Apoio dos EUA ao Golpe de 64 fez crítica condenar estética americanizada de Rita Lee
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de novembro de 2022
A cantora e compositora Rita Lee é dona de hits como "Ovelha Negra", "Amor e Sexo" e "Mania de Você". Ao longo principalmente da década de 1980, entretanto, a roqueira foi alvo de críticas por causa de sua estética americanizada.
De acordo com o jornalista e escritor Rodrigo Faour, em entrevista ao Corredor 5, Rita Lee sofreu com perseguição da crítica, mas sempre se viu como brasileira e não pensou em fazer carreira lá fora.
"A Rita Lee sempre sofreu com a crítica porque diziam que ela era americanizada. A crítica da época sempre implicou com os bregas e com os que tinham influência dos EUA. Os bregas porque não eram elaborados. E o lance de implicar com as músicas americanizadas é porque os EUA que contribuíram e apoiaram o golpe militar. A inteligência do país tinha bronca disso. Só que a música está acima dessas coisas. Quando entrevistei o Roberto de Carvalho, marido da Rita Lee, perguntei por que eles não fizeram carreira no exterior. Ele disse que a Rita sempre se achou muito brasileira e nunca fez questão de fazer carreira internacional"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps