A bizarra onda de delitos que os Beastie Boys provocaram na Inglaterra nos anos 80
Por André Garcia
Postado em 05 de abril de 2023
O emblema de um carro geralmente fica em sua parte frontal, com o símbolo da montadora — no caso da Wolkswagen, as letras WV em um círculo. Mas você sabia que na Inglaterra, nos idos dos anos 80, virou moda roubar isso? E sabia que os culpados foram os Beastie Boys?
Beastie Boys - Mais Novidades
Em 1986, os Beastie Boys emplacaram seu primeiro hit "Fight for Your Right". No clipe da música, amplamente veiculado pela MTV, Mike D aparece usando um emblema da Wolkswagen em uma corrente no pescoço. Do outro lado do Oceano Atlântico, o adereço acabou virando febre entre a garotada, que saía às ruas roubando os emblemas dos carros.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, a BBC compartilhou uma matéria que foi ao ar no dia 26 de junho de 1987 falando sobre o caso.
"Quando o grupo chegou na Inglaterra", disse uma repórter, "para sua recente turnê, um dos membros foi visto ostentando um estranho adereço: um emblema geralmente encontrado na parte frontal de carros da Wolkswagen. Eles agora se tornaram itens muito mais cobiçados, e um número cada vez maior de donos de Wolkswagen estão tendo a surpresa de ver que seu emblema desapareceu."
Outra repórter, numa oficina, observou que "os donos [da oficina] perceberam o sumiço do emblema nos veículos em manutenção". A câmera mostrava um Mercedes que havia tido o emblema arrancado no dia anterior. Ou seja, o que começou focado na Volkswagen não demorou para se estender às outras marcas.
"Fãs pelo visto estão recorrendo a esse condenável método", disse outra repórter, numa concessionário, "tanto que em muitas lojas, os distintivos estão esgotados no estoque. No mês passado, a venda dos emblemas disparou 130%: 6.500 deles foram vendidos, em sua maioria, para jovens ostentarem no pescoço. Elas estão à venda por 4 libras — se quiser algo mais sofisticado, um emblema da BMW está custando cerca de 15 libras."
"Meu filho usa um emblema", disse um homem questionado nas ruas, "para mim, isso é como [um hippie] usar flores no cabelo a 20 anos atrás. É um símbolo, é uma forma de identidade, e dá à garotada o sentimento de pertencer a algo."
De forma semelhante, o emblema de carros da Volkswagen se tornou muito popular no Brasil nos anos 90, por causa dos Mamonas Assassinas — WV, de ponta cabeça, parecia formar as iniciais da banda. Mas por aqui a coisa não escalou para uma onda de delitos para obtê-lo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Richie Faulkner recusou 16 tentativas de contato do Judas Priest
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"

Os cinco melhores discos de pop/rock dos anos 90, segundo lista da ShowBizz publicada em 1999


