A bizarra onda de delitos que os Beastie Boys provocaram na Inglaterra nos anos 80
Por André Garcia
Postado em 05 de abril de 2023
O emblema de um carro geralmente fica em sua parte frontal, com o símbolo da montadora — no caso da Wolkswagen, as letras WV em um círculo. Mas você sabia que na Inglaterra, nos idos dos anos 80, virou moda roubar isso? E sabia que os culpados foram os Beastie Boys?
Beastie Boys - Mais Novidades
Em 1986, os Beastie Boys emplacaram seu primeiro hit "Fight for Your Right". No clipe da música, amplamente veiculado pela MTV, Mike D aparece usando um emblema da Wolkswagen em uma corrente no pescoço. Do outro lado do Oceano Atlântico, o adereço acabou virando febre entre a garotada, que saía às ruas roubando os emblemas dos carros.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, a BBC compartilhou uma matéria que foi ao ar no dia 26 de junho de 1987 falando sobre o caso.
"Quando o grupo chegou na Inglaterra", disse uma repórter, "para sua recente turnê, um dos membros foi visto ostentando um estranho adereço: um emblema geralmente encontrado na parte frontal de carros da Wolkswagen. Eles agora se tornaram itens muito mais cobiçados, e um número cada vez maior de donos de Wolkswagen estão tendo a surpresa de ver que seu emblema desapareceu."
Outra repórter, numa oficina, observou que "os donos [da oficina] perceberam o sumiço do emblema nos veículos em manutenção". A câmera mostrava um Mercedes que havia tido o emblema arrancado no dia anterior. Ou seja, o que começou focado na Volkswagen não demorou para se estender às outras marcas.
"Fãs pelo visto estão recorrendo a esse condenável método", disse outra repórter, numa concessionário, "tanto que em muitas lojas, os distintivos estão esgotados no estoque. No mês passado, a venda dos emblemas disparou 130%: 6.500 deles foram vendidos, em sua maioria, para jovens ostentarem no pescoço. Elas estão à venda por 4 libras — se quiser algo mais sofisticado, um emblema da BMW está custando cerca de 15 libras."
"Meu filho usa um emblema", disse um homem questionado nas ruas, "para mim, isso é como [um hippie] usar flores no cabelo a 20 anos atrás. É um símbolo, é uma forma de identidade, e dá à garotada o sentimento de pertencer a algo."
De forma semelhante, o emblema de carros da Volkswagen se tornou muito popular no Brasil nos anos 90, por causa dos Mamonas Assassinas — WV, de ponta cabeça, parecia formar as iniciais da banda. Mas por aqui a coisa não escalou para uma onda de delitos para obtê-lo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?

Kerry King conta como foi parar em música da banda punk Sum 41
A bizarra onda de delitos que os Beastie Boys provocaram na Inglaterra nos anos 80


