Buaiteoir: Ouça versão de "Foreverdark woods" em álbum tributo ao Bathory
Por João Andrade
Postado em 02 de outubro de 2022
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A chegada do primeiro verão (Primvs Ver), Ostara, é sempre um tempo de renovação, prosperidade e florescimento para João Andrade e seu projeto Buaiteoir.
No último dia 30 de setembro de 2022, a Antichrist Magazine e a Grand Sounds Promotion fizeram mais um lançamento digital em seu canal no Youtube, desta vez a revista e a produtora ucranianas homenagearam a potência máxima do Black Metal, Bathory, banda que escreveu sua história a partir da genialidade de Thomas Börje Forsberg (Quorthon).
Entre bandas de diversas partes do mundo estão representando o Brasil, junto com o projeto recifense de Folk Metal, a Battle Raven, a Brave e a Hellish War.
Nas palavras do idealizador do projeto Pernambuco, ter participado do Tributo ao Motörhead, foi uma enorme surpresa, no entanto saber, pouco depois deste lançamento, que o Buaiteoir havia sido convidado para elencar o Tributo ao Bathory, realmente deixou João Andrade sem palavras.
"Dias depois do lançamento do Tributo ao Motörhead (13 de abril de 2022), recebi um novo e-mail da produtora convidando para algo inimaginável. Gravar 1916 elevou meu trabalho a um nível que eu jamais poderia esperar nesses 25 anos de estrada, pois há uma grande diferença entre você gravar uma música de uma banda consagrada "por gravar" e você ser convidado para tanto. Posso considerar que, hoje, o Buaiteoir tem o reconhecimento merecido pelo esforço sem pretensão. Sim, sem pretensão, pois quando criei o projeto, uma décadas atrás, apenas queria conhecer como me portaria atuando em uma área distante do que costumava ouvir e tocar.
Assim como foi com o Lemmy Kilmister, precisei realizar um estudo aprofundado da obra de Quorthon para escolher a música que pudesse ter afinidade entre ambas as partes. A música escolhida foi "Foreverdark woods" do álbum Nordland primeira parte de 2002. Apesar de muitas outras terem sido selecionadas na pré-produção do single.
Para mim como músico, arranjador e compositor, diz João Andrade, mergulhar na obra do Thomas foi de grande satisfação, pois há em sua essência, além da genialidade, muita humildade e sinceridade. Posso dizer, hoje, que por este e muitos outros motivos, tenho me aproximado cada vez mais do Black Metal e me afastado de outros estilos, aos quais dediquei muito de mim, outrora. Existe nesses grupos uma aura de disputa sem lógica onde a sua criatividade não é considerada, onde há muito julgamento e cobranças de qualidade e técnica que vão levar você a lugar algum. Quem faz música faz por prazer, não para buscar fama ou sucesso ou ser melhor que o coleguinha. Palavras com união, coleguismo e apoio soam espúrias em outras vertentes do Metal, pois na cena Black Metal, em especial fora do Brasil, há uma essência maior que é o acolhimento e a hospitalidade.
Atualmente a agenda do Buaiteoir está apertado, segundo Andrade, o livro que traz a biografia dos 10 anos, isto é, da primeira fase do projeto está sendo finalizado e será lançado em 2023. Está sendo estudada a possibilidade de um show comemorativo e mais algumas novidades que serão disponibilizadas no site nos próximos meses.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Anika Nilles relembra como foi seu primeiro ensaio como baterista do Rush
"Vocês são idiotas?"; o que Neil Peart acharia da escolha de Anike Nilles para integrar o Rush
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Blaze Bayley se apresentará no Eddfest, festival organizado pelo Iron Maiden
A opinião de Kerry King sobre Layne Staley, saudoso vocalista do Alice in Chains
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Sepultura lança "Beyond the Dream", uma das últimas músicas de sua carreira
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Com instrumentistas do King Diamond nos anos 1980, Lex Legion lança primeiro single
Babymetal trará o kawaii metal novamente ao Brasil em novembro
A surpreendente faixa apontada pelo Loudwire como a melhor do primeiro disco do Guns N' Roses
O álbum do Cannibal Corpse que Jack Owen não consegue ouvir
Nova música do Sepultura conta com participações de integrantes do Titãs


Rolling Stone: as 10 melhores bandas de Heavy Metal
"Danem-se Elvis e Keith Richards", diz Dave Grohl, ao apontar o "verdadeiro rei do Rock'n'Roll"
As I Lay Dying, banda cristã, explica a proximidade com o Behemoth
O cantor que entrou para história por recusar ser vocalista do Deep Purple e do Led Zeppelin
O que significa "O Verme Passeia na Lua Cheia" do Secos e Molhados
Max Cavalera: "Deveríamos ter demitido aqueles dois e mantido o nome"


