O problema do rock nacional nos dias de hoje, na visão de baterista do Barão Vermelho
Por Bruce William
Postado em 15 de maio de 2023
Em 2020 o jornalista Fernando Guifer bateu um papo com Guto Goffi, baterista e fundador do Barão Vermelho. Na conversa, que pode ser vista na íntegra no vídeo abaixo, Guto falou sobre diversos assuntos, incluindo o mercado da música, seu trabalho solo, participação em projeto social, a transição da música analógica para a tecnológica, dentre outros temas.
Barao Vermelho - Mais Novidades
Por volta dos 24 minutos, Fernando pergunta para Guto: "Você vivenciou uma geração do rock que era antagonista, questionador, contestador. Vou falar do rock brasileiro em específico, que pelo menos no mainstream é o que a gente tem tido menos visibilidade hoje. Você acha que o rock está muito bunda-mole, o rock nacional, perto do que ele foi na geração de vocês?"
O baterista respondeu: "Eu acho que o rock se acostumou a uma fórmula que, na minha visão, já é ultrapassada um pouco. Aquela coisa da canção toda certinha, com a intro, o A, o B, a ponte, o refrão, volta a intro de novo", diz Guto. "Eu não consigo nunca planejar isso pras minhas músicas, o formato assim parece coisa de montar" explica enquanto gesticula como alguém montando algo manualmente.
"É bacana, mas não estou a fim disto, não estou a fim de montar Lego, não estou a fim de trabalhar com música como se fosse Lego", se referindo ao popular brinquedo de construção em pequenas peças de plástico que se encaixam e permite uma infinidade absurda de combinações. Porém Guto deixa claro que tudo é uma questão de bom senso: "Mas também não quero fazer uma música experimental a ponto das pessoas falarem 'esse cara é um chato!'", explicando que o artista, no fundo, quer ser entendido, que as pessoas se conectem e compreendam aquilo que ele quer passar.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Slash e banda moraram juntos para escrever músicas do novo álbum
Ian Hill, ex-Judas Priest, diz que vida na estrada custou dois casamentos
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
Sharon Osbourne explica ausência do Megadeth em "Back to the Beginning"
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
O disco do Dream Theater em que o primeiro verso é cantado por Mike Portnoy
Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
A opinião nada lisonjeira de Ronnie James Dio sobre o Blackmore's Night
As 10 melhores músicas do Metallica nos anos 1990, segundo a Metal Hammer
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
O dia em que Ozzy Osbourne quis montar um bar de Guinness na casa de Tony Iommi



Marcelo D2: "Via Ratos de Porão e Cólera mais como alternativa que Titãs e Barão"
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
O dia que Faustão alfinetou Barão Vermelho e Cazuza no programa Perdidos na Noite
Os 10 maiores discos de estreia do rock nacional de todos os tempos


