A opinião de Noel Gallagher sobre o surgimento do The Strokes, em 2001
Por André Garcia
Postado em 25 de dezembro de 2022
No primeiro ano do século XXI, em 2001, o mundo passava por grandes transformações. O clima no ar era de que estávamos às vésperas da chegada do futuro com a evolução dos computadores e difusão da internet.
Noel Gallagher - Mais Novidades
No mundo da música, o rock sofria da ressaca dos anos 90: o grunge ruiu, a música eletrônica dominou, o heavy metal deu lugar ao nu metal e o hype do britpop havia claramente passado. O tão necessário sangue novo foi injetado nas veias do rock pelo repentino sucesso do The Strokes, que abriu caminho para toda uma nova geração indie.
Em entrevista do começo da primeira década dos anos 2000, disponível no YouTube, Noel Gallagher comentou o impacto que o Strokes teve sobre ele.
"Eu peguei o primeiro EP. Nós estávamos na América, e eles estavam tocando em um clube noturno a umas quatro horas de distância, então fomos a Nevada ver eles. Tinha só umas 50 pessoas, porque nos Estados Unidos ninguém conhecia eles ainda. Para mim, aquela noite foi a coisa mais empolgante que eu vi desde os Stone Roses! Para mim, eles são a banda mais importante do mundo, no momento, pelo que eles podem inspirar outras pessoas a fazer.
Em outra entrevista, duas décadas depois, Gallagher reafirmou sua admiração pelo quarteto novaiorquino.
"Quando o primeiro EP deles saiu, 'Modern Age', aquilo levou a música de guitarra a outro nível. Todo aquele período depois daquilo, com The Libertines, Kasabian, Arctic Monkeys... foi ótimo. Provavelmente, a última grande era da música de guitarra britânica. Naqueles primeiros anos, quando eles vinham na Inglaterra, eu ia a todo canto ver eles. Já fui a festival só para assistir eles. Eles eram brilhantes, tinham ótima aparência e deram início a um novo espírito na música de guitarra."
Oasis
Formado em Manchester no começo da década de 90, o Oasis surgiu para o mundo em 1994, com "Definitely Maybe", que atingiu um sucesso poucas vezes feito por um álbum de estreia. Com o clipe de "Live Forever" passando sem parar na MTV, Noel e Liam Gallagher se tornaram astros quase que da noite para o dia.
O álbum seguinte, "What's the Story Morning Glory" conseguiu até mesmo superar o sucesso de seu antecessor, com hits como "Wonderwall" e "Don't Look Back in Anger". Vivendo os excessos e loucuras da vida de rockstars, não demorou para que aquilo começasse a cobrar seu preço. Além das tensões entre os irmãos, os demais membros, sofrendo com todo tipo de problemas pessoais, levaram a banda a constantes mudanças de formação.
A partir dos anos 2000, o Oasis jamais voltou a fazer o sucesso da década anterior, mas se manteve ativo com lançamentos e turnês regulares por anos. Todo mundo já estava mais do que acostumado às constantes brigas e o ódio que Liam e Noel tinham pelo outro, mas a gota d'água foi em 2009, no camarim de um show na França. O vocalista, em um rompante, quebrou a guitarra preferida do irmão, que foi embora, cancelou a apresentação e anunciou sua saída da banda. Pouco após, os membros remanescentes anunciaram o fim.
Mais de uma década já se passou, e desde então na Inglaterra são incessantes os rumores de seu retorno — que jamais se concretiza.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps