O dia em que Jimmy Page deu a David Bowie um de seus riffs
Por André Garcia
Postado em 22 de setembro de 2022
O icônico ano de 1972 foi um dos mais marcantes da história do rock, e nele David Bowie e Led Zeppelin estavam com tudo. Bowie finalmente teve a Inglaterra a seus pés com "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars", lançado em junho daquele ano. Paralelamente, o Led saía pelo mundo promovendo o "Led Zeppelin IV", lançado no fim do ano anterior.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, certa vez Jimmy Page deu um de seus riffs a Bowie. No entanto, isso aconteceu anos antes deles se tornarem famosos — mais especificamente em 1965.
Naquela época David, que ainda tinha 18 anos e assinava Davie Jones, sonhava ser um astro e liderava a banda The Manish Boys. Ao decidirem gravar seu primeiro álbum de estúdio, para chamar atenção na disputada cena roqueira londrina, eles resolveram contratar o reforço de um músico de estúdio. O escolhido foi um já renomado guitarrista de apenas 21 anos chamado Jimmy Page.
O futuro líder do Led Zeppelin pode ser ouvido na faixa "I Pitty the Fool", mas aquela sessão rendeu mais que isso. Como posteriormente Bowie recordou: "Ele estava bastante empolgado [com pedais de distorção], e estava bem generoso naquele dia. Ele disse: 'Aí, eu tenho esse riff, mas não estou usando para nada. Por que não pega ele e vê se você consegue fazer alguma coisa?'"
O tal riff foi utilizado pelo Camaleão do Rock na faixa "The Supermen", lançada no álbum "The Man Who Sold The World" (1970); e décadas depois em "Dead Man Walking", do "Earthling" (1997). "Eu venho usando ele desde então", confessou Bowie na mesma entrevista. "Nunca me decepcionou."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps