5 bandas com impressionantes armas secretas
Por Rodrigo Clark
Postado em 05 de fevereiro de 2023
Você já teve a sensação de que uns músicos são de outro planeta? Algumas bandas contam com uma peça chave, uma carta na manga, ou seja, um músico extraordinário que faz toda a diferença na banda. São o que chamamos de "armas secretas". Em vídeo recente, o canal "Só me resta o Rock’n’Roll", no YouTube, listou cinco bandas que se destacam com esse ardil.
Enquanto algumas bandas são bem equilibradas em relação aos seus instrumentistas, como o DEEP PURPLE, o IRON MAIDEN e o MR. BIG, por exemplo, outras bandas têm uma pessoa em função de destaque que invariavelmente rouba a cena no estúdio ou no palco. É o caso, por exemplo, do RANCID, banda de punk rock que seria apenas mais uma, se não fosse a presença do baixista Matt Freeman. Enquanto os colegas de banda fazem o feijão com arroz esperado no gênero musical, Freeman destrói nas linhas de baixo em várias músicas, desmistificando a ideia de que baixista de punk rock toca mal. Confira a música "Maxwell’s Murder" se continua incrédulo.
Outro exemplo de monstro do contrabaixo, claro, é o Flea, do RED HOT CHILI PEPPERS. Mas é claro que Chad Smith e John Frusciante também são instrumentistas muito competentes. O caso é que Flea chega a ser absurdamente bom e, por mais que seus colegas de banda sejam grandes músicos, ninguém chega perto de se comparar ao Flea. É o mesmo caso do VAN HALEN, em que o guitarrista Eddie Van Halen sempre foi a figura mais marcante e um ícone da guitarra, embora o baterista Alex e o segundo cantor, Sammy Hagar, também sejam competentes. São bons, mas o Eddie era um alienígena!
Voltando ao punk rock, o mais comum é que o posto de destaque seja do baterista. No BLINK-182, há uma distância abissal (em termos técnicos) entre o baterista Travis Barker e os outros dois membros, Mark Hoppus e Tom DeLonge. Essa distância já não é tão sensível no GREEN DAY, por exemplo, apesar de o baterista Tré Cool ser nitidamente o mais impressionante. O mesmo pode ser dito do NIRVANA, já que a diferença sonora entre os álbuns "Bleach" e "Nevermind" demonstram que Kurt Cobain fez muito bem em substituir o insosso Chad Channing pelo vigoroso Dave Grohl.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps