O fabuloso álbum de rock nacional dos anos 80 incompreendido na época que virou um clássico
Por Bruce William
Postado em 26 de maio de 2023
Durante entrevista a Igor Miranda o cantor Nasi, vocalista do Ira!, deixou claro que não gosta da coisa de viver do passado, comentando a única turnê com caráter comemorativo feita pela banda, que foi na comemoração dos 30 anos de lançamento do "Psicoacústica", lançado em 1988.
Ira! - Mais Novidades
"Psicoacústica" é o terceiro álbum de estúdio da banda, lançado em 1988. Ele figura na lista dos 100 maiores discos da música brasileira da Rolling Stone Brasil, ocupando a 81ª posição. Amplamente reconhecido em listas que destacam os melhores álbuns da história do rock brasileiro, "Psicoacústica" foi considerado ousado e visionário para sua época, apresentando faixas com estilos muito pouco convencionais para o mainstream. A abordagem hermética do álbum conferiu-lhe uma aura anticomercial, resultando em vendas de apenas 50 mil cópias.
"Foi eleito um dos cem discos mais importantes da história da música brasileira pela Rolling Stone. Então, isso teve um peso para a gente. E foi um disco que todo mundo menosprezou na época; boa parte do público não entendeu, a crítica falou que estávamos sendo pretensiosos com esse negócio de (incluir) maracatu, pandeiro etc. E não vendeu bem. Vendeu menos da metade do anterior ('Vivendo e Não Aprendendo', de 1986). Precisou o tempo passar para a gente colher os frutos. Hoje, é um disco cultuado, e isso para um artista é muito legal".
A entrevista completa de Nasi ao Igor Miranda pode ser lida aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Os 11 rockstars com a melhor reputação de todos os tempos, segundo a Loudwire
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?
O riff que melhor define Tony Iommi, e quem mostrou o caminho foi ninguém menos que Ozzy Osbourne
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
Os dois álbuns do Metallica que Andreas Kisser não curte: "Ouvi apenas uma vez na vida"
Por que Leoni ficou de fora da reunião do Kid Abelha com Paula Toller? Lembre as brigas
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
A sincera opinião de James Hetfield sobre "Master of Puppets", clássico do Metallica
O músico que tocou com Ozzy e o Sabbath sem precisar de drogas nem álcool para ser doidão
Rage anuncia cancelamento de turnê pela América do Sul
As duas bandas de Slash que ele sabia que não iam durar: "Eu não era muito estável"
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar

A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra


