Advogada traça curioso paralelo entre "War Pigs" e ações de Jair Bolsonaro e Sérgio Moro
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de janeiro de 2023
O hit "War Pigs" surgiu no álbum "Paranoid" (1970), da banda inglesa Black Sabbath. Mas qual será o paralelo que é possível traçar entre esse clássico e o governo do Brasil?
Black Sabbath - Mais Novidades
No livro "Heavy Metal e Criminologia", da editora Thoth, a advogada Monique Pena Kelles escreveu um capítulo comparando "War Pigs" com medidas adotadas por Jair Bolsonaro e Sérgio Moro.
"Entendendo criminologia como campo da ciência do Direito Penal, é possível traçar um paralelo com a história do heavy metal em si, e em especial, com a música central do texto, ‘War Pigs’. A música foi fruto de apresentações d banda em bases militares norte-americanas, onde o grupo pôde conhecer histórias de homens que participaram da guerra do Vietnã, e assim, foi desenvolvida a letra.
Não se pode deixar de mencionar que outros artistas também foram influenciados pelas consequências da Guerra e se expressaram artisticamente nesse sentido. No Brasil, tem-se adotado mais e mais políticas criminais com marcas de austeridade elevada, a título de exemplo podemos citar políticas pró violências adotadas pelo último governo eleito (2019), com a implementação do intitulado ‘pacote anticrime’ elaborado em conjunto entre o presidente Jair Bolsonaro e seu Ministro da Justiça, Sérgio Moro, que representam a onda punitivista no país. Se trata de compilado de medidas que instrumentalizam o direito penal para atingir popularidade, alterando o código penal e trazendo regime inicial fechado para delitos de corrupção ativa ou passiva, por exemplo.
É exatamente esse o cenário que os EUA enfrentaram durante a Guerra do Vietnã, e também, é o cenário político do Brasil atual. A ideia é a manutenção de uma certa ordem social, por que então, o direito penal é o primeiro a ser acionado? A mensagem que ‘War Pigs’ passa é aquela de que a adoção de uma política que incentiva a guerra gera destruição", disse.
Saiba mais sobre o livro aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps