A inesperada proposta de show que Blitz considerou ofensiva, segundo Fernanda Abreu
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de agosto de 2022
Em 1982, a Blitz abriu as portas do rock nacional com o disco "As Aventuras da Blitz 1" e a vocalista Fernanda Abreu fazia o backing vocal. Em entrevista ao canal Corredor 5, a cantora comentou como foi esse início da banda e trouxe curiosidades.

O convite para a Blitz
"A Blitz foi um negócio muito incrível. A banda falava para a juventude. Em 1982, quando montaram a arena do Circo Voador, no Rio, foi algo muito importante para a cultura carioca e brasileira. Eu tinha acabado de voltar da Bahia em 1981. Conheci o Léo Jaime em uma aula de balé e ele me chamou para cantar na banda dele. Fizemos um show em Botafogo e a Márcia Bulcão, minha dupla na Blitz, era minha amiga. Ela namorou meu irmão e nós aguardávamos o ônibus juntos. Ela conhecia o Ricardo Barreto, que era o primeiro guitarrista da Blitz. Antes, a Blitz só tinha homens e fiquei sabendo que eles queriam ter mulheres agora. Então, a Márcia pediu para eu fazer dupla com ela".
A relação com Evandro Mesquita
"Conheci o Evandro Mesquita e o Barreto, principais compositores, no primeiro ensaio lá no Jardim Botânico. Quando ouvi ‘Você Não Soube Me Amar’ pela primeira vez, pirei! Aquele começo... Que genial! Comecei a ouvir as outras músicas e o mundo do Evandro, que é super teatral. Eram músicas incríveis, fiquei chocada! Naquela época, o Evandro estava no vai ou racha. Ele estava batalhando na Blitz por 1 ano e achava que seriam os últimos shows. Então, tocamos no Circo Voador e lá estava o Mariozinho Rocha da Odeon e um cara da Rádio Cidade. Todos eles piraram e o Mariozinho chamou para gravar um compacto. Eles compraram a ideia".
O sucesso e abertura de portas para o rock nacional
"Vendemos 1 milhão de compactos e depois fizemos o LP. Nessa época, o Lobão decidiu sair. Naquele momento, não tinha ideia que era algo especial. Foi um susto. Achei que seria mais um show só para o bairro. Todos estavam começando. Tínhamos 19 anos e curtindo um verão. Todo dia tinha alguma coisa legal no Circo Voador. Com o estouro da Blitz, as gravadoras sacaram que tinha muita banda legal fazendo música na garagem, como Legião, Paralamas, Capital, Plebe Rude... Muita gente! Era uma geração inteira, estávamos na ditadura quando adolescentes. No começo dos anos 1980, já estava melhor. Pegamos censura até".
A proposta do Canecão que a banda quase recusou
"A Blitz ficou essa história de ser carioca, alegre e para cima. Lembro que teve uma discussão até porque o Mario Priolli, do Canecão, queria que a gente fizesse uma matinê. Mas a gente ficou tipo: ‘Matinê? De jeito nenhum, somos uma banda adulta!’. Depois, acabamos fazendo e era uma loucura! Virava o quarteirão, ia o pai, mãe, avó... Começou a ficar um negócio muito grande. Só show em estádio de futebol. No aeroporto, milhares de pessoas esperando".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
O clássico do metal com solos de guitarra "sem nada a ver com música", segundo Rick Rubin
Slayer celebrará 40 anos de "Reign in Blood" tocando o álbum na íntegra em dois shows
Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
O motivo que levou Max Cavalera a brigar com Andreas Kisser durante as gravações de "Roots"
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
Dave Mason, um dos fundadores do Traffic, morre aos 79 anos
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos

A banda de rock nacional em que backing vocal se deu melhor que o vocalista após separação
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A banda de rock dos anos 1980 que, se tivesse nascido hoje, seria um canal de YouTube
O dia que Pelé foi até a casa de Evandro Mesquita para levar uma fita k7
As três Betes que chacoalharam o rock nacional no começo dos anos oitenta


