Black Sabbath: Tony Iommi relembra o amor que Dio tinha pelos fãs
Por André Garcia
Postado em 16 de outubro de 2022
Ao longo de seus mais de 50 anos de trajetória, o Black Sabbath viveu várias encarnações e foi várias bandas. Fundado no final dos anos 60, na década seguinte enfileirou obras-primas do rock pesado com a formação clássica. No entanto, em 1979, ela chegou ao fim com a demissão de seu carismático vocalista Ozzy Osbourne, que havia extrapolado todos os limites do abuso químico.
Black Sabbath - Mais Novidades
A primeira vez que o Black Sabbath renasceu de suas cinzas foi quando Ronnie James Dio deixou Ritchie Blackmore a ver navios com o Rainbow para se juntar a eles. O resultado foi já de cara um dos maiores clássicos do heavy metal: "Heaven & Hell" (1980).
A parceria entre Tony Iommi e Dio durou pouco, com o vocalista saindo da banda em 1982 para se lançar em carreira solo. No entanto, eles voltaram a trabalhar juntos em outros momentos de suas carreiras. Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, o guitar hero relembrou o carinho que Dio tinha por seus fãs:
"Sabe, a questão é que ele amava seus fãs", contou em entrevista para a Total Rock. "Muitas vezes a gente dizia: 'Bora, Ronnie! Temos que ir.' E ele sempre falava com todo mundo. Quer dizer, nem sempre dá, porque você tem que ir pegar um avião ou algo assim. Mas ele sempre dava atenção a eles. Ele amava os fãs, aquilo era todo para ele."
"Ele amava o que fazia, e era muito profissional. Aquela era uma das coisas que eu mais gostava nele também. Você sabia que ele estaria no palco, e que estávamos pronto para mandar ver e botar para quebrar. Ele não tirava o corpo fora, ele não cancelava nada. Ele ia e fazia."
Ronnie James Dio, falecido em maio de 2010, se apresentou para seus fãs ao lado de Tony Iommi pela última vez em 29 de agosto de 2009 nos Estados Unidos, com o Heaven & Hell. Confira abaixo "Mob Rules" tocava no fatídico show:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Axl Rose revela problema de saúde que tornou show do Guns N' Roses um desafio
Combat Records anuncia retorno global com foco na América do Sul
Os 10 discos essenciais do nu metal, segundo a Louder
Baterista não sabe até quando conseguirá tocar as músicas do Cannibal Corpse
A música do Pink Floyd que fez Roger Waters mudar de discurso sobre ex-colega de banda
Ritchie Blackmore sobre o Deep Purple: "Nunca senti que fosse algo extraordinário."
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
Por que Glenn Hughes foi demitido do Black Sabbath, segundo Tony Iommi
Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
A banda que meteu o pau no Pink Floyd e depois fez a mesma coisa



Black Sabbath começou como um sexteto e tinha saxofonista em sua formação
O álbum mais subestimado do Black Sabbath, de acordo com a Metal Hammer
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O álbum do Black Sabbath que a própria banda tentou impedir de ser lançado
Tony Iommi relembra a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne na véspera de sua morte
A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Roberto Carlos, Black Sabbath e a curiosa canção que eles têm em comum
Porque Ian Gillan acha o Black Sabbath mais importante do que o Led Zeppelin e o Deep Purple


