Steve Perry revela o motivo ter recusado substituir Dave Lee Roth no Van Halen
Por André Garcia
Postado em 10 de agosto de 2022
O Van Halen chegou no mundo do rock com os dois pés na porta com seu debut, autointitulado, lançado em 1978. Um dos melhores discos de estreia de todos os tempos, "Van Halen" mudou a cara do rock com sucessos como "Ain't Talkin' 'Bout Love", "Runnin' with the Devil" e, claro, o incendiário instrumental "Eruption".
Van Halen - Mais Novidades
O quarteto seguiu lançando grandes álbuns, emplacando hits e lotando estádios até 1984, quando o egocêntrico vocalista Dave Lee Roth saiu em carreira solo. A notícia pegou os fãs de surpresa, já que a banda estava em seu auge de popularidade. E Eddie e companhia tinham um problemão nas mãos: Como substituir um dos maiores frontmen do rock?
Um dos nomes escolhidos pelo virtuoso guitarrista foi Steve Perry, conhecido por sua passagem pelo Journey. Conforme publicado pela Metal Wani, em entrevista para a Rolling Stone ele revelou que foi convidado por Eddie Van Halen para uma jam com o objetivo de entrar para a banda, algo que ele acabou reconsiderando e recusando.
"Cara, em algum lugar de mim eu me senti tão honrado, porque eu ficava abismado com o talento natural de Eddie. Eu queria tanto aquilo! Nós conversamos sobre o quão legal seria, musicalmente. Aquilo foi antes de Sammy [Hagar]."
"No dia seguinte, e nas semanas que vieram, eu pensei: 'Eu não sei se eu deveria fazer isso. Se for criativamente o que eu sei que pode ser… Seja lá o que eu acrescente àquilo, eu adoraria fazer. O único problema que eu tive foi que pensei: 'Eu não sei se posso ser o cara que vai chegar lá e representar a era Dave Lee Roth com minha voz. Eu não sei se quero ser esse cara.'"
"Representar o legado deles até aquele ponto era algo para o qual eu vocalmente realmente acredito que não sou adequado. É um estilo de cantar diferente. David tem algo vocalmente que eu colocaria junto com Louis Prima. Depois ele fez 'Just a Gigolo', e soou ainda mais como Louis Prima. Ele era uma figuraça!"
Acabou que Eddie Van Halen eventualmente encontrou Sammy Hagar, que não hesitou em substituir Dave Lee Roth, e sempre cantava músicas de sua fase nos shows. A sonoridade daquele novo Van Halen, apelidado Van Hagar, não agradou a todos os fãs, mas manteve o sucesso e durou até 1996, rendendo os álbuns "5150" (1986), "OU812" (1988), "For Unlawful Carnal Knowledge" (1991) e "Balance" (1995).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
Os guitarristas que para Angus Young fazem os melhores solos do rock com menos de três notas
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
Geezer Butler exalta "o melhor jogo da Copa do Mundo" até agora
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
A melhor balada do Aerosmith de todos os tempos, segundo Joe Perry


O grupo dos anos 70 sem o qual Eddie Van Halen disse que o rock não existiria
O álbum dos anos setenta que Slash disse ter marcado "o fim do rock como nós conhecíamos"
O guitarrista lendário que Eddie Van Halen sentia que o esnobava
A música do Van Halen baseada em um discurso de Malcolm X
Quando Geezer Butler descobriu o tamanho da influência do Black Sabbath
O show em que o Iron Maiden tocou Van Halen, de acordo com Adrian Smith
Capas Gêmeas: as infelizes coincidências nas artes dos álbuns


