Joe Satriani conta como gravou "Surfing with the Alien" com baixíssimo orçamento
Por André Garcia
Postado em 02 de abril de 2022
Se você é um músico em começo de carreira e está desanimando diante das dificuldades dessa vida… saiba que todo mundo já passou por essa fase - até mesmo Joe Satriani!
O professor de Steve Vai já se estabeleceu há décadas entre os maiores guitarristas do mundo, mas, no começo da carreira, teve que dar nó em pingo d'água! Conforme publicado pelo site ultimate-guitar.com, Satriani falou sobre as dificuldades que ele teve para gravar o clássico "Surfing with the Alien" (1987) com um baixíssimo orçamento:
"Foi muito complicado porque o orçamento era tão minúsculo… Eu tive que gravar tanta coisa em algumas poucas horas. Eu tive que destrinchar aquilo tudo, o dinheiro acabou e eu tive que começar a barganhar!"
Eu estava tocando como músico de estúdio para o Blue Öyster Cult, e em vez de receber em dinheiro, eu recebia em tempo de estúdio. Então eu trabalhava com eles de, tipo, meia-noite até quatro da manhã, e depois voltava meio-dia. Eu trabalhava de meio-dia até quatro da tarde no meu disco. Aí eu jantava e ia trabalhar com eles de novo [risos]!"
"Eu diria que cerca de um terço do orçamento do disco foi assim, trocando meu trabalho por tempo no estúdio para um monte de artistas no Hyde Street [Studios], em San Francisco. Aquilo me deixava com os nervos à flor da pele, eu acho [risos]. Acredito que nós sempre fomos ingênuos em relação à vida. Eu era ainda mais ingênuo naquela época, com uns 20 anos e sem lá muita experiência como artista solo."
"Quando gravei 'Surfing with the Alien'', eu ainda nem tinha feito uma turnê como artista solo. E nunca tinha liderado uma banda totalmente instrumental, nem sabia o que estava fazendo. Eu estava convencido de estar gravando aquele que seria o último álbum que me permitiriam gravar, para falar a verdade [risos]."
"Então, com John Cuniberti, meu co-produtor, engenheiro de som, de certa forma aquilo nos permitiu fazer as coisas de forma diferente. Como a gente acreditava que aquela seria a última vez que alguém nos daria dinheiro para gravar um disco, nós aproveitamos para fazer o que a gente bem entendia! [risos]"
"Aquilo foi nossa última chance para convencer as pessoas de que a música poderia soar diferente, que um trabalho instrumental de guitarra poderia ser diferente, que aquilo podia servir para mais do que mero exibicionismo técnico ou seguir tendências. De certa forma, é até bom voltar a pensar daquele jeito, você ganha uma perspectiva para o que quer que esteja fazendo agora."
Com o álbum "Surfing with the Alien" Joe Satriani recebeu disco de platina nos Estados Unidos e foi indicado ao Grammy de Melhor Álbum Instrumental de Rock em 1989. Ele concorreu também na categoria Melhor Performance de Rock Instrumental com a faixa "Always With Me, Always With You".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps