Em 1984 Serguei lançou uma das primeiras músicas abertamente gays do pop rock nacional
Por André Garcia
Postado em 23 de julho de 2022
Em 1984 Serguei lançou pela gravadora Top Tap o single "Mamãe, Não Diga Nada ao Papai". Oitavo e último compacto simples de sua carreira, ele trazia no lado b "Alergia". Ambas as faixas foram gravadas em parceria com Herman Torres, que ao lado do jornalista Júlio Barroso fez sucesso nos anos 80 com a Gang 90 e as Absurdettes.
Entretanto o destaque vai para a faixa-título, "Mamãe, Não Diga Nada ao Papai", que tem a sonoridade típica do new wave nacional praticado por nomes do pop rock como Titãs e Barão Vermelho naquela mesma época. Sua letra é cantada da perspectiva de um jovem flagrado pela mãe aos beijos com outro rapaz. No refrão, ele suplica que ela guarde segredo: "Se você cala eu também calo, mamãe, sobre aquele rapaz".
Mamãe não diga nada ao papai
Mamãe eu não fiz nada de mais
Se você cala eu também calo mamãe
Sobre aquele rapaz
Nada aconteceu
Na escadaria do segundo andar
Aqueles eram amigos meus
E a fumaça era de um cigarro normal
Os caretas de plantão pairavam no ar naqueles tempos de final de ditadura militar. E Serguei os alfinetou com a alusão de que a fumaça era de um "cigarro normal", e ainda soltou um "Eu me amarro é num doce, azedo está por fora!" Entendedores entenderão.
Por ter passado despercebido pelos radares das rádios e das TVs, o single acabou passou batido pela maioria das pessoas. Mas o lançamento de "Mamãe, Não Diga Nada ao Papai" ainda assim foi um marco por ser uma das primeiras vezes no pop rock nacional que uma música apresentou uma letra abertamente gay.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps