Como sertanejo usou elementos do rock para esvaziar regionalismo e ficar mais palatável
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de setembro de 2022
A música sertaneja é profundamente marcada pelo "antes e depois" do chamado sertanejo universitário, que propôs uma reinvenção do gênero mais afastada dos regionalismos sonoros clássicos.

Apesar de serem taxados como o "fim do sertanejo", esses grupos como Victor & Leo utilizaram a estratégia de incorporar elementos do rock – como a bateria mais reta e quase nada de sanfona – para conseguir chegar nos jovens de cidades como Rio e São Paulo.
Em entrevista ao canal Corredor 5, no YouTube, o produtor Dudu Borges, responsável por grandes artistas do gênero, explicou sua estratégia de esvaziar um pouco os traços muito marcantes do sertanejo. Ele citou bandas como Skank e Jota Quest, além do produtor icônico do rock Liminha como fontes de inspiração.
"Fiz o disco do ‘Chora, Me Liga’ e estourou um movimento de música sertaneja no Brasil, só que mais pop. Veio uma geração inteira mais pop. A ideia era tirar um pouco a regionalidade e deixar mais pop, de forma que tocasse no Nordeste, Sul e Sudeste, sem agredir ninguém. Eu sinto o que o povo gosta, tem muita gente que não gostava de sertanejo. Eu sou fã de rock e pop, tipo Jota Quest e Skank. Gosto do produtor Liminha. Eu não gostava daquele sertanejo antigo e se tivesse chance de fazer, queria fazer do meu jeito. Quando comecei a aparecer, deu problema, diziam que eu estava acabando com o segmento. Pelo contrário, estávamos rejuvenescendo e levando para o jovem. O pop e o rock deixaram um buraco de quase 10 anos sem nada novo. Precisava de alguma coisa. Conseguimos misturar em um som popular os elementos do pop e do rock. Depois, até funk, forró etc. Tínhamos essa mente mais aberta", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Produtor Bob Ezrin acha que disco "maldito" do Kiss seria melhor se gravado hoje
Música: 13 fatos estarrecedores sobre a atual indústria
Áudio: Você realmente sabe como escutar sua música? - Parte I


