Chad Smith relembra como foi conhecer Neil Peart: "Ele era muito engraçado"
Por André Garcia
Postado em 19 de novembro de 2022
Eu ousaria dizer que Chad Smith está para o Red Hot Chili Peppers assim com o Ron Wood está para os Rolling Stones. Pode não ser um membro fundador, mas quando entrou, encaixou tão bem que é como se tivesse ocupado aquele posto desde vidas passadas.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Em entrevista disponível no YouTube, Chad falou sobre o Rush, e entre outras coisas relembrou como foi conhecer seu lendário baterista, Neil Peart, e como ele era nos bastidores.
"No começo do final da década de 80, com o [Red Hot] Chili Peppers tocando por aí, de alguma forma fiz amizade com Alex Lifeson, o guitarrista do Rush. Uma das pessoas mais engraçadas que eu conheço, um músico incrível. Eu tentei disfarçar meu fanatismo — o nerd de Rush que eu era, e sou."
"Ele é sempre tão legal, que disse 'Você tem que aparecer em um de nossos shows, você será nosso convidado!' Provavelmente era começo dos anos 90, e eu perguntei se seria possível eu conhecer Neil [Peart], e ele disse 'Claro, tudo bem, eu te apresento a ele'."
"Então lá fui eu, nervoso, vendo questão de ingresso, crachá... até que alguém da banda me reconheceu. Foi um roadie ou algo assim, que disse 'Neil quer te ver'. Eu fiquei, tipo, 'Ok [risos]!' Ele estava em um pequeno camarim e eu cheguei, sabe, nervoso. Tem aquela coisa de 'Jamais conheça seus ídolos'."
"Ele abriu a porta: 'Eaí, Chad!' E eu fiquei, tipo, 'Eu nem imaginava que ele sabia da minha existência neste planeta!' Ele falou 'Muito obrigado por ter vindo, Alex me falou muito de vocês! Eu adoro a música de vocês, adoro sua bateria...' Isso é algo que as pessoas sempre dizem, então você fica meio incrédulo, mas ele falou especificamente aquela música, aquele groove... Ele estava falando sério mesmo! Eu fiquei: 'Oh meu Deus!'"
"Eu não consegui nem ficar, tipo, [imita um fã histérico], sabe? Eu não queria deixar ele bolado. Mas ele foi tão gentil, generoso e atencioso... simplesmente humilde. Eu sempre levei comigo [o pensamento]: 'Aí está alguém que está no top 3 de maiores bateristas de rock de todos os tempos, e estava dedicando seu tempo a dar atenção para um moleque (que eu era na época)."
"Ele era muito legal, tinha um senso de humor muito seco, mas era muito engraçado. Muita gente pensa (até eu mesmo pensava) que ele era tão sério por conta de como ele toca serio, nunca sorri. Quando toca, ele leva totalmente a sério, mas ele era engraçado."
"Eu devo ter tocado no assunto 'Que bateria você usa?', falamos sobre Stewart Copeland [do The Police], eu falei para ele que adorava John Bonham e no ensino médio me liguei no Rush e em sua bateria. Ele falou 'Bonham tinha um swing, né? Eu tenho um swing canadense [risos]!"
Rush
O Rush foi formado em 1968 no Canadá pelo guitarrista Alex Lifeson, e pouco depois se juntou a ele o baixista Geddy Lee. Seu álbum de estreia, autointitulado, foi lançado em 1974, e rotulado com imitação do Led Zeppelin. No ano seguinte, com a entrada de Neil Peart, embarcou numa jornada pelo rock progressivo que rendeu alguns dos maiores álbuns do gênero.
No começo dos anos 80, com uma sonoridade mais acessível às massas, fez sucesso comercial com "Permanent Waves", "Moving Pictures" e o ao vivo "Exit... Stage Left", lançados entre o começo de 1980 e o final de 1981. A partir dali, até o final da década, mergulhou de cabeça no mundo dos sintetizadores.
No decorrer de sua carreira, o trio se consagrou pelo primor técnico de seus integrantes, bem como sua versatilidade. Foram muitos os gêneros e estilos com os quais eles flertaram ao longo de seus 19 álbuns de estúdio. O último deles, "Clockwork Angels", lançado em 2012.
O Rush fez seu último show em 1 de agosto de 2015, o encerramento da turnê R40. Com a morte de Neil Peart em janeiro de 2020, qualquer possibilidade de um retorno foi descartada por Alex Lifeson e Geddy Lee.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Guns N' Roses lança duas novas canções
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Sacred Reich anuncia o brasileiro Eduardo Baldo como novo baterista
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser


Flea (Red Hot Chili Peppers) lança "A Plea", primeiro single de álbum solo
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Geddy Lee compara "Give It Away" do Red Hot Chili Peppers a uma canção dos Beatles
Flea explica seu fascínio pela carreira de Neil Young: "Nunca é falso; sempre é verdadeiro"
Red Hot Chili Peppers: Josh Klinghoffer revela com detalhes como foi demitido


