Sammy Hagar sobre material inédito do Van Halen: "Eddie tinha uma tonelada"
Por André Garcia
Postado em 03 de fevereiro de 2023
Uma das características mais marcantes do lendário guitarrista Eddie Van Halen era seu fluxo criativo. Prolífico, ele atravessou incontáveis madrugadas tocando sozinho em seu estúdio com o gravador ligado, atento à sua próxima ideia genial.
Portanto, as faixas que compõem os 12 álbuns de estúdio do Van Halen são apenas a ponta do iceberg dos registros deixados pela banda como legado. Conforme publicado pela Guitar World, em entrevista para a The San Diego Union-Tribune Sammy Hagar, segundo vocalista da banda, demonstrou pouco entusiasmo com um possível lançamento de material inédito do Van Halen.
"Fico com um pé atrás sobre isso, porque o legado do Van Halen é tão grande… Antes mesmo de minha entrada, o legado já era pura grandiosidade: a guitarra de Eddie, o som da banda, as músicas… Qualquer coisa que tenha ficado de fora foi porque não era boa o bastante para entrar em um daqueles discos. Não importa o que dizem — liberar material não lançado não serve para nada além de fazer uma grana. Mas eu sei que Eddie tinha uma tonelada de coisas que ele gravava em fitas cassette, porque era como ele compunha. Então, talvez [aquelas gravações sejam lançadas um dia]. Quem sabe o que poderiam fazer [com elas]?"
As tais fitas certamente estão em um cofre pertencente a Wolfgang Van Halen — o herdeiro de Eddie.
Na mesma entrevista, o Red Rocker fez uma curiosa metáfora para justificar o fato dele não tocar Fender Stratocaster (modelo de guitarra eternizado por gigantes como Jimi Hendrix, Eric Clapton e Ritchie Blackmore).
"Sabe, sou um cara de Gibson Les Paul, não consigo tocar uma Fender. Para mim, tocar uma Strat é como tentar encarar um lutador profissional! Eu fui criado com guitarras Gibson, minhas mãos encaixam quando toco com uma. Eu até tenho Strats, só não toco com elas", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps