Town", do álbum "Jailbreak" (1976) acabou revelando como a banda dividia os créditos de suas composições:
"Tinha tipo uma regra. Eu não sei de onde ela veio, mas se você não escreveu pelo menos 30 segundos [da música] ou parte da estrutura de acordes, [então] você não realmente a escreveu. Nós trabalhamos assim por anos. Talvez eu e Robbo [Brian Robertson] devêssemos ter recebido crédito [por ela], mas não dá para voltar no tempo. É o que é. Muitas das partes que você ouve no álbum são minhas, eu me sinto bem com isso. Meu nome pode não estar lá, mas eu posso dizer que sou eu, que é meu."
Por mais que Phil Lynott fosse o principal compositor da banda, segundo Gorham ele não tinha intenção de monopolizá-la, e incentivava seus colegas a contribuírem: "Phil estava sempre dizendo: 'Eu não quero ser o único compositor nessa banda. O que quer que você tenha, bota na mesa e a gente vê se consegue usar.'"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps