Buaiteoir: Ouça versão de "Foreverdark woods" em álbum tributo ao Bathory
Por João Andrade
Postado em 02 de outubro de 2022
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A chegada do primeiro verão (Primvs Ver), Ostara, é sempre um tempo de renovação, prosperidade e florescimento para João Andrade e seu projeto Buaiteoir.
No último dia 30 de setembro de 2022, a Antichrist Magazine e a Grand Sounds Promotion fizeram mais um lançamento digital em seu canal no Youtube, desta vez a revista e a produtora ucranianas homenagearam a potência máxima do Black Metal, Bathory, banda que escreveu sua história a partir da genialidade de Thomas Börje Forsberg (Quorthon).
Entre bandas de diversas partes do mundo estão representando o Brasil, junto com o projeto recifense de Folk Metal, a Battle Raven, a Brave e a Hellish War.
Nas palavras do idealizador do projeto Pernambuco, ter participado do Tributo ao Motörhead, foi uma enorme surpresa, no entanto saber, pouco depois deste lançamento, que o Buaiteoir havia sido convidado para elencar o Tributo ao Bathory, realmente deixou João Andrade sem palavras.
"Dias depois do lançamento do Tributo ao Motörhead (13 de abril de 2022), recebi um novo e-mail da produtora convidando para algo inimaginável. Gravar 1916 elevou meu trabalho a um nível que eu jamais poderia esperar nesses 25 anos de estrada, pois há uma grande diferença entre você gravar uma música de uma banda consagrada "por gravar" e você ser convidado para tanto. Posso considerar que, hoje, o Buaiteoir tem o reconhecimento merecido pelo esforço sem pretensão. Sim, sem pretensão, pois quando criei o projeto, uma décadas atrás, apenas queria conhecer como me portaria atuando em uma área distante do que costumava ouvir e tocar.
Assim como foi com o Lemmy Kilmister, precisei realizar um estudo aprofundado da obra de Quorthon para escolher a música que pudesse ter afinidade entre ambas as partes. A música escolhida foi "Foreverdark woods" do álbum Nordland primeira parte de 2002. Apesar de muitas outras terem sido selecionadas na pré-produção do single.
Para mim como músico, arranjador e compositor, diz João Andrade, mergulhar na obra do Thomas foi de grande satisfação, pois há em sua essência, além da genialidade, muita humildade e sinceridade. Posso dizer, hoje, que por este e muitos outros motivos, tenho me aproximado cada vez mais do Black Metal e me afastado de outros estilos, aos quais dediquei muito de mim, outrora. Existe nesses grupos uma aura de disputa sem lógica onde a sua criatividade não é considerada, onde há muito julgamento e cobranças de qualidade e técnica que vão levar você a lugar algum. Quem faz música faz por prazer, não para buscar fama ou sucesso ou ser melhor que o coleguinha. Palavras com união, coleguismo e apoio soam espúrias em outras vertentes do Metal, pois na cena Black Metal, em especial fora do Brasil, há uma essência maior que é o acolhimento e a hospitalidade.
Atualmente a agenda do Buaiteoir está apertado, segundo Andrade, o livro que traz a biografia dos 10 anos, isto é, da primeira fase do projeto está sendo finalizado e será lançado em 2023. Está sendo estudada a possibilidade de um show comemorativo e mais algumas novidades que serão disponibilizadas no site nos próximos meses.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps