Billie Joe descobriu com hit do Green Day que sofria da síndrome do pânico
Por André Garcia
Postado em 11 de abril de 2023
O vocalista do Green Day, Billie Joe Armstrong, descobriu que sofria da síndrome do pânico apenas após descrever seus sentimentos no hit "Basket Case".
Conforme publicado pela Far Out Magazine, certa vez Billie declarou que a letra de "'Basket Case' é sobre ataques de pânico: a sensação de estar prestes a enlouquecer. Em alguns momentos, provavelmente eu estava mesmo. Eu sofri de síndromes de pânico a vida inteira, pensava que estava enlouquecendo. A única maneira de eu entender o que estava acontecendo era escrevendo uma música sobre isso. Só anos depois é que eu descobri que tinha um síndrome de pânico."
Como bem disse Pablo Picasso, "a arte é uma mentira que nos permite perceber a verdade". Mais que isso, ela é o escudo espelhado com o qual Perseu conseguiu ver a Medusa sem virar pedra — para então lhe cortar a cabeça. É possível que a motivação que mais move os artistas seja o desejo de compreender a si mesmo e seus sentimentos.
À VH1, Billie Joe disse que "chegou a um ponto em que eu nem mesmo precisava cantar: a plateia cantava sozinha." Já à Rolling Stone, ele contou que "a música agora é sobre outras pessoas. Quando olho para as pessoas enquanto tocamos essa música, elas estão tendo o próprio momento delas. Nesse momento, eu sou o público."
"Basket Case" foi lançado como o terceiro single do terceiro álbum do Green Day, "Dookie" (1994). Um tremendo e imediato sucesso comercial, chegou ao topo das paradas de rock alternativo da Billboard por cinco semanas consecutivas; já no Reino Unido chegou a #4. Com a música, o trio faturou o prêmio de Melhor Canção de Rock no MTV Video Music Awards de 1995, e ainda foi indicado ao Grammy de Melhor Performance de Hard Rock em 1996.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps