O fabuloso álbum de rock nacional dos anos 80 incompreendido na época que virou um clássico
Por Bruce William
Postado em 26 de maio de 2023
Durante entrevista a Igor Miranda o cantor Nasi, vocalista do Ira!, deixou claro que não gosta da coisa de viver do passado, comentando a única turnê com caráter comemorativo feita pela banda, que foi na comemoração dos 30 anos de lançamento do "Psicoacústica", lançado em 1988.
Ira! - Mais Novidades
"Psicoacústica" é o terceiro álbum de estúdio da banda, lançado em 1988. Ele figura na lista dos 100 maiores discos da música brasileira da Rolling Stone Brasil, ocupando a 81ª posição. Amplamente reconhecido em listas que destacam os melhores álbuns da história do rock brasileiro, "Psicoacústica" foi considerado ousado e visionário para sua época, apresentando faixas com estilos muito pouco convencionais para o mainstream. A abordagem hermética do álbum conferiu-lhe uma aura anticomercial, resultando em vendas de apenas 50 mil cópias.
"Foi eleito um dos cem discos mais importantes da história da música brasileira pela Rolling Stone. Então, isso teve um peso para a gente. E foi um disco que todo mundo menosprezou na época; boa parte do público não entendeu, a crítica falou que estávamos sendo pretensiosos com esse negócio de (incluir) maracatu, pandeiro etc. E não vendeu bem. Vendeu menos da metade do anterior ('Vivendo e Não Aprendendo', de 1986). Precisou o tempo passar para a gente colher os frutos. Hoje, é um disco cultuado, e isso para um artista é muito legal".
A entrevista completa de Nasi ao Igor Miranda pode ser lida aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
"Quem vai me matar?": Dave Mustaine lembra briga junto com James Hetfield em boate
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
Tarja Turunen fará show natalino em São Paulo no dia 5 de dezembro
A pior música do pior disco de Ozzy Osbourne, segundo o Heavy Consequence
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
As melhores músicas do último disco do Megadeth, segundo Gastão Moreira
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"


A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
A opinião de Humberto Gessinger sobre Nasi se posicionar politicamente em show


