Robert Trujillo e o abundante arsenal de riffs que o Metallica mantém em estoque
Por Bruce William
Postado em 30 de maio de 2023
Durante conversa com a Guitar World, o baixista do Metallica, Rob Trujillo, refletiu sobre as práticas de composição da banda, especialmente sobre como eles criam e compilam suas ideias de riffs.
Metallica - Mais Novidades
Ao ser perguntado sobre como ele sabe quais riffs os outros membros da banda vão gostar (o que provavelmente era uma pergunta difícil de responder), ele respondeu: "Uma das coisas maravilhosas de estar no Metallica é que não há escassez de ótimas ideias. Nossa bênção também é uma maldição. Temos mais riffs do que sabemos o que fazer. A cada punhado de riffs que obtemos do Kirk, há outros 500 que não ouvimos. Eu posso ter 10 ideias extras para cada uma que eu apresento, coisas que nem são ouvidas. Então, tenho esse arsenal de linhas de baixo e riffs que guardo".
Ele explica que, na verdade, eles tem abundância de material para trabalhar: "E não é que ninguém queira ouvi-los - simplesmente já tínhamos o suficiente. Chega um ponto em que você não precisa de mais nenhum. Todas essas músicas têm muitas ideias legais nelas. 'Suicide & Redemption' do 'Death Magnetic', por exemplo, foi uma linha de baixo que eu tinha há muito tempo e sempre tive o nome do Metallica escrito naquilo".
Quando perguntado se tudo "é uma questão de acumular ideias ao longo de um longo período de tempo", ele disse: "Sim. Lembro-me de tocar aquela com alguns amigos. Em um momento, era o Brooks Wackerman, que toca no Avenged Sevenfold; nós nos encontramos de vez em quando e, ocasionalmente, gravamos algo, e ele disse: 'Oh, espera, que riff é esse? Parece muito legal!' E eu disse: 'Ah, não, isso é para o Metallica!' Eu já sabia que tinha o nome do Metallica nele. O mesmo acontece com aquela passagem pesada, quatro minutos depois em 'You Must Burn!' - eu já a tinha mapeada".
Prossegue Robert: "Eu vinha trabalhando nisso e desenvolvendo porque eu imaginava algo que o Metallica abraçaria. Coisas assim simplesmente acontecem. Você se depara com uma parte ou riff e simplesmente sabe que soará grandioso quando ouvir a banda tocando, com as batidas poderosas do Lars e as guitarras maciças do James. É uma coisa linda estar em uma banda assim, além dos meus sonhos mais loucos, reunindo todos esses riffs para serem tocados por músicos tão incríveis, cada um com sua assinatura própria. Isso é algo especial para mim", diz o baixista. "Mas o assustador da coisa é que sempre há outros 10 riffs que não chegaram à mesa de trabalho, e estão lá, aguardando".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Luis Mariutti anuncia seu próprio podcast e Rafael Bittencourt é o primeiro convidado
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Dave Mustaine afirma que Marty Friedman é incrivelmente talentoso, mas muito misterioso
Por que "Mob Rules" é melhor do que "Heaven and Hell", segundo Jessica Falchi
A banda de metal que revelou que está quebrada mesmo após tocar dois meses em arenas


A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Dave Mustaine diz que foi divertido regravar "Ride the Lightning", do Metallica
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
Os títulos de músicas do Metallica que aparecem em "The Last Note", do Megadeth
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Os melhores álbuns de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
Mustaine aponta as diferenças entre sua releitura de "Ride the Lightning" e a versão original
As seis músicas do Metallica que Dave Mustaine ajudou a escrever
Lista: os piores álbuns de 10 bandas brilhantes


