Jeff Beck negou que o guitarrista do Spinal Tap fosse inspirado nele
Por André Garcia
Postado em 15 de janeiro de 2023
O Spinal Tap surgiu em um filme, um pseudo documentário de meados da década de 80, fazendo uma paródia das bandas de hard rock da época. O sucesso foi tamanho que a banda acabou transcendendo a telona a existindo no mundo real (algo parecido com o Massacration aqui no Brasil), já que os atores tocaram e gravaram os instrumentos de verdade.
Por conta do cabelo, Jeff Beck sempre foi apontado como a inspiração do personagem Nigel Tufnel — não por acaso o guitarrista solo. No entanto, conforme publicado pela Clash Music, em entrevista à Undercover Beck disse:
"Acho que o cabelo [foi inspirado em mim], mas só isso. Eu soube que [o ator] Christopher Guest andava me observando, mas Nigel é baseado em diferentes figuras do glam rock. Ironicamente, eu era o menos glam rock. Eu amei cada minuto daquele filme! Soube dele por recomendação. Assisti no cinema em Westwood, e eu estava rindo tão alto que as pessoas me mandavam calar a boca. Aquilo era a coisa mais engraçada. mas eles [os outros espectadores] não conseguiam ver o lado cômico."
Em 2022, Guest deu uma entrevista para a Music Radar encarnando o personagem Nigel, onde ele falou sobre um presente que recebeu do guitar hero.
"Jeff Beck me deu uma de suas novas strats, e é uma bela guitarra, mas tem um braço enorme. Eu perguntei: 'Jeff, quem que vai conseguir tocar nisso? Três pessoas?' E ele respondeu 'Nige, você é uma mulherzinha?' Eu disse que não e ele arrematou 'Então dá seu jeito'. Ele tem dessa coisa de ser macho, sabe? Nem palheta ele usa! É claro que ninguém é capaz de tocar como ele, então ele fica pairando sobre as pessoas: '[faz uma voz assustadora] Vocês não são capazes de tocar como eeeeu…'"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps