Stevie Wonder relembra sua parceria musical com Jeff Beck nos anos 70
Por André Garcia
Postado em 26 de janeiro de 2023
Conforme publicado pela American Songwriter, em recente entrevista para a Detroit Free Press, Stevie Wonder relembrou sua parceria musical com Jeff Beck no começo dos anos 70. Parceria essa que rendeu a participação especial do guitar hero na faixa "Lookin' for Another Pure Love" do álbum "Talking Book", bem como a gravação de sua música "Superstition" com o Beck, Bogert & Appice.

"Ele era uma grande alma", relembrou o pianista, "que fez grande música. Fico feliz de ter tido a oportunidade de conhecer ele, ter ele em minha vida, me dando alguns presentes para minha música."
Os dois se conheceram por intermédio de Robert Margouleff e Malcolm Cecil, produtores do "Talking Book", e a parceria rolou naturalmente.
"Trabalhávamos em 'Lookin' for Another Pure Love' quando eu disse para ele 'Por que você não toca nessa aqui [também]?' Ele gravou uma parte, e depois a outra, e depois a outra… Aquilo foi simplesmente incrível! Aquilo foi uma coisa maravilhosa, a coisa toda. Ele acrescentou uma mistura, tipo uma pegada de jazz com um toque de blues, a partir da estrutura de acordes que ele tirou do que toquei. Ele tava seu toque pessoal na coisa. Aquilo foi muito legal."
Jeff Beck tocou em outras faixas, mas, se suas partes foram utilizadas na versão final do álbum, não foram creditadas. A única música em que ele é creditado é a citada acima.
Após se encantar pelo trabalho do guitarrista, Wonder o encorajou a gravar com sua banda na época, Beck, Bogert & Appice, uma de suas músicas então não lançada, "Superstition". Muitos dizem que ela surgiu de uma jam entre os dois, mas o pianista contou que, na verdade, ele já tinha a demo da música completa quando mostrou para Beck.
Jeff Beck gravou "Superstition" primeiro, mas a gravadora Motown, que de boba não tinha nada, previu que seria um hit e fez de tudo para que o pianista a lançasse antes: "Eu disse para a Motown 'Pô, eu fiz essa para Jeff Beck, ele curte a música', contou. "Para mim, deveríamos lançar 'Sunshine of My Life' como primeiro single, mas eles disseram: 'Não, não, não, não… o primeiro single tem que ser 'Superstition'! Então fui até Jeff discutir aquilo."
Sempre rolaram rumores de que esse impasse gerou ressentimento entre eles, mas Stevie negou dizendo que "sempre estivemos de bem". Após ouvir novamente "Lookin’ for Another Pure Love", ele arrematou:
"Quando ouvi hoje, foi emocionante para mim, porque me levou de volta àquele momento. Há alguma coisa [de especial] naquela música. Eu sei que para os fãs, músicas os levam de volta a um lugar, a um tempo — [você ouve] e lá está, aqui e agora. O mesmo acontece conosco, compositores e cantores."
A versão mais famosa de "Superstition" foi a de Stevie Wonder, que chegou a #7 na Billboard e #11 na Inglaterra. E ainda redeu a seu compositor dois Grammys: de Melhor Canção Rhythm & Blues e Melhor Performance Vocal Masculina de Rhythm & Blues.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil


O guitarrista que foi chamado para tocar com Bob Marley e Stevie Wonder no mesmo dia


