A opinião de Neil Young sobre Brian Wilson dos Beach Boys
Por André Garcia
Postado em 22 de setembro de 2022
Após mais de meio século misturando rock com as mais diversas vertentes da música folk, Neil Young se consagrou um dos mais influentes compositores de sua geração. Quer fosse acompanhado da banda Crazy Horse, do trio Crosby, Stills e Nash ou sozinho com um violão e uma gaita, o canadense escreveu seu nome na história da música popular.
Entretanto, como nenhum homem é uma ilha, até mesmo o mais influente dos artistas é influenciado por outras pessoas. Conforme publicado pela Far Out Magazine, um compositor que o marcou foi Brian Wilson — a mente por trás dos Beach Boys.
"Ele é como Mozart, Chopin, Beethoven ou algo assim", exaltou Young em declaração disponível no site oficial de Wilson. "Essas músicas viverão para sempre. Aquelas melodias e aquelas letras são simplesmente fantásticas. Eu nem consigo descrever. Há pouquíssimos compositores com quem eu sinta o contato emocional e espiritual que eu sinto com Brian."
Os Beach Boys surgiram nos Estados Unidos no começo dos anos 60, revolucionando a surf music com as composições de Brian Wilson, repletas de harmonias vocais e influência de música clássica. O auge da banda foi o lançamento de "Pet Sounds" (1967) — composto e produzido por Wilson. Misturando rock com arranjos sinfônicos e diversos exóticos instrumentos até então jamais utilizados no rock, foi uma das principais influência dos Beatles em "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", lançado no ano seguinte.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps