Deep Purple: Ian Gillan detona bandas que usam playback ao vivo
Por André Garcia
Postado em 28 de novembro de 2022
Famoso por sua voz possante e aguda, Ian Gillan já rodou o mundo com o Deep Purple várias vezes. Vocalista raiz, por anos cantou músicas como "Child in Time" da forma que gravou em estúdio diante de milhares de pessoas, dispondo apenas de sua garganta e seu coração.
Conforme publicado pela Blabbermouth, para a rádio espanhola RockFM, ele criticou uma prática que virou comum para as bandas hoje em dia: fazer uso de trilhas pré-gravadas e playback nos shows ao vivo: "Para mim, pessoalmente, isso é uma trapaça", cravou.
"A primeira vez que notei isso [faz tempo]. Não vou dar nome aos bois, mas conheço muita gente que faz isso. A primeira vez que notei isso foi há 20 anos com uma grande banda americana que veio tocar com a gente na Inglaterra. Eu ouvi a passagem de som e pensei 'Jesus, como soam bem!' Aí nosso engenheiro de som — antes das conexões sem-fio — disse: 'Tá vendo aquela tenda ali [risos]?'"
"Do palco, cabos [se estendiam] pelo chão para aquela [tenda], com placa de 'Entrada Proibida' e tudo. Lá dentro tinha mesas de som e uma cabine de mixagem com fitas de instruções, playbacks e retorno. Eles estavam praticamente fazendo mímica. Quer dizer, eu não diria mímica, mas cantando junto. Só que a voz não estava sendo captada pelo microfone. Mas a dublagem era tão bem feita que você nem percebia."
"Eu conheço muita gente — inclusive pessoas que conheci nos últimos três meses — que me deixaram de queixo caído dizendo 'Sim, estamos usando uma parada para nos garantir'. Antigamente era droga, agora é fita [risos]!"
A quem será que Ian se referia quando mencionou uma grande banda americana que já usava playback a 20 anos atrás?
Dando uma olhada nas datas da turnê do Deep Purple, descobri que em 2002 eles não fizeram turnê britânica com uma grande banda de rock americano. Entretanto, se Gillan quis dizer há aproximadamente 20 anos, a busca se estende a 2001 e 2003; e em junho 2003 eles fizeram 20 apresentações ao lado do Lynyrd Skynyrd, com passagem por países como Alemanha, Irlanda e Inglaterra.
Teria o vocalista se referido ao Lynyrd Skynyrd?
Deep Purple
O Deep Purple foi formado em 1968 pelo guitarrista Ritchie Blackmore. Muito influenciado por Jimi Hendrix e Cream, fazia um pop psicodélico que não emplacou. Foi apenas com a entrada de Ian Gillan e Roger Glover que fez sucesso com "In Rock" (1970).
Com o lançamento de "Machine Head" (1972), se consagrou em definitivo com uma das obras que mais influenciaram o surgimento do heavy metal. Hits como "Smoke on the Water" e "Highway Star" os levaram ao estrelato.
Em 1973, Gillan e Glover deram lugar aos então desconhecidos David Coverdale e Glenn Hughes. Essa nova formação lançou "Burn", o trabalho favorito de muitos fãs. Após a saída de Blackmore em 1975, ainda chegou a lançar no mesmo ano "Come Taste the Band" com Tommy Bolin em seu lugar.
Após um hiato de 1976 a 84, o Deep Purple ressurgiu com a volta da formação de "Machine Head" em "Perfect Strangers" (1984). Em 1993 Blackmore saiu em definitivo, substituído por Steve Morse de 1994 a 2022, e atualmente por Simon McBride.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps